Praia do Barril uma praia de areias brancas e mar suave onde se chega de comboio


A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa.

 

Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.

 

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por pedro luis (@pedroluis1600)

 

Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.

O comboio da Praia do Barril 

Foto Sara Martins

 

 

Ligando a Praia do Barril ao continente existe uma pequena ferrovia, que antigamente era utilizada pela frota pesqueira para transportar mercadoria entre a comunidade e a estrada principal. Esta ferrovia foi agora convertida numa atração turística popular, que transporta os visitantes para a praia. A viagem é de apenas 1km e o bilhete de ida e volta tem um custo de €2.00

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal