Caloura é uma pitoresca vila de pescadores situada perto de um pequeno e estreito riacho, protegido por penhascos cobertos de vegetação exuberante, no meio de vinhedos em paredes de pedra de basalto negro. Caloura também é conhecida pelo seu importante Centro de Observação de Mergulho e Vida Marinha.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por GoBeyond 🌍 (@gobeyond.travel)

 

 

Escondida numa encosta escarpada, mesmo ao lado de um pitoresco porto de pesca, está uma das mais bonitas piscinas do arquipélago: a Piscina Natural da Caloura. Numa minúscula península dentro da baía é possível tomar banhos de água salgada 

 

 

A Caloura tem importante valor histórico para os Açores, pois nela encontra-se um dos mais antigos conventos da Ilha de São Miguel, o Convento da Caloura, relacionado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo dos Açores e com edificação datada no século XVI. O conjunto completo abrange, além do Convento, a Ermida, a Cerca e o jardim envolvente.

 

 

Outro ponto histórico é a Bateria de Nossa Senhora da Conceição de Caloura, ou simplesmente Forte do Convento, que está localizada na povoação da Caloura. Sua principal característica era manter a defesa do porto da Caloura e do Convento de Nossa Senhora da Conceição, para evitar os ataques de piratas e corsários, que eram bastante frequentes na região.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Martins (@photo_pedro)

 

Atualmente, os remanescentes da fortificação e também do convento encontram-se em mãos de particulares, direcionados à cultura da vinha e protegidos por um muro de pedra. Vale a pena conferir um pouco mais sobre esta história indo até a Caloura.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal