Elevador do Bom Jesus do Monte Braga


Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo, em serviço, no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Deve-se esta iniciativa a um dos mais importantes benfeitores daquela formosa estância, ao espírito empreendedor e bairrista de Manuel Joaquim Gomes, empresário bracarense, um homem que no século XIX melhor soube compreender o que era o verdadeiro progresso, empregando a sua inteligência na criação de empregos. O ascensor foi construído com o objetivo de substituir a Companhia de Carris de Ferro Americano (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que obrigava a uma tração animal reforçada na íngreme subida, em dias de maior afluência.

O projeto foi da autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach que, a partir do seu país enviou todas as indicações necessárias para a execução e instalação dos equipamentos. Os trabalhos foram iniciados em Março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos.

O dia 25 de março de 1882 fica também nos anais do Bom Jesus, pois está associado à inauguração do elevador, um exemplar classificado como Imóvel de Interesse Público e que funciona como ícone da engenharia portuguesa do século XIX.

 Preço do bilhete acessível, onde pode optar por viagem de ida e volta ou apenas subida ou descida. Vale a pena visitar, muito bonito com uma paisagem super agradável!
O ascensor (é o único na Europa movido a água) que custa €1,20 só a subida ou 2,00 ida e volta. A subida é super rápida e tranquila.
 
Inaugurado a 25/03/1882 é atualmente o funicular mais antigo do mundo em funcionamento a utilizar o sistema de contrapeso de água.
O elevador vence um desnível de 116 metros, percorrendo para tal 274 metros numa viagem que dura entre 2.5 a 4 minutos.
A viagem é toda ela feita paralelamente ao escadório do Bom Jesus e termina na sua parte superior junto à estátua equestre de São Longuinhos.
Elevador único, com design da época e em considerável estado. Movido a água, torna-o uma experiência inesquecível, pela sua autenticidade.
Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho.

Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Em 23 de Maio de 2013 foi classificado como Monumento de Interesse Público.

Deixo um pouco da sua história mais acima para que compreendam um pouco sa sua importância.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal