Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Caminha


Praia do Moreiró Vila do Conde





Situada numa zona rural, a Praia de Moreiró é um local de grande beleza que conserva um ambiente tranquilo, sendo muito procurada por famílias durante a época balnear. A metade norte da praia, com um areal extenso, contrasta com a parte sul, limitada por uma zona rochosa que oferece alguns perigos para os banhistas. Nas proximidades situa-se o Castro de São Paio ou Sampaio, um pequeno povoado da Idade do Ferro datado de 2.000 a.C. e que é um exemplar raro pela sua localização junto ao mar.



Chafariz do Terreiro Caminha





O Chafariz do Terreiro situa-se em Caminha, Portugal.

Obra renascentista do canteiro portuense João Lopes, o Velho. Situa-se na Praça do Conselheiro Silva Torres, popularmente conhecida por Terreiro, em frente à Torre do Relógio que era a porta principal da antiga cerca medieval de Caminha.

Foi iniciado em 1551, e concluido em 1553; a sua água foi encanada subterraneamente desde uma nascente em Moledo, a cerca de 4km de distância. Está composto de três taças sobrepostas, de tamanhos crescentes, dispostas sobre um eixo vertical. A decoração é uma combinação de elementos geométricos e figuras mitológicas.

Em 1835, depois da Câmara determinar a demolição do pelourinho que existia no largo, o chafariz foi deslocado para permitir o alinhamento das ruas de São João e das Flores, tomando então o nome de chafariz de D. Pedro.

Em 1865, segundo J. Correia, foi aumentado com um gradeamento de protecção. Recentemente sofreu um processo de limpeza, que lhe removeu a patina secular.



Praia de Caminha





A Praia de Caminha, também conhecida como Praia da Foz do Minho e Praia do Camarido, tem seu nome devido à antiga abundância de camarinheiras. É protegida por um cordão dunar, que também a separa da Mata Nacional do Camarido.

A praia tem um pequeno sector fluvial (no rio Minho) e outro oceânico. Este último é constituí­do por um crescente de dois quilómetros de areia fina, acabando a sul na Ponta Ruiva, uma ponta arenosa onde começa a Praia de Moledo.

Boas vistas para o Monte de Santa Trega (Galiza), o estuário do Minho, e a ilha e forte da u00cdnsua (em frente à Ponta Ruiva, em território português).

Tem bons acessos, por estrada alcatroada, restaurantes, e um parque de campismo. Possibilidade de passeios de barco no amplo estuário do Minho, ou à Ilha

Numa área de grande beleza junto à foz do Rio Minho, rodeada pelo pinhal da Mata Nacional do Camarido, a Praia de Caminha ou Praia do Camarido está situada no extremo noroeste do território português.A sua localização possibilita aos veraneantes a escolha entre a praia de areia fina banhada pelo mar agitado e a zona do rio, com areias mais grossas e águas tranquilas, ideais para as crianças e para a prática de vela e windsurf.



Praia do Pinhal Vila chã Vila do Conde





A Praia do Pinhal dos Eléctricos, também conhecida por Praia Nova, pertence à frente de mar do Bairro da Louça, a Norte de Vila Chã. Tem um areal extenso, delimitado a Sul por uma formação rochosa junto à linha de água. Uma acolhedora extensão de areia, que reúne todas as condições para passar um dia agradável de Verão.A Praia do Pinhal possui como apoios de praia, os tipicos toldos de lonas coloridas, balneários e duches.Ideal para receber familias e respirar o ar puro da natureza.



Praia de Ofir





Ofir é uma praia situada na freguesia de Fão, concelho de Esposende, Distrito de Braga.

O nome Ofir aparece no Antigo Testamento várias vezes, entre as quais para designar uma terra distante de Israel donde se recolhia ouro. O ouro de Ofir é referido frequentemente como um ouro à parte, o que talvez se deva à expedição conjunta do Rei Salomão e do Rei Hiram (Tiro, Fení­cia) que partiu do Mar Vermelho e trouxe 14 ou 15 toneladas de ouro de Ofir (1 Reis 9:26-28, 2 Crónicas 8:17-18). Assim, talvez a praia portuguesa se relacione com uma nova Ofir descoberta por fení­cios. Uma famosa lenda local, a

 

 

A Praia de Ofir, conta com uma extensão de areal cuidada, tal como toda a envolvente.Uma simpática calçada que antecede a escadaria que mergulha na areia, a facilidade de acessos e todas as infra-estruturas que estão criadas para receber os banhistas, fazem desta uma praia muito procurada.Paralelamente, pode contar igualmente com uma área de vegetação dunar, sempre protegida por passadiços e cercas.





 

PRAIA DE OFIR   A Praia de Ofir pertence à foz do Rio Cávado pela margem Sul. É divida a meio e delimitada a Sul por pontões.O areal muito extenso, com cerca de 2,7 Km, termina a Norte numa língua de areia na foz do rio que faz as delícias dos banhistas.

 

Características: Praia arenosa extensa, onde surgem alguns afloramentos rochosos a norte. Termina no molhe a Sul. Passadiços em madeira permitem acesso mais fácil ao areal. Moinhos de Vento transformados em habitação a coroar uma antiga duna.

Serviços: Parque de estacionamento. Área concessionada. Restaurante. Bar/cafetaria. Balneários. Aluguer de toldos. Chuveiros. Praia vigiada. Primeiros socorros. Área de guarda-sóis. Acesso a cadeiras de rodas.

Acessos: Fácil, com estacionamento próximo e gratuito. Passadiços em madeira à zona concessionada.

Atividades Desportivas / Lazer: Windsurf. Kitesurf. Futebol e voleibol de praia. Pesca desportiva.

Galardões: Possui Bandeira Azul.

Qualidade da Água: Excelente (*) . Temperatura média da água: 19ºC

Localização: Vila de Apúlia, Esposende. 41° 31´ 1.92" N 8° 47´ 15.33" O

Observações: (*) Consultar os boletins atualizados (**) Junto à Autoridade Marítima, verificar as zonas e concessões especiais para a prática de atividade.



Museu Municipal de Caminha





O Museu Municipal de Caminha situa-se em pleno Centro Histórico Medieval da vila e está instalado num edifício datado, provavelmente, do séc. XVII/XVIII que, até ser adaptado a Museu e Biblioteca, em 1989, serviu de Tribunal e Cadeia da Comarca de Caminha. Hoje, o edifício alberga o Museu Municipal de Caminha que expõe uma importante coleção de objetos arqueológicos que documentam a história da região desde a Pré-História à Romanização.

No Museu Municipal de Caminha o visitante será conduzido por entre segredos e mistérios de tempos remotos que o farão sorrir e sonhar com a vida na antiguidade desta região, espelhada em objetos pré-históricos, nas réplicas das gravuras rupestres de Lanhelas, na reprodução da Anta da Barrosa de Vila Praia de Âncora, e nos objetos da cultura castreja, bem documentada nos achados arqueológicos do Coto da Pena e da Cividade de Âncora. Finalmente, o visitante tem um contacto direto com o fascinante mundo romano através dos utensílios que utilizavam no seu quotidiano e nas suas trocas comerciais.

O Museu Municipal de Caminha é uma instituição dependente da Câmara Municipal de Caminha, sem fins lucrativos, que se dedica a, em benefício do público, colecionar, preservar, interpretar, expor e comunicar os valores patrimoniais do concelho de Caminha.



Igreja Matriz de Caminha





A Igreja Matriz de Caminha também referida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção, localiza-se na vila e concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Igreja paroquial sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, é um dos edifí­cios religiosos mais vastos e importantes do norte do paí­s.

 

Seguindo estruturalmente o modelo gótico de igreja-fortaleza de três naves escalonadas e torre ameada, este templo, iniciado por volta de 1488, parece passar ao lado do chamado "manuelino”, apenas patente na guirlanda da cabeceira e tecto mudéjar.Em contrapartida apresenta inovadora linguagem renascentista nos portais axial, lateral sul e arco triunfal da capela do Senhor dos Navegantes, com influências do plateresco espanhol. - See more at: https://www.culturanorte.pt/pt/patrimonio/igreja-matriz-de-caminha/#sthash.LxKPR8r7.dpuf



Praia do Moledo Caminha





Pitoresca praia popular com vasta extensão de areia, vistas do pôr-do-sol e restaurantes nas proximidades.

Estância balnear muito famosa desde o início do séc. XX, a Praia de Moledo é frequentada por famílias de políticos e colunáveis que a procuram ano após ano, sem se deixarem seduzir por outros areais mais quentes, a sul.Numa zona de grande beleza natural, rodeada pela Mata do Camarido, esta é uma praia um pouco ventosa, banhada pelo mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e mesmo de windsurf durante o verão.Em frente à Praia de Moledo, na pequena ilha rochosa a que se acede por barco, destaca-se o Forte da Ínsua, construído no séc. XV para convento, tendo no século XVII e XVIII sido alvo de obras que o transformaram num baluarte de defesa da costa.



  • Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Caminha