Vila medieval Alentejana é uma pérola praticamente desconhecida


Terena fica na bela região do Alentejo e é uma freguesia do concelho do Alandroal. É também conhecida como São Pedro de Terena ou, simplesmente, São Pedro. A sua história é reveladora da sua longevidade.

 

 

A sua origem remonta à época romana ou cartaginesa e foi aí que surgiram as primeiras pessoas a fixar-se neste local. Existem pela região alguns vestígios megalíticos de tempos pré-históricos, como por exemplo as xistosas Antas do Lucas

 

O Castelo de Terena, no Alentejo, localiza-se em na povoação e freguesia de mesmo nome, Concelho de Alandroal, Distrito de Évora, em Portugal.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Paolo - Traveler (@paolo.dle)

 

Em posição dominante no alto de um monte, integrou a linha de defesa do rio Guadiana, juntamente com os castelos de Juromenha, Alandroal, Monsaraz e Mourão.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Daniel Romão (@romao2004d)

 

As ruas de Terena estendem-se tranquilas por entre uma paisagem que evoca muito do Alentejo plasmado na literatura ou os guias de viagem. A serenidade de cada recanto, o casario alvo de faixas coloridas e o domínio de um castelo altaneiro, fazem desta pequena freguesia um regalo para todos os que a visitam.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Victor Parreira (@mavik.tor.ino)

 

O inúmero património que é possível observar, contempla espaços onde se respira antiguidade, lado a lado com uma tradição bem arreigada aos costumes alentejanos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Lobinho photo © (@lobinhophoto)

 

Para lá do castelo, o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, a Igreja Matriz de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo António, as Ermidas de São Sebastião ou as ruínas da Ermida de Santa Clara, são pontos de visita obrigatórios.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Alberto Moreno Sánchez (@_tdiez_)

 

Isto para além o pelourinho da freguesia, a Torre do Relógio, a s ruínas romanas do povoado de Endovélico ou as ruínas do castro de Castelo Velho

 

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal