15 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal

15 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal

Podemos ter sido o país que iniciou a globalização mas, em muitos aspectos, somos uns autênticos desconhecidos pela maioria. Grande parte do mundo não faz a mínima ideia sobre os aspectos mais grandiosos da História de Portugal nem sobre as pequenas curiosidades históricas do nosso país. Descubra 15 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal.

 

1. Você sabe por que os portugueses também são chamados de lusitanos? Por causa dos lusitanos, um conjunto de tribos que habitava desde a idade do ferro a região do actual Portugal. Na época da dominação romana, Portugal era chamado pelos romanos de Lusitânia.

 

2. O Reino de Portugal foi criado em 1143, com fronteiras definidas em 1249, o que faz de Portugal o Estado-Nação mais antigo da Europa.

 

3. Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

4. Em 1543, os 

5. Um dos primeiros europeus a ter contacto com os japoneses foi o santo católico de origem ibérica São Francisco Xavier. Nascido na Espanha, São Francisco Xavier trabalhou como missionário nas terras recém-descobertas pelos portugueses no século XIV como o Japão.

 

6. Palavras japonesas de origem portuguesa: botan (botão), buranco (balanço), joro (jarro), juban (gibão), karuta (carta), kappa (capa), konpeito (confeito), kirisutan (cristão), oranda (Holanda), orugan (órgão), pan (pão), shabon (sabão) e tabako (tabaco). A maior influência portuguesa na culinária japonesa foi o tempurá – pedaços de vegetais fritos.

7. Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança.

Chá das 5

 

8. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro nova-iorquino do Queens recebe esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

 

9. Cabo das Tormentas. Foi com esse nome que o navegador português baptizou o Sul da África quando o contornou pela primeira vez. De facto, os mares revoltos do litoral da actual África do Sul assustava muito os navegadores do século XV. Foi então que o rei de Portugal D. João II trocou o nome para Cabo da Boa Esperança, provavelmente numa tentativa de acalmar os marinheiros portugueses.

 

10. As primeiras habitações da cidade do Porto surgiram aproximadamente em 800 a.C..

 

11. O Porto foi, durante um bom tempo, chamado de Cale e, mais tarde, de Portucale. Vem daí o nome Portugal.

 

12. O vinho do Porto surgiu no século XVII, quando os britânicos passaram a importar a bebida em grandes quantidades de Portugal. Na intenção de fazer o produto resistir à viagem, os portugueses passaram a acrescentar álcool nos barris, o que acabou conferindo um sabor original ao vinho.

13. Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo do que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas (“silva”, em latim – o mesmo que selva). Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adoptaram o Silva quando emigraram para o Brasil, e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para a América do Sul.

14. Assim como o samba está para o Brasil, o fado está para Portugal. Considerado música típica do país, o fado é cantado por uma só pessoa acompanhada de um instrumento. A palavra fado significa “destino” (do latim “fatum”) e tem a mesma origem da palavra fada.

15. Países que tem o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores locais para visitar em Vila Nova de Gaia

Os 12 melhores locais para visitar em Vila Nova de Gaia

Praia de Dunas Mar Vila nova de GaiaNuma zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extre...
9 lugares grátis para visitar em Lagoa

9 lugares grátis para visitar em Lagoa

Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve). Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) u...
Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Lagos

Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Lagos

Praia da LuzEnvolta entre dois montes, e mesmo beira da vila da Luz, este local apesar de ser um importante centro turstico, guarda ainda o seu caracter tpico e tradicional que lhe d sua originalidade. O resort Porto Dona Maria encontra-se a 3 km desta praia. Esta praia devido sua localizao tem nas suas imediaes um parque de estaci...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Conde

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Conde

Cividade de Bagunte Vila do CondeA pequena rota da Cividade de Bagunte estrutura uma visita pedonal num percurso de grande qualidade paisagística e monumental que corre paralelo à Grande Rota 11, no espaço situado entre a ponte de D. Zameiro e a ponte de S. Miguel em Arcos, passando pela Cividade de Bagunte que é o maior...