Porque o melhor de Portugal é encontrado além de Lisboa
Nos últimos anos, Portugal tornou-se um dos principais destinos de viagem, pessoas de todo o mundo se apaixonam por sua arquitetura, gastronomia, clima e litoral. Ainda assim, muitos visitantes não se aventuram mais longe do que Lisboa, Porto e o litoral do Algarve - uma vergonha, pois há muito mais para ver além dessas três zonas populares. Aqui estão as escolhas da Culture Trip para 11 cidades, vilas e regiões que ajudarão a tornar a sua experiência portuguesa inesquecível.
Óbidos
Talvez a próxima cidade mais romântica de Portugal seja Óbidos, um aglomerado de edifícios de cores vivas e cobertos de flores dentro das muralhas do castelo. Até mesmo a história da cidade é romântica, como era o presente tradicional que cada rei apresentaria sua rainha no dia do casamento. Além de apreciar as belas lojas de recordações e caminhar pelas muralhas medievais do castelo, os visitantes podem apreciar a Ginja de Óbidos local, um licor com sabor de cereja que é normalmente servido em pequenas chávenas de chocolate.
Évora
A capital do Alentejo é um excelente ponto de partida para descobrir esta parte rural e remota do país que é frequentemente ignorada pelos turistas. Simplesmente caminhar pelo centro histórico, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, oferecerá um vislumbre dos vários períodos que influenciaram o passado da área, com a arquitetura sendo um importante ponto focal.
Aveiro
O centro do país está repleto de inúmeras cidades encantadoras, mas existe apenas uma "Veneza de Portugal". Com certeza, Aveiro é intercalada por um conjunto de canais que são preenchidos com barcos coloridos de gôndola chamados moliceiros . Enquanto estiver lá, não deixe de experimentar alguns ovos moles , um doce feito com gemas de ovos, e não deixe de passear pela Costa Nova, onde casas de pescadores listradas de arco-íris iluminam as ruas.
Viana do Castelo
O norte do Porto, na “costa verde” do país, é Viana do Castelo, outra bela cidade cheia de arquitetura de cair o queixo e ladeada por belas praias. Entre os edifícios imperdíveis de estilo manuelino, renascentista e barroco, encontra-se a Igreja de Santa Luzia, situada no topo de uma montanha e com vistas panorâmicas da cidade e arredores. Viana do Castelo é também onde se encontram algumas das mais belas jóias de filigrana de ouro do país e fica a uma curta distância do Parque Nacional da Peneda-Gerês, um dos melhores parques naturais do país.
Braga
Finalmente, Braga é uma das cidades mais antigas do país, mas também com espírito jovem, principalmente devido às faculdades locais. De facto, foi nomeada Capital Europeia da Juventude em 2012. É também um dos centros religiosos do país e entre os marcos populares encontra-se o santuário do Bom Jesus do Monte. Localizada na bonita região do Minho, está rodeada de paisagens verdes e é a terceira maior cidade de Portugal depois de Lisboa e Porto.
Açores
Este paraíso verdejante e montanhoso no meio do Oceano Atlântico seria uma pena perder quando visitar Portugal, especialmente porque um voo de Lisboa é a maneira mais fácil de o alcançar. O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas, que vão desde a maior (São Miguel) até à mais pequena (Corvo). É o lar de paisagens naturais inacreditáveis, incluindo piscinas geotérmicas naturais, o pico mais alto do país, muitas cachoeiras e algumas das mais belas praias de Portugal. É também um local fantástico para comer deliciosos frutos do mar, abacaxis cultivados localmente e pratos fantásticos à base de carne.
Madeira
O outro grupo de ilhas pertencentes a Portugal é muito menor, mas tão belo quanto os Açores. A Madeira é a ilha principal com uma cultura única, incluindo receitas de marisco distintas, vinho da Madeira produzido localmente e muitas oportunidades para caminhadas. Embora as praias sejam difíceis de encontrar na Madeira, a costa rochosa proporciona um cenário deslumbrante para fotografias e a vizinha ilha do Porto Santo possui uma bela costa arenosa. Visite a casa onde Cristóvão Colombo viveu ou passeie pelo Funchal em um passeio de tobogã dirigido por moradores tradicionalmente vestidos.
Castelo Branco
Perto de Monsanto é outra cidade imperdível chamada Castelo Branco, que significa "castelo branco". Pouco se sabe sobre a história local antes do século XVIII, mas Castelo Branco é uma festa para os olhos, decorada com jardins elaborados e museus interessantes.
Algarve interior
A maioria das pessoas vai para o Algarve para as praias, e é difícil culpá-las, mas há muito mais para ver no interior. Das aldeias tradicionais à arquitectura deslumbrante, o Algarve está repleto de cultura e história únicas. Entre os muitos pontos a visitar, Silves, onde o castelo vermelho e a igreja roubam o espectáculo, e Loulé, onde os visitantes encontrarão um dos melhores mercados ao ar livre da região .
Monsanto
Como pode sair de Portugal sem antes visitar a cidade mais portuguesa do país? Apesar desse superlativo, a Monsanto não representa realmente o resto do país, mas ainda vale a pena vê-lo. Construído em baixo e em cima de enormes pedras, esta área antiga permaneceu inalterada ao longo dos séculos e é certamente uma das aldeias mais notáveis da Península Ibérica.