Este Vale no Alentejo é uma pérola quase desconhecida

Este Vale no Alentejo é uma pérola quase desconhecida

Com o tempo a perder-se pelas planícies alentejanas, nada como um passeio que lhe vai despertar os sentidos. O Vale do Guadiana é uma zona ainda em estado muito selvagem, atravessando parte significativa dos concelhos de Mértola e Serpa.

É uma das mais importantes zonas protegidas do país. Com uma extensão de cerca de 70 mil hectares, é o habitat de dezenas de espécies animais, incluindo o raro trevo de quatro-folhas-peludo. 

Encarceradas nesta zona protegida estão planícies a perder de vista, mas também alguns dos pontos naturais mais importantes do sul do país, como a queda de água do Pulo do Lobo. Por trilhos ou de carro, o Vale do Guadiana sem dúvida merece uma visita. 

A área protegida margina o Guadiana desde a zona do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão. O ponto mais elevado do parque natural (370 m) situa-se nas elevações quartzíticas das serras de Alcaria e São Barão.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Nelson (@p.nelson4)

 

A bacia hidrográfica do Guadiana é a mais importante em Portugal para a conservação de peixes de águas interiores, representados por 11 espécies de peixes nativos e residentes, sendo a maior parte endemismos ibéricos. Destacam-se o saramugo (Anaecypris hispanica), da boga-do-guadiana (Pseudochondrostoma willkommii), do barbo-de-cabeça-pequena (Luciobarbus microcephalus) e do caboz-de-água-doce (Salaria fluviatilis), que apenas ocorrem nesta bacia hidrográfica em Portugal.

 

 

Este é também um importante local de reprodução ou crescimento para 4 espécies de peixes migradores, nomeadamente a lampreia (Petromyzon marinus) o sável (Alosa alosa), a savelha (A. fallax) e a enguia-europeia (Anguilla anguilla).

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Agnès Dias (@wheremyfeettakemyheart)

 

O coberto vegetal é dominado por montados de azinho, com presença modesta do sobreiro, extensas áreas de esteval e de culturas de sequeiro, mostrando estarmos em pleno Alentejo.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por marimerpa (@marimerpa)

 

No domínio da avifauna destacam-se as aves de presa e um importante cortejo de passeriformes (vulgo pássaros). Em Mértola, ocorre a última colónia urbana e uma das mais importantes a nível nacional, de uma espécie bastante rara e ameaçada – o francelho ou peneireiro-das-torres (Falco naumanni).

 

 

Situada no alto de um esporão rochoso assinalando o termo de navegabilidade do Guadiana, Mértola domina a envolvente e guarda inúmeros testemunhos de épocas anteriores - árabes, romanos, medievos

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Beja

As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Beja

Castelo de Mértola AlentejoO Castelo de Mértola, no Alentejo, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja, em Portugal.  O castelo fortificado de Mértoladesponta sobre a igreja paroquial desta interessante povoação medieval da região do Alentejo. A maior parte do e...
Os 15 melhores pontos turisticos para visitar em Ericeira

Os 15 melhores pontos turisticos para visitar em Ericeira

Praia da Ribeira dIlhas Mafra Ericeira 500 metros para norte fica a onda mais mediática da Reserva, na praia que é considerada a “sala de visitas” do surf português. Situada num vale onde desagua uma ribeira, a sua configuração geográfica é a de um anfiteatro natural, ideal para a re...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lourinhã

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lourinhã

Praia da Peralta LourinhãA praia da Peralta é uma praia situada no local do Montoito, na freguesia da Atalaia, Lourinhã, Portugal. A beleza natural do seu acesso esconde um ainda mais belo e extenso areal, que convida a longos passeios à beira mar. Na época balnear de 2009 recebeu a bandeira A Praia da Peralta, t...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Lisboa

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Lisboa

Elevador de Santa Justa um antigo elevador com vista para a cidadeSobre os telhados do bairro da Baixa de Lisboa, o que parece um tanto incongruente é o estranho Elevador de Santa Justa, um elevador neo-gótico e o mais excêntrico e inovador meio de transporte público da cidade. À primeira vista, sua estru...