Estas são as 25 melhores cidades para se viver em Portugal

Estas são as 25 melhores cidades para se viver em Portugal

Mais uma vez, Lisboa afirma-se na liderança do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, mantendo o lugar alcançado na primeira edição do estudo em 2014. Mesmo com excelentes desempenhos por parte dos competidores mais diretos neste Top 10, a capital do país continua a destacar-se em todas as dimensões e em grande parte das variáveis em estudo, afirmando-se como a marca municipal mais forte de Portugal, com uma forte projeção internacional para turistas, investidores, estudantes e profissionais e rivalizando com outras grandes cidades europeias.

capital permanece intocável como o município preferido dos portugueses para viver, mantendo-se no primeiro lugar. O Porto, agora em segundo, conquistou duas posições nas preferências e Cascais, em terceiro l. Apesar de existirem pontos turísticos e cidades exaustivamente explorados, há sempre mais para conhecer. Além disso, o país continua a ser um dos destinos favoritos dos dos europeus 

em que região de Portugal vive-se melhor, quais são as cidades com mais qualidade de vida. Um estudo recente da Bloom Consulting revelou os locais que reúnem as melhores condições para a sua população. Para a análise, foram levadas em consideração variáveis como saúde, educação, emprego, segurança e transportes públicos.

 

 

Cidades portuguesas com mais qualidade de vida

 

O Portugal City Brand Ranking é organizado anualmente e analisa o país de norte a sul, incluindo as ilhas. O objetivo é dar visibilidade às diversas regiões e expor o potencial de cada uma, seja para os cidadãos nacionais ou para o mercado internacional. Atualmente, o interesse turístico é crescente, mas há também cada vez mais pessoas interessadas em refazerem a vida em solo português. O estudo completo divide-se em três grandes grupos: negócios, visitar e viver. Ou seja, destina-se para investidores, turistas e futuros moradores.

Esta 8ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking fica marcada pelos primeiros passos no progressivo retorno à normalidade, esperando-se que o turismo, os negócios e as movimentações de talento voltem aos níveis registados antes da pandemia.

Ao longo dos últimos dois anos, temos trabalhado com territórios de norte a sul do país e nas regiões autónomas de forma a preparar um futuro pós-covid. Esta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© demonstra – não necessariamente de forma exclusiva pelas posições ocupadas – mas sim pela melhoria significativa dos municípios, mais bem preparados nas interações com os seus públicos-alvo e na capacidade de atração de pesquisas proativas sobre o seu território.

Nesta edição, assistimos a muitas subidas e descidas, com vários estreantes nos Top 25 em todas as dimensões e várias mexidas nas 7 regiões. Esta é sem dúvida a edição mais competitiva na história deste estudo, com muitas posições de topo da tabela separadas por décimas, factos que revelam o investimento e esforço dos municípios portugueses em construir estratégias de marca que visam a melhoria dos seus desempenhos face a turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores, famílias e cidadãos no geral.

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2022 traz também uma novidade no que diz respeito às Marcas Estrela – prémio atribuído aos municípios que protagonizam as maiores subidas no topo das tabelas nacional, de dimensão e de região – havendo três novas categorias baseadas no volume populacional dos municípios.

A Bloom Consulting continuará sempre disponível para apoiar os municípios portugueses nesta fase de transição e na preparação de marcas territoriais mais capazes, mais coesas e mais ambiciosas

 

1º Lisboa

2º Porto

3º Cascais

4º Braga

5º Coimbra

6º Vila Nova de Gaia

7º Sintra

8º Funchal

9º Setúbal

10º Aveiro

11º Almada

12º Leiria

13º Guimarães

14º Viseu

15º Matosinhos

16º Oeiras

17º Portimão

18º Mafra

19º Évora

20º Maia

21º TorresVedras

22º Albufeira

23º Viana do Castelo

24º Vila do Conde

 

No pódio do ranking estão Lisboa, Porto e Cascais de acordo com o estudo da consultora Bloom Consulting. Portimão foi o município que registou a maior subida.

 

 

Para realizar este ranking, a consultora Bloom analisou a população, a taxa de desemprego, o poder de compra e a taxa de criminalidade. Foi também usada uma ferramenta que mede o volume da procura digital e a comunicação que é feita através dos municípios, tantos em sites como nas redes sociais.
 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores locais para visitar na Ilha Terceira

Os 7 melhores locais para visitar na Ilha Terceira

Praia das Escaleiras Praia da Vitria, ilha Terceira, AoresA Piscina das Escaleiras é uma piscina natural localizada na freguesia da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Trata-se de uma praia composta por uma parte de areias grossas e por uma parte rocha de pedras basálticos de cor negra rode...
Os 10 melhores locais para visitar em Braga

Os 10 melhores locais para visitar em Braga

Termas romanas de Maximinos BragaAs Termas romanas de Maximinos, também referidas como Alto da Cividade e Colina dos Maximinos, localizam-se na freguesia de Cividade, concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. Na colina do Alto da Cividade, no interior de uma ampla área arqueológica protegida, situam-se as ú...
Os 7 melhores locais para visitar em Portimão

Os 7 melhores locais para visitar em Portimão

Praia de Joo de Arens Portimo AlgarveA vista é espetacular e as belezas da natureza fazem tudo valer a pena, até mesmo o difícil acesso á praia é compensado quando olhamos a linda paisagem!   Há muitos lugares incríveis em torno desta área, mas a Praia de João de Arens é...
Os 7 melhores locais para visitar em Matosinhos

Os 7 melhores locais para visitar em Matosinhos

Padro do Bom Jesus de MatosinhosO Padrão do Bom Jesus de Matosinhos localiza-se em Matosinhos, Portugal.  Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tar...