Visitar aldeias na Serra da Estrela as 7 mais bonitas


Visitar a aldeia Folgosinho

Folgosinho é uma bela vila no coração da Serra da Estrela, a qual, graças à sua posição privilegiada na encosta norte da serra, a 933 metros de altitude, permite uma atmosfera e uma vista espectacular da serra assim como de imensas povoações em redor. A beleza de Folgosinho e do cenário que a envolve é ainda mais acentuada quando vista do topo do seu pequeno mas belo e elegante castelo, ao qual foi adicionado um relógio na torre principal, visível ao longe quando se percorre a vila.



Ao percorrer Folgosinho somos envolvidos pelo dia-a-dia da vida serrana, com pastores a atravessar as suas ruas seguidos de cabras e ovelhas em direcção aos pastos da serra, assim como pessoas a irem buscar água às diversas fontes espalhadas por toda a vila. Mas não é apenas a sua localização privilegiada, o modo de vida serrano e as belas vistas que tornam Folgosinho especial, mas também a sua associação à figura do mítico Viriato assim como uma curiosa e interessante tradição de culto das fontes, suportada por lendas de tradição oral.

Visitar aldeia da Loriga

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na Vila de Loriga situa-se a Praia Fluvial de Loriga, única situada num vale glaciário. Maravilhosa para quem gosta de natureza e serenidade.



É muito procurada pelas suas águas puras brancas e cristalinas. Esta praia foi ainda umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais e recebeu, um galardão de ouro, atribuído pela Quercus.

Visitar aldeia Cabeça

Em plena serra da Estrela encontramos a aldeia de Cabeça, uma pitoresca aldeia onde predomina o casario em xisto, um local repleto de encantos e histórias que vale a pena desvendar. A tradição e a identidade desta aldeia está muito associada ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia. Cabeça, terra lendária dos cavaleiros das Esporas de Ouro, é freguesia desde 13 de Janeiro de 1800.



É uma pequena povoação situada num morro, sobranceira à ribeira de Loriga. Caracteriza-se pelos seus socalcos utilizam-se ainda instrumentos agrícolas muito primários. Possui duas igrejas (São Romão e Paroquial) e duas capelas (Santo António e Nossa Senhora da Nazaré). Devido ao crescimento da população a antiga igreja paroquial, cujo o seu orago é São Romão, deixou de servir construindo-se então a actual Igreja Paroquial. A capela da N.S.ª da Nazaré data de 1900 e fica aproximadamente a 500m da povoação.

Visitar Poço da Broca fica na Aldeia da Barriosa 

Cascata do Poço da Broca é uma queda de água situada na Aldeia da Barriosa – Vide, que fascina pela sua beleza e envolvente, proporcionando também uma agradável praia fluvial.



Tem um ótimo restaurante localizado junto à cascata com o nome de Guarda Rios.

Visitar a Aldeia da Barriosa

Estando por aqui visite também uma aldeia logo junto ao poço da broca, que tem o nome de “Frádigas”.

Frádigas é uma pequena aldeia , situada no Parque Natural da Serra da Estrela e nas proximidade dos limites da Serra do Açor. É uma das anexas da Freguesia da Vide.

Alvoco da Serra

Situada no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, Alvoco da Serra é uma localidade de fortes tradições e origens muito antigas, conservando alguns vestígios da presença dos romanos, nomeadamente uma calçada onde foram encontradas moedas da época. Em redor, não faltam múltiplas possibilidades para óptimos passeios, à descoberta das maravilhas e segredos da serra, entre lendas e histórias antigas.



Presume-se que esta povoação seja anterior à época dos romanos, visto possuir em bom estado uma calçada romana onde foram encontradas moedas da mesma época. Alvoco da Serra, situada a uma altitude de 680 metros, é a sede da freguesia que  integra mais quatro aldeias, Aguincho, Outeiro da Vinha, Vasco Esteves de Baixo e Vasco Esteves de Cima. Numa vertente de divulgação e fruição do seu património, a Junta de Freguesia elaborou um roteiro com várias abordagens e possibilidades de visita, convidativa à permanência por alguns dias, num ambiente de tranquilidade, entre paisagens naturais de excepcional valor e onde a presença humana na agricultura tradicional e no pastoreio é ainda bem notória.

Visitar a Aldeia da Lapa dos Dinheiros



A Aldeia da Lapa dos Dinheiros em Seia

Sabugueiro

O Sabugueiro é uma das mais extensas freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela e localiza-se a 1.100 metros de altitude, sendo por isso, conhecida como a “Aldeia mais alta de Portugal”. Localizada a meio caminho do ponto mais alto, no Planalto Central, a Torre, a aldeia é conhecida pelos seus recursos naturais, entre os quais as quedas de água e pelas vistas de uma vegetação serra única. Precisamente pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra. Embora o turismo e o comércio constituam as principais actividades económicas das suas gentes, os usos e costumes de antigamente marcam, ainda, o ritmo diário da aldeia.

Outrora terra de centeio e de pastorícia, o Sabugueiro oferece ao visitante paisagens deslumbrantes e locais pitorescos de curiosidades múltiplas. Os moinhos de água e o forno comunitário são exemplos de memórias de um passado que não quer ser esquecido. A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos que merecem uma visita. Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal