51 coisas que tens de fazer pelo menos uma vez em 2022 em Portugal


Deixar-se levar pela saudade portuguesa no Sr. Fado, uma das mais autênticas na capital - Um dia, quem sabe? Embora seja mais fã do fado de Coimbra que do de Lisboa.


Tomar um banho com o Oceano Atlântico como vista nas Piscinas das Marés, em Leça da Palmeira - Trabalho tão pertinho e nunca lá fui. Tenho mesmo de lá ir e levar a S.


Percorrer o encantador bairro de Beira Mar e perder-se pela sua rede de canais em Aveiro, a Veneza de Portugal - Já visitei Aveiro, mas acho que nunca passeei pelo bairro de Beira Mar e ainda me falta andar num moliceiro.


Ir até ao norte e renovar os jogos de toalhas lá de casa, uma vez que aí se encontram fábricas que produzem algumas das marcas mais prestigiadas do mundo - Não é assunto! Sempre tive artigos destas fábricas, ou não fosse eu da zona!
Conhecer a cultura lusa através dos artigos das lojas Vida Portuguesa - Check!

 

Ir a serra da estrela e dormir uma noite 

 

Participar numa meia maratona em Lisboa e ter o privilégio de correr sobre a Ponte 25 de abril - Correr uma maratona, talvez. Em Lisboa, é pouco provável.


Percorrer as tendas da Feira de Velharias e Antiguidades de Estremoz em busca de uma peça única - Não é uma prioridade! Velharias e antiguidades não me fascinam! Mas já estive em Estremoz várias vezes. 


Descobrir a ligação entre o Porto e a famosa saga Harry Potter - Livraria Lello? Check!


Explorar a Costa Vicentina, percorrendo a estrada junto ao mar até ao Cabo Sardão, e aproveitando para observar as cegonhas marinhas - Há muitos anos, fiz este percurso com os meus pais... mas já não me lembro de quase nada. A fazer / repetir, claramente! 


Subir os 686 degraus da escadaria impressionante que culmina com o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios de Lamego - Já lá fui muitas, muitas vezes. Mas não tenho a certeza se já subi a escadaria toda


Alugar um barco e contemplar o pôr do sol enquanto percorremos o rio Tejo - Um dia, quem sabe?






Comer um arroz de lingueirão em Tavira, sugerindo-se o restaurante Noélia & Jerónimo - a experimentar numa ida ao Algarve!
Sentir-se como se estivesse em Roma, percorrendo o belo centro histórico de Braga- Não sei se me senti como se estivesse em Roma, mas já percorri este centro histórico diversas vezes. Check!


Comer sardinhas no bairro da Madragoa durante as festas do Santo António, em Lisboa - Não deve acontecer!
Deixar-se estremecer com o rugir das ondas a bater nas rochas da misteriosa Boca do Inferno, perto de Cascais - Check!


Entregar-se de corpo e alma à Queima das Fitas de Coimbra - Entreguei-me de corpo e alma à Queima das Fitas do Porto. Não é a mesma coisa? Talvez não! Mas não vou agora à de Coimbra!


Visitar o Cabo de São Vicente - Check!


Tomar um café no Martinho da Arcada, em Lisboa, no local onde Fernando pessoa escreveu grande parte dos seus poemas - Pode ser outra bebida qualquer? 


Descobrir a rota do vinho verde na região minhota, podendo começar pela primeira capital do país, Guimarães - Guimarães? Check! Check! Check!


Sentir o fervor religioso de Fátima, o lugar de peregrinação mais famoso do país - Check (com Papa e tudo)!
Viajar no tempo nas espetaculares ruínas romanas de Conímbriga perto de Coimbra - Check!


Sentir a imensidão da natureza, acampando um fim de semana no Parque Nacional da Peneda-Gerês - Ainda não calhou acampar mas já lá fui muitas vezes. Check!


Comer o famoso choco frito na cidade de Setúbal - Um dia, quem sabe?


Sentir-se apertado nas Festas do São João no Porto, a noite mais longa do ano na Invicta - Check!


Cavalgar um imponente cavalo numa praia deserta, quase selvagem, na Comporta - Não deve acontecer!


Assistir à Festa das Flores de Campo Maior - Check!


Tomar banho na piscina fluvial de Piódão, uma das aldeias mais bonitas do país - Já visitei Piódão, mas não conheci a piscina fluvial!


Desfrutar da paisagem absolutamente mágica na Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, nos Açores - Check! É sempre uma experiência a repetir!

 


Subir a bordo de um comboio a vapor e percorrer o trajeto entre o Peso da Régua e o Tua - A fazer! Mesmo!
Fazer uma refeição de peixe em Porto Covo, uma vila piscatória em plena Costa Vicentina - Já fui a Porto Covo mas não fiz lá refeição de peixe!

Fazer uma visita na nova coqueluche lisboeta – o MAAT - Vi por fora! Conta?


Relaxar ao sábado à tarde na praia do Meco e deixar-se “entrar” na noite dançando ao som da música do Bar do Peixe - Não deve acontecer!


Entrar num barco para visitar as grutas e formações rochosas da Ponta da Piedade, em Lagos, Algarve - A fazer, certamente, apesar de enjoar de barco!


Provar os pasteis de Belém da Antiga Confeitaria de Belém, em Lisboa, uma autêntica obra de arte da pastelaria portuguesa - Check! Mas não sou especial fã.


Sentar-se nas dunas douradas da praia do Guincho, uma das mais bonitas do país - Um dia, quem sabe?


Comprar livros na Igreja de São Tiago, na vila de Óbidos, classificada pela UNESCO como a Cidade Literária - Comprar livros pode ser em qualquer lado, por isso, quando voltar a Óbidos, vou à igreja e compro um! :)


Aprender tudo sobre o vinho do Porto, o elixir luso por excelência, nas caves em Gaia. - Não sei tudo, mas já visitei as Caves mais que uma vez! Check!


Não estou muito mal! Já estive na maioria dos sítios mencionados, embora possa não ter feito exatamente aquilo que listaram. Mas também há coisas que não me dizem nada! :D
 
faltam experiências/ coisas na lista que me parecem muito relevantes, das quais destaco duas:

 

  - Fazer uma caminhada pelas Levadas na ilha da Madeira.
  - Subir ao Pico e apreciar a vista sobre as restantes ilhas do grupo central, nos Açores.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal