O Dia dos Museus celebra-se no próximo sábado, 18, com entradas gratuitas em edifícios como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Ajuda e o Museu Nacional de Arte Antiga.
No dia
04 de outubro, sexta-feira, a abertura das festividades fica a cargo do músico
The Legendary Tigerman em formato
one man band. O concerto decorre na Sala dos Geradores e terá capacidade máxima para 250 pessoas; os bilhetes podem ser levantados das 17h00 às 19h00 nas bilheteiras do museu, num máximo de 4 bilhetes por pessoa.
Sábado,
dia 05, traz vários eventos para toda a família com destaque para um
oficina de Carrinhos Solares (11h30); ou uma
visita guiada pela Central Tejo (15h00), a fábrica que iluminou Lisboa durante anos. Das
16h00 às 18h00, acontece o
Arquitetura em Curtas, um festival de curtas-metragens dedicadas à temática da aquitetura. No final do dia, The Legendary Tigerman volta a subir ao palco (19h00), mas desta vez com
How To Become Nothing, a versão cine-concerto do filme
Fade into Nothing realizado por
Pedro Maia, com textos e narração de
Paulo Furtado, o próprio
The Legendary Tigerman. O serão traz ainda um
lançamento de um livro e vinil relacionados com o projeto e uma conversa com Paulo Furtado, Rita Lino (responsável pela fotografia no filme
Fade into Nothing) e José Pedro Cortes.
A programação completa do 3º aniversário do MAAT pode ser consultada
aqui.
Já no domingo, 19 de maio, os edifícios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural poderão ser visitados gratuitamente “a partir das 18h, exceto no Museu Nacional dos Coches em que a gratuitidade será das 10h à meia-noite (última entrada às 23h30)”. No entanto, alerta a DGCP, “os seguintes serviços estarão encerrados após o horário normal de funcionamento: Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, Palácio Nacional de Mafra, Panteão Nacional e Torre de Belém”.