27 quilómetros, 93 curvas e vistas deslumbrantes sobre o Vale do Douro: a EN222 foi considerada a melhor estrada do mundo, do Peso da Régua ao Pinhão, na região vinícola de Portugal Uma fórmula definiu que a N222, que liga Peso da Régua ao Pinhão, é a melhor do planeta para conduzir.

 
A Estrada Nacional 222 é considerada uma das melhores estradas do mundo para se conduzir.

 

O troço da estrada nacional 222 que faz a ligação entre o Peso da Régua e o Pinhão foi considerado como a melhor estrada do mundo. Não há como negar que a paisagem única que acompanha a nacional 222 é de cortar a respiração. Estamos numa das mais belas regiões do mundo, classificada como património imaterial da Unesco: o Douro.

 

 

O cenário da estrada N222 é impecável, com vinhas e oliveiras a perder de vista, e os pássaros e a brisa que agita as árvores encarregues da banda sonora. Aquele azul do rio ombreia pelo protagonismo com a cinza do alcatrão, com a simpática concorrência do verde e castanho da vegetação na medida certa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sérgio Santos (@sergio.s.remax)

 

Os números e uma fórmula matemática é que o dizem: esta é a melhor estrada do mundo para conduzir. O estudo, que contou com candidatas dos quatro cantos do mundo, tinha em conta a aceleração, o raio das curvas e o comprimento das retas (digamos assim, para descomplicar, pois aquela fórmula impõe respeito)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Tiago Viana (@viana7)

 

A paisagem também ajuda, claro. Ou seja, toda esta ginástica no cálculo serviu para definir a melhor estrada do mundo para guiar, pelo prazer, pelo desafio, pela relação direta entre retas e curvas.

 

 

Este troço da nacional 222, com 27 quilómetros, foi considerado, de acordo com a empresa que encomendou o estudo, o melhor do mundo para se conduzir, pelas suas características, que permitem não só uma excelente experiência de condução, como também apreciar a paisagem romântica que o rodeia.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal