A Torre de CentocelasA Torre de Centum Cellas, situada em Colmeal da Torre, é talvez o monumento mais enigmático do Concelho, cuja funcionalidade tem dado lugar a diversas interpretações, ao longo dos anos, por diversos investigadores; templo, prisão, praetorium de um acampamento romano, mansio ou mutatio (albergaria para descanso dos viajantes), villa romana. De acordo com os estudos feitos após as escavações efetuadas na década de 90, seria uma vila romana do Século I d.C., propriedade de Lucius Caecilius e dos seus descendentes que se dedicariam à exploração agrícola e de estanho que abundava nesta Região.
A Torre compunha-se de dois andares. No local, são visíveis vestígios de outras estruturas.
Construção romana, de granito, cuja função até há cerca de uma década permanecia incógnita; eram diversas as hipóteses então formuladas: vigia, torre central de um acampamento militar, prisão, templo, estalagem.
Atualmente sabe-se que se trata de um conjunto relativo a uma antiga villa romana, em cujas escavações foram dadas a conhecer estruturas de antigas construções e um número muito significativo de peças. Os elementos construtivos organizavam-se em redor da torre que constituiria o edifício central da villa.