Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo, em serviço, no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.
Deve-se esta iniciativa a um dos mais importantes benfeitores daquela formosa estância, ao espírito empreendedor e bairrista de Manuel Joaquim Gomes, empresário bracarense, um homem que no século XIX melhor soube compreender o que era o verdadeiro progresso, empregando a sua inteligência na criação de empregos. O ascensor foi construído com o objetivo de substituir a Companhia de Carris de Ferro Americano (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que obrigava a uma tração animal reforçada na íngreme subida, em dias de maior afluência.
O projeto foi da autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach que, a partir do seu país enviou todas as indicações necessárias para a execução e instalação dos equipamentos. Os trabalhos foram iniciados em Março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos.
O dia 25 de março de 1882 fica também nos anais do Bom Jesus, pois está associado à inauguração do elevador, um exemplar classificado como Imóvel de Interesse Público e que funciona como ícone da engenharia portuguesa do século XIX.
Deve-se esta iniciativa a um dos mais importantes benfeitores daquela formosa estância, ao espírito empreendedor e bairrista de Manuel Joaquim Gomes, empresário bracarense, um homem que no século XIX melhor soube compreender o que era o verdadeiro progresso, empregando a sua inteligência na criação de empregos. O ascensor foi construído com o objetivo de substituir a Companhia de Carris de Ferro Americano (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que obrigava a uma tração animal reforçada na íngreme subida, em dias de maior afluência.
O dia 25 de março de 1882 fica também nos anais do Bom Jesus, pois está associado à inauguração do elevador, um exemplar classificado como Imóvel de Interesse Público e que funciona como ícone da engenharia portuguesa do século XIX.