Fica no Alentejo a ponte internacional mais pequena do mundo

Fica no Alentejo a ponte internacional mais pequena do mundo

Com apenas 6 metros de comprimento, esta ponte de madeira liga o município de La Codosera Espanha à freguesia de Esperança Portugal e é considerada a ponte internacional mais pequena do mundo.

A ponte internacional mais pequena do mundo, com apenas seis metros de comprimento, atravessa a fronteira entre Portugal e Espanha ligando as pequenas povoações de El Marco, no município espanhol de La Codosera, e Várzea Grande, na freguesia de Esperança, concelho português de Arronches.

Apesar de ser uma ponte pedonal, a infraestrutura feita em madeira, com 1,95 metros de largura, e construída há cerca de nove anos com recurso a fundos comunitários, também costuma ser utilizada por veículos motorizados de duas rodas.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Candido Fialho (@candido_fialho)

 

ntre o Alentejo e a Extremadura fica a ponte internacional mais pequena do mundo, que cruza a ribeira de Abrilongo.

A aldeia alentejana de Marco, na freguesia de Esperança, concelho de Arronches, e a sua vizinha espanhola El Marco, na comarca de La Codosera, Badajoz, estão separadas apenas por esta ponte que foi construída há 12 anos. Tem 6 metros de comprimento e 1.95 metros de largura e serve essencialmente para pedestres.

Antigamente também a passagem se fazia por ali, contudo com uma ponte mais rudimentar que muitas vezes era arrastada pelas águas em dias de chuva.

 

 

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Junta de Freguesia da Esperança, Diamantino Ribeiro, contou que antes da construção da pequena ponte, a ligação entre a povoação de El Marco e Várzea Grande era efetuada através de um “pontão improvisado” que quando chovia muito era arrastado pelas águas da ribeira do Abrilongo.

A ponte internacional que Liga El Marco a Várzea Grande tem menos quatro metros do que uma outra ponte internacional que atravessa a fronteira entre o Canadá e os EUA, e que é erradamente mencionada em alguns sites na internet como sendo a mais pequena do mundo.

 

 

A infraestrutura liga dois ilhéus do Rio Saint Lawrence pertencendo o pedaço de terra da direita ao estado de Nova Iorque e o da esquerda ao Ontário.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Viana do Castelo

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Viana do Castelo

Castelo de Castro Laboreiro em Castro Laboreiro MelgaoO Castelo de Castro Laboreiro, também referido como Castelo de Castro Laboredo, localiza-se na vila e freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Para aqui chegar, o caminho não é fácil, tendo que se subir u...
Os 7 melhores lugares para visitar em Loulé

Os 7 melhores lugares para visitar em Loulé

Castelo de LoulO Castelo de Loulé localiza-se na freguesia de São Clemente, povoação e concelho de Loulé, distrito de Faro, em Portugal. O que nos resta do castelo e das suas muralhas atesta a importância que teve no contexto islâmico, quer pelas dimensões da cerca muralhada, quer pela relev&a...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Jardim Botnico da Universidade de CoimbraO Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, é um jardim botânico com 13,5 hectares de área, situado em Coimbra,Portugal. É membro da Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos e da BGCI (Botanical Gardens Conservation International), e ap...
Os 7 melhores lugares para visitar em Portalegre

Os 7 melhores lugares para visitar em Portalegre

Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma voraA Villa Romana de Torre de Palma situa-se a cerca de 5 Km de Monforte, na herdade de Torre de Palma. Trata-se de uma vasta vila romana que de certo modo pertenceu a uma poderosa famí­lia Romana, os Basí­lios, nome é conhecido através de uma inscrição enco...