Paróquia existente, em 1321, primeiramente, dependente da Ordem do Hospital, de seguida, Priorado da Ordem de Malta, é uma construção, na sua estrutura gótica, que as remodelações, a partir do século XVI, modificaram, em parte, levantada, tal como a Igreja de São Tiago, nos lugares altos da Vila.
O portal principal, de granito, voltado a nascente, reestruturado no século XVI, apresenta um frontão interrompido, encimado por uma janela rectangular, ladeado por uma torre, quadrangular, com dois olhais. O acesso à torre é feito através de escada, em caracol, de granito, do século XVI.
Interiormente, mantém o espaço com três naves, separadas por arcadas de pilares a sustentar três arcos redondos, em alvenaria.
A capela-mor mantém a estrutura primitiva (absidal), com fresta ao meio, abóbada de nervuras sustentadas por colunas com capitéis de decoração vegetalista espalmada. O tecto da igreja é de madeira, tipo “masseira”.
No corpo da igreja está implantada uma capela (século XVIII), altar de talha barroca, azulejada com painéis figurativos (paisagens), azul e branco, de boa feitura.