Foi em 2014 que o Código da Estrada sofreu algumas alterações. Relativamente à circulação em rotundas, existiram algumas mudanças, mas muitos dos condutores parecem ainda não ter percebido 

Se circular numa rotunda tradicional pode parecer complicado, como solução Portugal poderá adotar as rotundas turbo

 

  1. Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
    1. a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
    2. b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
    3. Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
    4. Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
 



 

 

Em uma rotunda típica de múltiplas faixas, os motoristas alternam entre as faixas interna e externa, delineadas por linhas pintadas. Em uma rotatória turbo, divisórias elevadas separam as pistas. Isso significa que quando os motoristas entram na rotunda, eles escolhem uma faixa interna, central ou externa e permanecem nela até saírem.

Embora o título turbo possa parecer sugerir condução em alta velocidade, um relatório da Administração Rodoviária observou que a velocidade dos carros foi, na verdade, significativamente reduzida em rotatórias turbo. Turbo refere-se à forma espiral da rotunda.

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