10 coisas que só se lembra se nasceu antes dos anos 90


É verdade que ter nascido nos anos noventa tem uma série de vantagens: à partida, tem mais anos para viver com ou sem reforma cresceu com as animações da Pixar e um acesso quase ilimitado a toda a música e séries de televisão do mundo; e não teve de ver o seu pai de tanga na praia ou a sua mãe com aquele penteado volumoso e chumaços nos ombros.

 

Mas vejamos também o outro lado da moeda: faltam-lhe algumas memórias interessantes embora nem todas boas que marcaram a vida dos seus pais ou irmãos mais velhos, algures entre o PREC e o auge do cavaquismo. Deixamos-lhe aqui algumas coisas de que certamente não se lembra se nasceu em 80

 

1. A Carris teve autocarros de dois andares

 

 

Até ao início dos anos oitenta, não era preciso ir a Londres para ver circular autocarros de dois andares. Podia gozar a vista sobre as ruas de Lisboa no piso superior dos autocarros laranja (em décadas anteriores, tinham sido verdes).

 

 

No Porto, havia autocarros impulsionados por cabos elétricos no seu topo — os tróleis — , que circularam até 1997; em Coimbra, ainda existem.

2. As gemadas faziam as crianças mais fortes (dizia-se)

 

Nos anos oitenta, muitas mães recorriam ao poder milagroso de uma gemada (mistura de gemas com açúcar) para fortalecer os seus filhos.

Apesar de o ovo conter, de facto, vários nutrientes saudáveis, o risco de salmonelas nos ovos crus e alguma contenção no açúcar baniram esta prática.

3. Manuela Moura Guedes fez sucesso na música

 

 

A conhecida apresentadora teve uma curta carreira musical entre 1979 e 1982, tendo editado três singles e um álbum. O seu maior êxito foi “Foram Cardos, Foram Prosas”, que viria a ter versões dos Ritual Tejo e dos Amor Electro; a letra era de Miguel Esteves Cardoso.

4. Miguel Esteves Cardoso foi cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu pelo PPM

 

 

Por falar em MEC, o fundador d’O Independente foi candidato independente às primeiras eleições para o Parlamento Europeu em Portugal, em 1987, nas listas do Partido Popular Monárquico. Os 156 mil votos que obteve (2,77%) não foram suficientes para ser eleito.

5. As crianças punham um penso nas costas no início do verão

 

 

Alguns pais simplificavam a explicação, dizendo aos filhos que aquele adesivo servia para ver se podiam ir à praia. Na verdade, o penso que fazia comichão nas costas era um teste de exposição à tuberculina, para saber se a criança continuava imune ou precisava de uma nova dose da BCG.

Mais tarde, a prova anual passou a ser feita com uma injeção no braço. Hoje, as crianças só são vacinadas à nascença.

6. Havia uma União Soviética, uma Jugoslávia e duas Alemanhas

 

 

A geografia política europeia mudou muito no início da década de noventa: a Alemanha foi reunificada em 1990, após a queda do muro de Berlim; as 15 repúblicas soviéticas separaram-se entre 1990 e 1991, na sequência da perestroika de Gorbatchev; a Jugoslávia dividiu-se em sete países no conflito sangrento que marcou a década de noventa.

 

 

7. O incêndio no Chiado foi um marco para o jornalismo nacional

 

 

25 de agosto de 1988, o País acordou com a notícia do grande incêndio que atingiu o coração da zona do Chiado.

A RTP e as rádios fizeram uma cobertura em direto sem precedentes, com repórteres em cima do acontecimento durante várias horas.

8. A Fórmula 1 passava por Portugal

 

 

Ok, o último Grande Prémio disputado no Autódromo do Estoril foi em 1996, mas é pouco provável que se lembre de assistir.

O Estoril recebeu a modalidade mais popular de automobilismo entre 1984 e 1996 (nos anos 50 tinha havido corridas em Monsanto e na Boavista), e os pilotos com mais sucesso no nosso País foram Nigel Mansell e Alain Prost, ambos com três vitórias.

9. As crianças passavam as manhãs de fim de semana na companhia do Lecas

 

 

José Jorge Duarte foi o apresentador de serviço da programação infantil da RTP, na segunda metade dos anos oitenta.

Mais conhecido por Lecas, introduzia os desenhos animados e respondia às cartas do público mais novo, num estilo irreverente para a época. Nos últimos anos, dedicou-se à direção de dobragens e à medicina tradicional chinesa.

10. O navio Tollan esteve encalhado no Tejo durante três anos

 

O porta-contentores Tollan naufragou em frente ao Terreiro do Paço, em fevereiro de 1980, após uma colisão com um cargueiro sueco, tendo morrido quatro dos seus tripulantes.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal