22 coisas que os turistas nunca devem fazer no Porto e Lisboa


Em geral, Portugal segunda maior cidade é acolhedor e descontraído, com uma reputação de ser generosamente hospitaleiro. Ainda assim, há coisas que não devem ser ditas e que darão origem a uma resposta menos alegre dos habitantes locais do Porto (conhecidos como tripeiros ) , que têm os seus próprios conjuntos de costumes e tradições . Embora nem sempre seja fácil despertar uma conversa com alguém de outro país ou cidade, evitar esses falsos passos ajudará a manter uma troca suave.








Falas muito espanhol, certo?




Deve ser óbvio que a Espanha e Portugal são dois países diferentes, com duas línguas diferentes, mas muitos turistas assumem que o português e o espanhol são os mesmos (ou que o português deriva do espanhol). Depois, há o tema Portunhol , que é um híbrido luso-espanhol falado ao longo da fronteira e em algumas partes da América do Sul. Porto não está na fronteira, no entanto, e como a maioria dos portugueses, os moradores locais podem se sentir incomodados por visitantes que assumem que falam espanhol - é como se os italianos do norte falassem francês. Enquanto alguns moradores falam a outra língua, a suposição não segue o mesmo caminho.











Tu preferirias morar em Lisboa?




Existe uma rivalidade não declarada entre os habitantes do Porto e de Lisboa, e ambos os grupos de habitantes têm muito orgulho dos seus respectivos lares. Porto é uma cidade vibrante com muita gente, das artes e cultura à gastronomia e vida noturna. Insinuar que as áreas ao redor de Lisboa (e até do Algarve ) são os melhores lugares em Portugal é um insulto para as pessoas do centro e do norte do país.



 





Foi-me dito que o melhor prato do Porto é a francesinha.

É verdade que a francesinha é deliciosa e é algo para se experimentar ao visitar o Porto, e os locais têm orgulho do sanduíche de carne e queijo, mas há muito mais na gastronomia do Porto. De fato, algumas pessoas argumentam que os pratos mais saborosos de Portugal vêm da região ao redor do Porto. De vários enchidos(diferentes tipos de carnes de salsicha) a muitos pratos de peixe ( bacalhau , qualquer um?) E receitas tradicionais como as tripas à moda do Porto , os visitantes podem comer todos os dias e ainda encontrar novos pratos para descobrir. Enquanto deve definitivamente tentar uma francesinha no Porto, há muito mais pratos para afundar seus dentes que podem (ousamos sugerir) ser melhor.











Posso tomar uma cerveja grande, por favor?

Há muitas maneiras de se destacar como turista, e beber uma cerveja grande é uma delas. A maioria dos portugueses encomenda pequenas cervejas de pressão (no Porto, são chamadas fino ) ou garrafas, caso em que deve especificar que deseja uma garrafa e qual tipo.








Gostaria de pedir um copo de vinho do Porto para o acompanhar no jantar

Outra forma de se destacar como turista é encomendar vinho do Porto ao jantar. Os tripeiros se orgulham de seu vinho deliciosamente doce, mas o saboreiam com a sobremesa ou nos feriados. Tão forte quanto doce, Porto é um vinho para ser apreciado ao máximo, não um vinho para acompanhar uma refeição. Encomendar um copo de vinho do Porto com um jantar levará a um olhar mais horrorizado de um local do Porto, mas eles geralmente tentam encorajá-lo a mudar o seu pedido para um Douro ou Vinho Verde.



 



Desculpe, estou de dieta.

É como ir à Itália em uma dieta; Por que planejar uma viagem a um país com tanto a oferecer quando não pode aproveitar nada disso? Há muito para experimentar no Porto, e os locais sentem-se felizes quando a sua cozinha é saboreada e apreciada.








Eu não gosto de porco

Isso é compreensível se não pode ou não come carne de porco, ou o pensamento de comer tripas de porco é demais para suportar, mas não anuncie que não gosta disso. Muitos pratos no centro do Porto em torno desta carne, tanto que levou os habitantes da cidade apelidado de " tripeiros ", e pelo menos os moradores apreciam suas receitas sendo amostrados. Se é vegetariano, ou não come carne de porco por motivos religiosos, simplesmente explicar suas circunstâncias é uma abordagem mais diplomática do que excitar o nariz. Se não é vegetariano e não tem alergias alimentares, pode ser uma boa ideia tentar algo novo.








Uau, isso (refeição, recibo, bebida) é tão barato!

Este é um padrão não em Portugal. Para alguns turistas, os preços podem parecer baixos, mas é importante lembrar que os preços refletem a economia do país. Enquanto jantar fora pode parecer uma pechincha em férias, pode realmente ser um pouco caro para alguns portugueses, que geralmente não se importam em ser lembrados de que os salários são mais altos em algumas outras partes do mundo.








Vamos nos perder!

Claro, as pessoas no Porto bebem. Alguns podem até argumentar que bebem um pouco. Eles, no entanto, não saem para ficar bêbados (é apenas algo que pode ou não acontecer). Além disso, no Porto e em outras partes de Portugal, os passeios de fim de semana podem durar até o café da manhã no dia seguinte e os moradores locais querem aproveitar seu tempo, não esqueça.








Eu não bebo 

Recuando do último ponto, há um ditado em Portugal que diz “ nem oito nem oitenta ”, que é uma maneira de dizer “nem muito nem pouco”. A cultura aqui gira em torno da comida e do vinho, por isso tenha em mente que a experiência é uma espécie de pacote no Porto.








Jurar

Moradores do Porto juram. Alguns podem até dizer que eles juram com frequência. Anunciar que não gosta de amaldiçoar pode fazer parecer rígido e criar uma atmosfera estranha. Se  não gosta de jurar, não faça, mas não faz sentido declarar que não gosta disso.










Agora em Lisboa 

 




Mesmo os lisboetas descontraídos e amigáveis têm os seus limites quando se trata daquilo que podem aceitar dos turistas e, à medida que a capital portuguesa se torna um destino turístico cada vez mais popular, parece que a lista do que não fazer continua a crescer. Em suma, a mensagem principal é "esteja atento". Aqui está uma lista de coisas que nunca deve fazer quando visitar Lisboa.

 

 

Não deites seu lixo e garrafas vazias no chão

Lisboa é uma cidade bonita e vibrante que os locais têm orgulho e jogar lixo no chão é um forte ato de desrespeito. Faça a coisa certa e encontre o lixo mais próximo.

 

 

Fiques bêbado e cause problemas em Lisboa, não na nossa

Juntamente com lixo, ficar bêbado e causar problemas está no topo da lista de coisas que os locais odeiam. Todo mundo quer ter um bom tempo quando sair e aprender a segurar seu álcool vai manter todo mundo feliz.

 

 

Não digas que não gosta de pasteis de nata

 

Pasteis de nata são a pastelaria mais apreciada da região. Claro, não é um grande problema se não gosta, mas não há necessidade de anunciar também, não é?

 

 

Nunca exclame eu amo como tudo é barato!

Assim como no Porto , não diga aos Lisboetas que está adorando os preços baratos porque eles podem não ver os custos da mesma maneira. Lembre-se que a economia portuguesa pode não ser tão forte como de onde é.

 

 

Não digas gracias

A palavra de agradecimento é obrigado, pronunciada oh-bree-ga-do com um leve toque de r. Os portugueses falam português , não espanhol, por isso os turistas não estão fazendo favores praticando suas habilidades de espanhol. Assumindo que os habitantes locais falam espanhol é uma maneira certa de incomodar e insultar muitas pessoas.

 

 

Não presuma que todos vão entender inglês

Sim, muitas pessoas falam inglês em Lisboa - é um privilégio fantástico de visitas. Ainda assim, não presuma que todas as pessoas com quem entra em contato falem inglês. Tente aprender algumas palavras e expressões portuguesas para sobreviver. Se a pessoa com quem está falando sabe inglês, é bem provável que ela comece a falar quando estiver tentando falar português.

 

 

Nunca diga Em (insira cidade ou país), fazemos isso melhor

Para ser franco, ninguém se preocupa em como as coisas são feitas em outros países. Claro, até mesmo os locais ficam irritados com algumas coisas que acontecem aqui (alguém gosta de burocracia?), Mas anunciar que outra cidade faz algo melhor é irritante.

 

 

Por favor, não bloqueie as estradas e passadeira 

Não há problema em ficar animado ao visitar uma nova cidade, e tirar fotos é parte da experiência, mas não bloqueie as estradas ou a entrada / saída da casa de alguém para uma foto. Este é um negócio maior em áreas onde as estradas e passarelas são um pouco mais estreitas (como a Graça), mas andar no meio da estrada também não os torna amigos em outros bairros

 

 

Não faça pedidos de comida estranhos ou venha aqui em uma dieta 

Lisboa é uma cidade cheia de confeitarias , padarias e restaurantes aconchegantes que servem comida caseira verdadeiramente espetacular. Mesmo se estiver em um restaurante sofisticado, pedir uma refeição como Sally em When Harry Met Sally não vai te levar muito longe e vai irritar o garçom e o chef. Além disso, estar em uma dieta é uma maneira de não experimentar tudo o que Lisboa tem para oferecer.

 

 

Não reclame sobre como as coisas são feitas em Lisboa

A menos que esteja no centro da cidade, os restaurantes geralmente fecham depois do almoço, por volta das 3 da tarde, e reabrem a tempo para o jantar, que é depois das 19h. Pedindo a um restaurante que faça uma exceção (se eles estiverem abertos), receberá instruções para o café mais próximo para um sanduíche torrado. Claro, isso é apenas um exemplo. Como não comparar Lisboa a outras cidades, ninguém quer ouvir queixas sobre esta cidade também.

 

 

Não esqueça a etiqueta do transporte público

Os autocarros em Lisboa têm lugares especiais para idosos e mulheres grávidas. Infelizmente, as pessoas tendem a ignorar os sinais e sentar-se nesses lugares de qualquer maneira. É bom senso e cortesia comum dar o seu lugar a mulheres idosas e grávidas enquanto estiver no transporte público, mas é absolutamente rude ignorar os sinais e deixar as pessoas necessitadas em pé

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal