É o primeiro ano que estes prémios são atribuídos, com o objetivo de distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial e, desta forma, contribuir para a valorização do território rural e comunidades locais através do turismo.
A iniciativa Best Tourism Villages by UNWTO foi lançada para promover o papel do turismo na salvaguarda das aldeias rurais, juntamente com suas paisagens, diversidade natural e cultural e seus valores e atividades locais, incluindo a gastronomia local.
Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz Évora e central no Dark Sky Alqueva, foi distinguida na categoria de Melhor Aldeia Turística
Organização Mundial do Turismo da o Prémio Best Tourism Village nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, oriundas de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.
Vencedorado Prémio Best Tourism Village da Organização Mundial do Turismo. A distinção foi hoje anunciada durante a 24.ª Assembleia Geral da OMT que está a decorrer em Madrid, em Espanha.
Com a atribuição destes prémios, a OMT pretende ainda contribuir para aumentar a visibilidade das aldeias e chamar a atenção para o potencial turístico destes territórios, por forma a atrair mais visitantes; promover as tradições e cultura das regiões, conferindo-lhes uma maior projeção e reconhecimento à escala internacional; incentivar o desenvolvimento das aldeias através de abordagens de sustentabilidade – económica, social e ambiental – que sejam transformadoras e em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas; e gerar redes entre as diversas aldeias a nível global.
Nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, oriundas de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.
A validade do selo Best Tourism Village é de três anos, após os quais, a aldeia será novamente avaliada de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para lhe ser renovado o selo.