Em Campo Maior fica aldeia de Ouguela tem um castelo


Campo Maior Ouguela teve foral dado por D. Dinis a 5 de Janeiro de 1298, renovado por D. Manuel em 1 de Junho de 1512, retendo até à reforma administrativa de 1836 o estatuto de vila sede de concelho independente, altura em que foi integrada no vizinho concelho de Campo Maior. Entretanto, dado o seu declínio, cerca de um século depois, em 1941, foi anexada, como mero lugar, à freguesia de São João Batista.

O seu castelo foi uma das praças-fortes que defendia periodicamente o Alto Alentejo das invasões castelhanas.Foi mandado edificar à roda de 1300, e cercado durante a crise de 1383-85, a Guerra da Restauração (1642 e 1662, tendo desta feita sido ocupado), a Guerra da Sucessão Espanhola (1709) e a Guerra das Laranjas (1801, ano em que foi de novo ocupado)

Sobranceiro à antiga vila de Ouguela, hoje parte da freguesia de São João Baptista, no bonito concelho de Campo Maior, o Castelo de Ouguela tem origens remotas. 


Pensa-se que a estrutura terá origens num povoado proto-histórico, posteriormente ocupado por Romanos, Visigodos e Mouros. De facto, crê-se que Ouguela seria designada por “Budua” por alturas de domínio Romano do território e por “Niguela” por alturas da ocupação Visigótica. 

Guerra de Restauração e o Castelo de Ouguela

O Castelo de Ouguela foi protagonista da luta portuguesa durante o século XVII, quando houve a tentativa de invasão por parte do exército espanhol comandada por um traidor da causa lusitana, João Rodriguez de Oliveira. A defesa do castelo resistiu ao assalto obrigando a retirada dos espanhóis.

Já no século seguinte, o Castelo de Ouguela ganhou o reforço de suas defesas, incluindo a construção de um baluarte, um meio-baluarte e um revelim, contribuições que, junto com as linhas abaluartadas edificadas no século XVI, determinaram a resistência sob o comando do Cavaleiro Brás de Carvalho perante os novos ataques espanhóis de 1762.



A povoação terá passado para o domínio Português por alturas da assinatura do Tratado de Alcanices, em 1297, que estabeleceu as fronteiras Portuguesas. 

 Castelo de Ouguela está localizado no Alentejo, no distrito de Portalegre, em Portugal, na zona fronteiriça com a Espanha, fazendo parte da Primeira Linha defensiva desta região junto com as fortificações de Elvas, Campo Maior, Olivença 

Vestígios arqueológicos conservados estabelecem a ocupação desta zona pelos romanos, que construíram um castro designado como de Budunua e que logo foi reforçado com a invasão visigótica, transformando-o em Fortaleza de Niguela.

Posteriormente seria fortificada pelos muçulmanos até a retomada no ano de 1255, no período compreendido de Reconquista Cristã da Península Ibérica, com ajuda de tropas castelhanas e leonesas, sendo integrada ao território português em 1297, pelo Tratado de Alcanices.

No ano seguinte ao Tratado, o Rei D. Dinis outorga-lhe a Carta de Foral, determinando também a reconstrução da fortaleza.

Os monarcas subsequentes, D. Fernando e D. João I ordenam a construção da cerca da vila, além da ordem deste último no ano de 1420, de conceder à povoação o privilégio de couto de homiziados, fato que instituía sua imunidade perante a justiça e os impostos reais.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal