A ilha Deserta, também conhecida por ilha da Barreta, é uma ilha-barreira situada na Ria Formosa, e é o território mais a sul de Portugal Continental. A ilha é desabitada e é essencialmente uma reserva natural, além de possuir uma longa praia de areia, a praia da Barreta, pouco frequentada

 

É provável que ainda não a conheça, uma vez que não é muito frequentada, embora a temperatura da água seja a mais quente de todo o País.


O concelho de Faro engloba a península do Ancão e as Ilhas da Barreta (Deserta) e da Culatra. Aqui está também presente o Parque Natural da Ria Formosa, símbolo de uma notável biodiversidade ecológica.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Luisa Carvalho (@lhuzete)

 

A praia da Barreta, na ilha da Barreta, ou ilha Deserta, em Faro. É uma das cinco ilhas-barreira do Algarve (Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cacela). Tem cerca de 11 quilómetros de comprimento e integra o Parque Natural da Ria Formosa.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Kevin Giroux (@kevingiroux_)




As praias da Ilha Deserta são das mais belas do Algarve e contam com águas de temperaturas bem convidativas.

Há equipamento de apoio e vigilância durante a época balnear. Siga de barco a partir de Faro (Cais da Porta Nova, conta com estacionamento amplo próximo do cais).

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal