Provavelmente esta é a cidade mais romântica de Portugal


AVEIRO É ROMÂNTICA, NATURAL E CHEIA DE CHARME Experimente esta cidade litoral como se fosse a sobremesa no final de uma refeição. Porque doçura não lhe falta! Ela é romântica na ria, natural na paisagem e muito doce em qualquer recanto

Com as suas casas coloridas, magnífica arquitectura Art Nouveau, jardins verdejantes e canais repletos de barcos, a encantadora cidade costeira de Aveiro é um lugar fácil para se apaixonar. Faça um passeio num barco moliceiro , faça um piquenique sob as palmeiras da orla do Jardim do Rossio, ou simplesmente mergulhe num dos seus muitos cafés e partilhe um prato de ovos moles 









Renda-se, pois, aos encantos de Aveiro. Perca-se no cenário deslumbrante dos moliceiros cujas cores refletidas na ria dão à cidade uma vida e uma alma única. Encontre-se numa visita aos museus ou durante o passeio tradicional de moliceiro pela ria apenas para se perder, novamente, nas histórias contadas sobre a sua origem ou numa simples visita às praias.

A dois ou em família, comece por navegar nas águas da ria a bordo de um moliceiro. Estes barcos típicos, ornamentados por pinturas garridas, serviram outrora para a apanha do moliço, uma planta aquática utilizada como adubo na agricultura. Hoje, contam histórias da vida da cidade, encantando quem as ouve. Um bom embalo para uma visita romântica.

 



Aqui e ali avista bonitos edifícios e, nas pontes que atravessam a ria, encontra as estátuas representativas de profissões antigas.
A parceira do ramo e o fogueteiro especializados nos dias de festa, a salineira e o marnoto no apoio à produção do sal – uma das principais atividades da cidade desde a sua origem. Para conhecer todo o processo, visite o Ecomuseu. Vai gostar!

 



 

E se tiver curiosidade para saber mais sobre as gentes da Ria de Aveiro visite Ílhavo, apenas a 6 km da cidade de Aveiro. Conheça a Fábrica e Museu da Vista Alegre para saber mais sobre a produção da porcelana artística desta icónica marca portuguesa. Já no Museu Marítimo de Ílhavo testemunhe a forte ligação deste povo ao mar e à Ria de Aveiro. O Aquário dos Bacalhaus e o Navio-Santo André (situado junto ao Jardim Oudinot no Forte da Barra), integrados neste museu, merecem, igualmente, a sua visita.

 

Aveiro, uma cidade litorânea, que fica à beira de um grande canal, a Ria. Talvez por isso, ela é uma das várias cidades do mundo que ganhou título de “Veneza de Portugal”.


Nos canais que cortam as pequenas ruas do centro histórico de Aveiro circulam barcos coloridos, os chamados moliceiros. Vale perambular pelas ruas,visitar alguns museus se gostar e claro comer os ovos moles de Aveiro( confesso foi isso que nos trouxe até aqui)




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal