Praia da Lota
Esta praia e bastante popular para a pratica da pesca de cana e é comum encontrar vários barcos de pesca ricamente ornamentados e pintados artesanalmente o que enriquece bastante a paisagem.
Praia do Monte Gordo
Esta é outra praia da zona que era usada praticamente para a entrada e saída dos barcos de pesca , hoje em dia e dada a funcionalidade mais artesanal dos barcos a sua principal função agora e turistica e os mesmo são meramente decorativos.
Praia de Santo António
Esta praia é a que fica mais perto da fronteira com Espanha e está na foz do rio Guadiana.
Praia da Terra Estreita
A Praia da Terra Estreita é uma praia marítima situada na freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Localiza-se na Ilha de Tavira, a oeste da Praia das Quatro águas e a leste da Praia do Barril, num ponto em que ocorre um estreitamento do cordão arenoso da ilha barreira. Dispõe de apoios de praia durante o período balnear.
Praia de Cabanas de Tavira
A Praia de Cabanas de Tavira ou simplesmente Praia de Cabanas é uma praia marítima situada na freguesia de Cabanas de Tavira, concelho de Tavira; é uma das praias do Parque Natural da Ria Formosa. Encontra-se integrada na Ilha de Cabanas, e como tal o acesso é feito de barco a partir de Cabanas de Tavira.
Em 2013 o jornal The Guardian considerou-a a melhor praia de Portugal e Espanha..
Para nascente da Ilha de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita mas extensa língua de areia, antes da última barra da ria para nascente. A praia situa-se em frente à vila de Cabanas. Da comprida marginal de Cabanas espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos.
A praia possui equipamentos de apoio aos utentes (bares e wc) e vigilância durante a época balnear. Esta é também uma praia indicada para a prática de windsurf e vela.
Acesso: é feito em pequenas embarcações de pescadores a partir da marginal de Cabanas, num passeio de cerca de quatro minutos.
Praia da Terra Estreita
Esta é uma linha de praia com cerca de 50 metros de largura. Também é conhecida como a praia de Santa Luzia é quase sempre despovoada e tem uma vista panorâmica de cortar a respiração.
Praia das Quatro águas ou Praia do Barril Tavira
A Praia das Quatro águas é uma praia marítima do concelho de Tavira. Localiza-se na Ilha de Tavira, entre a Praia da Ilha de Tavira e a Praia da Terra Estreita. Pouco frequentada, não dispõe de apoios de praia durante o período balnear. A prática naturista é tolerada. Faz parte do Parque Natural da Ria Formosa.
A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.
O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear.
Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.
Praia do Lacém Tavira
A praia do Lacém é uma praia marítima da freguesia de Cabanas de Tavira, concelho de Tavira, Algarve, Portugal.
Está integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Ocupa a extremidade oriental da Ilha de Cabanas, entre a Praia de Cabanas de Tavira e a Barra do Lacém, que a separa da ilha frente a Cacela Velha. É uma praia selvagem, pouco frequentada, dado o seu isolamento e ausência de estruturas e meios de apoio. Também é conhecida entre a população como Alacém. Na margem continental da ria existe uma praia com o mesmo nome, que se estende desde a foz do ribeiro do Lacém até Cabanas de Tavira; acesso difícil, por estrada de terra batida.
Esta pequena praia de ria insere-se em plena paisagem agrícola, entre hortas, vinhas e pomares de sequeiro. O acesso para a praia é um pequeno caminho rural que acompanha uma ribeira temporária, ao longo da qual se desenvolve densa vegetação ribeirinha, com canavial e muitas silvas.
O areal é bastante exíguo, com modestas cristas dunares onde domina o estorno. O habitat dominante é mesmo o sapal e o cheiro a maresia e a vaza é intenso. Para além do estreito braço de ria, encontra-se a Ilha de Cabanas, muito fina e baixa neste local e apenas vegetada com pequenas ervas (o feno-do-mar), não oferecendo grande resistência aos galgamentos do mar.
Praia de Cacela Velha
Localizasse no extremo da fronteira da Ria Formosa, na península de Cacela (uma referencia ao nome da praia) rodeada de pomares e lagoas tem acesso por mar desde a cidade.
Castelo de Tavira Algarve
O
Castelo de Tavira localiza-se na freguesia de Santiago,
cidade de Tavira, distrito de Faro, em Portugal.
Em posição dominante sobre a foz do rio Gilão a povoação desenvolveu-se como importante porto marítimo desde a Antiguidade.
Apesar da sua origem fenícia, as muralhas de Tavira foram reconstruídas ao longo dos séculos XI e XII, durante o período árabe.
Com a conquista cristã da cidade, em 1242, a muralha viria a beneficiar de vários melhoramentos durante os reinados de D. Afonso III e D. Dinis.
Após a construção de uma muralha fenícia entre os séculos VIII e VII a. C. passaram-se cerca de catorze séculos sem que nenhum importante aglomerado urbano se tivesse formado nas margens do Gilão. Os muçulmanos retomam a povoação de Tavira, em finais do século X ou inícios do XI, promovendo a construção do castelo no topo da colina de Santa Maria. Uma das suas funções seria proteger o vau do Gilão que permitia o trânsito entre as duas margens, supostamente, antes da construção da ponte.
Restam ainda alguns troços de muralha e o núcleo principal do Castelo.
No interior aprecia-se um agradável jardim e uma bonita vista da cidade.
Praia do Barril
A praia do Barril tem dimensão suficiente para englobar toda aquela atmosfera mais cosmopolita e ao mesmo tempo guardar no seu oposto a quase completa ausência de actividade humana, uma vez que esta praia se encontra no meio da ilha de Tavira.
Igreja de Santa Maria do Castelo (Tavira)
Situada na freguesia de Santa Maria, a
Igreja de Santa Maria do Castelo, é a igreja matriz da cidade de Tavira.
Segundo consta, esta igreja terá sido construída no século XIII, aquando da conquista da cidade de Tavira aos mouros sob iniciativa da Ordem de Santiago (1242) , por D. Paio Peres Correia, para substituir a mesquita árabe aí existente. No seu interior, junto do altar-mor, repousam os ossos de sete cavaleiros cristãos mortos pelos mouros e os restos mortais de D. Paio Peres Correia.
O projeto ficou a cargo do arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, que teve a preocupação de manter a estrutura original da igreja – três naves e quatro tramos -tendo aproveitado a cabeceira e algumas capelas laterais, caso da Capela do Evangelho, de estilo gótico, e da Capela do Senhor dos Passos, de estilo manuelino mas revestida com azulejos do século XVII.
Relativamente à ornamentação interior, merece destaque a capela-mor, onde se vê um retábulo do início do século XIX de arquitetura simulada (pintada). Nas paredes laterais da capela-mor observam-se duas inscrições medievais que assinalam a presença do túmulo de D. Paio Peres Correia e dos seis cavaleiros que morreram na reconquista cristã de Tavira.
Igreja de estilo originalmente gótico, foi abalada pelo terremoto de 1755, e prontamente mandada reconstruir pelo Bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar. O portal principal ainda é o original gótico, com quatro arquivoltas em arco quebrado e respetivos capitéis vegetalistas, datando de uma campanha de obras de finais do século XIV ou inícios do século XV.
Na nave lateral encontra-se a Capela do Senhor dos Passos, de estilo manuelino, que data da segunda década do século XVI, tendo sido patrocinada por Lançarote de Melo, comendador da Ordem de Santiago. Destaca-se a sua dinâmica abobadada polinervada decorada com bocetes, onde se desenham peças heráldicas associadas à linhagem do comendador. São de notar, também, as decorações dos arranques dos arranques das nervuras da abóbada onde se encontram representados, de um lado, dois dragões afrontados, e do outro, um cinto com sua fivela, expressões do fantástico e do quotidiano, temas comuns na arte manuelina. Existe ainda uma Capela do Santíssimo Sacramento.
Praia da Ilha de Tavira
Há carreiras regulares de Ferries e pontes a ligar esta ilha, que fica no lado oposto da cidade Tavira, a mesma tem praias de grande dimensão e aguas que espelham o céu de tão calmas que são.
Praia da Ilha de Tavira
A praia da Ilha de Tavira ou praia das Quatro águas é uma praia marítima do concelho de Tavira, no Algarve, Portugal. Situa-se na extremidade oriental da Ilha de Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, a leste da praia do Barril e a sudeste da sede de concelho. Dispõe de parque de campismo, apoios de praia e estabelecimentos de animação noturna durante o período balnear. O acesso é feito de barco, a partir do cais das Quatro águas, junto da Ria Formosa, existindo ainda ligações à cidade de Tavira, onde existe um cais no rio Gilão
A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Tavira, junto à barra de Tavira. O acesso faz-se de barco, preferencialmente a partir do cais das Quatro Águas; o caminho para o cais acompanha o Rio Gilão e a frota de pesca artesanal que aí circula ou repousa, bem como as salinas luminosas, onde o pernilongo, ave que se assemelha a uma cegonha em miniatura, se alimenta.
A praia corresponde ao troço da Ilha de Tavira mais humanizado: existem várias casas de veraneio, um parque de campismo e inúmeros equipamentos turísticos, incluindo bares de “pés na areia” já no areal.
Também é possível encontrar apoios locais para praticar atividades náuticas e realizar cruzeiros pela Ria Formosa. Uma pequena mata de pinheiro manso, onde se pode observar o camaleão, diversifica a típica paisagem dunar das ilhas-barreira. Na face da ilha voltada para a ria, as crianças apreciam as águas mornas e mais paradas da laguna, bem como as estruturas do cais que possibilitam os mergulhos em salto.
Praia do Barril Tavira
A praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turístico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de Tavira e a oeste da praia da Ilha de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.
O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5km. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veículos motorizados neste percurso. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1km de extensão, em via estreita de 60cm de bitola paralelo ao caminho pedonal. A linha foi construída com o objetivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.
A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear í s enchentes que caracterizam outras praias da região.
As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão. nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, é um local para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.
Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.
Praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas.
A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.
Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias. É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa.
O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia.