A natureza é a grande proprietária deste destino, por isso não é difícil encontrar paisagens que parecem algo saído de um filme de ficção científica, de uma beleza selvagem e abrupta. Existem 5 lugares que estamos morrendo de vontade de ver com os nossos olhos:
- Sete Cidades (ilha de San Miguel): um dos locais mais impressionantes dos Açores. Aqui estão dois lagos, um verde e um azul, que ocupam uma cratera vulcânica com cerca de 12 km de diâmetro. Para aproveitá-los ao máximo, recomenda-se visitar um de seus mirantes (o Cerrado das Freiras, a Vista do Rei e a Gruta do Infierno).
- Monte Pico (Ilha do Pico ): nada mais e nada menos que a montanha mais alta de Portugal com os seus 2.531 metros. Do seu topo você pode ver as ilhas Graciosa, San Jorge, Faial e Terceira. Claro, para atingir o seu pico antes de ter que fazer um trekking íngreme (a diferença é de 1.200 m aproximadamente) de cerca de 3 horas.
- Serra do Cume (Terceira Island): a partir de seu ponto de vista você pode contemplar uma das paisagens mais memoráveis dos Açores, o "cobertor de Retalhos", um conjunto de campos de cima parece uma vasta manta de retalhos.
- Cascata do Poço do Bacalhau (Ilha das Flores): tomar banho em uma cachoeira é uma das experiências que você tem que viver pelo menos uma vez na vida e este, com um salto de 90 metros, parece ser bom!
- Lagoa do Caldeirão (Corvo Island) é um lago espetacular na cratera do vulcão responsáveis para o nascimento da ilha do Corvo. A melhor coisa a saber é fazer o trekking de cerca de 5 km que o rodeia (levará aproximadamente 2.30-3h aprox.)
Os Açores foram reconhecidos como um dos Destinos da Europa com paisagens mais bonitas, pela European Best Destination, Associação que promove os melhores Destinos na Europa em várias categorias.
A paisagem das ilhas dos Açores apresenta um vasto conjunto de formas, rochas e estruturas ímpares, que derivam, entre outros factores, da natureza dos magmas, do tipo de erupção que os originou, da sua dinâmica e da posterior actuação dos agentes externos da hidrosfera, atmosfera e biosfera. A geodiversidade, juntamente com outros factores determinantes, como a sua dimensão, dispersão, distanciamento aos continentes europeu e americano e clima, são responsáveis por condições ecológicas distintivas, que traduzem, de forma singular, a estreita relação entre a geodiversidade e a biodiversidade do arquipélago que fazem desta terra um local tão especial e inesquecível a visitar.
paraíso muitas surpresas ... Não por acaso é um dos destinos recomendados para 2018