A zona balnear da Praia da Calheta situa-se na Av. D. Manuel I, Concelho da Calheta, na zona oeste da Madeira, a cerca de 30 minutos de carro do Funchal. É constituída por duas enseadas artificiais separadas entre si por uma embocadura de acesso ao oceano Atlântico. No lado Este, a praia situa-se junto ao Hotel Calheta Beach e no lado Oeste, situa-se junto à Praceta 24 de Junho.

A praia dispõe de estruturas de apoio que incluem balneários, instalações sanitárias, inclusive para indivíduos com mobilidade condicionada, posto de primeiros socorros, bares e restaurantes e estacionamento. O acesso à Praia da Calheta é gratuito.

A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a possuir uma praia artificial que dispõe de um solário com cerca de 7.300 m2. A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a importar areia de Marrocos.

 

Tem 100 m de extensão e conta com dois quebra-mares em talude como forma de proteção. Localizada próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2. É frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.

 



O acesso é gratuito. Dispõe de serviço de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. A Praia da Calheta é uma praia situada na freguesia da Calheta, na ilha da Madeira, em Portugal, com 100 metros de extensão. É uma das mais belas praias da região e pode usufruir de boas instalações durante todo o ano.