CaraÃbas portuguesa as praias com água mais quente de Portugal o segredo mais bem guardado do Algarve
A Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, ao longo de 60 km desde a praia do Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do Algarve, tendo uma grande função e um belo habitat.
Foi recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e essa distinção já nos poupa muitas palavras: as suas cinco ilhas e as duas penínsulas são de uma beleza ímpar e é obrigatório visitá-las se estiverem pelo Algarve.
As temperaturas são mais convidativas do que as de outras praias portuguesas e a prova está no facto de os termómetros da água, na ilha Deserta, rondarem os 20º e os 23º graus, no verão
É uma das ilhas mais isoladas do Algarve, é desabitada e, lá está, pouco frequentada. Tem cerca de 11 quilómetros de comprimento
Em termos geológicos, a área contém principalmente areia, arenitos e calcário.
A Ria, relativamente à flora, conta com vegetação dunar (estorno, cordeirinhos de praia), vegetação de sapal (prado de sapal), a mata (pinheiro bravo e manso, sobreiro, zambujo, rosmaninho e tomilho) e a vegetação ribeirinha (caniço e tábua).
Ver esta publicação no Instagram
Já em relação à fauna, a Ria constitui um abrigo que assegura a alimentação e reprodução das espécies, acolhendo mamíferos (lontra, geneta, fuinha), répteis (osga, camaleão, espécie ameaçada de extinção), anfíbios (rã-comum, sapo), aves (aves aquáticas e limícolas oriundas do Centro e Norte da Europa para invernada, e espécies residentes: colhereiro, garça-real, ganso-patola, ostraceiro, garajau-comum, mergulhão-de-pescoço-preto, ostraceiro, fuselo, gaivota-de-cabeça-preta), insetos (libélula), cefalópodes (polvo, choco, lula), crustáceos (caranguejo-morraceiro, boca), moluscos bivalves (amêijoa, ostra, berbigão, conquilha, lingueirão, ferro-de-engomar, búzio, ouriço-do-mar), anelídeos (minhoca de areia), e peixes (safia, sargo, salema, robalo, pargo, bica, enguia; e a ria tem ainda a maior comunidade de cavalos marinhos do mundo: cavalo-marinho de focinho longo, e cavalo-marinho de focinho curto).
A Ria Formosa possuí características ambientais e paisagísticas que lhe conferem um valor científico, cultural social e económico que se tem vindo a preservar. Ao contrário do que se possa pensar, as atividades ligadas à pesca, marisco, salicultura e aquicultura são essenciais.
Ver esta publicação no Instagram
Existem mais de 200 mil pessoas na área total dos concelhos incluídos no Parque da Ria Formosa, conferindo uma elevada densidade de ocupação populacional. A presença dos homens acompanha a Ria em toda a sua extensão, desde núcleos urbanos, construções isoladas e aldeamentos turísticos, contudo, existe um esforço crescente para não alterar o equilíbrio deste rico ecossistema.
Ver esta publicação no Instagram