As Caraíbas Portuguesas 50 km de puro paraíso está a encantar os turistas


Ria Formosa tudo o que escrevermos corre o risco de, rapidamente, estar desatualizado: é que o Parque é formado um sistema de lagoas único e em permanente mudança, dependente do movimento contínuo dos ventos, das correntes e das marés.

 

Foi recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e essa distinção já nos poupa muitas palavras: as suas cinco ilhas e as duas penínsulas são de uma beleza ímpar e é obrigatório visitá-las se estiverem pelo Algarve.

 

Zona húmida de importância internacional, a Ria Formosa é um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, que se estende ao longo de 60 kms do litoral algarvio, entre as Praias do Garrão e da Manta Rota.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Algarve Tourism (@algarvetourism)

 

 
 
 
View this post on Instagram

Uma publicação partilhada por Hotel 3HB Faro (@3hbfaro)

 

 



Esta diversidade de ecossistemas atrai uma fauna variada que inclui numerosas espécies de aves como a galinha-sultana, símbolo do Parque Natural.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por algarve-portugal (@algarve_portugal_)

 

Se quiser admirar esta ave de plumagem vistosa e saber tudo sobre a área protegida, comece a sua visita pelo Centro de Educação Ambiental de Marim, que lhe indicará os trilhos pedestres mais apropriados e os observatórios onde se pode esconder para apreciar o dia-a-dia das várias espécies. O Parque organiza também passeios numa barca tradicional antigamente utilizada na pesca do atum.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Casas Da Ria | Algarve (@casasdaria)

 



Uma das espécies mais simpáticas que aqui pode encontrar, é o cão de água português. Trata-se de uma raça de cães de pelo comprido, que ajudavam os pescadores na sua faina, mergulhando e apanhando o peixe que ficava preso nas redes.

 


Além da pesca, a extração de sal e a apanha de moluscos e bivalves são as atividades tradicionais das populações da Ria que, com sabedoria e arte, criaram deliciosas especialidades gastronómicas, como a sopa de peixe ou o arroz de lingueirão, que poderá saborear tranquilamente nos restaurantes à beira-mar.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Pantufo (@pedropantufo)

 



Quem gosta de sol e mar, encontra nas ilhas da Ria Formosa verdadeiros paraísos. De oeste para leste, sucedem-se as Ilhas de Faro, da Barreta, da Culatra, da Armona e de Tavira, com extensos areais pouco frequentados. Para rematar o passeio, visite Cacela Velha, vila branca com um património histórico notável. Suba à fortaleza, e olhe em seu redor.

 

 

A paisagem em que se misturam os azuis da ria, do mar e do céu, é deslumbrante.

 
 
 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal