Os 18 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Praias


Praia das Escaleiras piscina natural localizada Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores





A Piscina das Escaleiras é uma piscina natural localizada na freguesia da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores.

Trata-se de uma praia composta por uma parte de areias grossas e por uma parte rocha de pedras basálticos de cor negra rodeada de altas arribas, próxima do porto de pescas da Vila Nova.

Esta local é protegido de um lado por um extenso promontório e pelo outro por altas arribas onde a rocha se encontra estratificada pelas diferentes erupções que deram origem e forma í s arribas.

Tem em seu redor, devido à abundância de chuvas do Inverno, uma vegetação bastante luxuriante em que se destaca a Erica azorica, o bracel da rocha e grandes canaviais.

A Zona Balnear das Escaleiras possui uma área de areia e outra de rochas basálticas de cor negra que contrastam com os tons azuis das águas do mar. Esta zona balnear dispõe de uma piscina aberta ao mar, boas infraestruturas de apoio e parque de estacionamento.

Esta pequena praia está localizada sob as palmeiras de um resort, dando à Praia das Escaleiras uma atmosfera tropical. A oeste da faixa de areia, você pode apreciar a vista de uma caverna marinha. Só acessível por mar, é um refúgio tranquilo ao passar de barco.



Praia Pequena Porto Covo Sines





A Praia Pequena situa-se junto da rua à qual deu nome, na frente de mar urbana da zona centro da aldeia de Porto Covo.Possui seixos e calhaus rolados. Aqui, o areal é inexistente.As escarpas da falésia que ladeiam esta praia estão, parcialmente, cobertas de verde devido às heras que pendem das rochas.O acesso é feito exclusivamente via mar.

A Praia Pequena integra a frente urbana de Porto Covo mas mantém a sua traça selvagem: muito pequena e constituída por pedras roliças, rodeou-se de altas arribas.

Não há escadas e para descer, a íngreme falésia, necessita da ajuda de uma corda (colocada no local para o efeito).

Em plena aldeia, existe uma praia que lhe confere silêncio, serenidade e puro contato com a Natureza: a Praia Pequena.



Praia da Salgueira





A Praia da Salgueira é uma extensa praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim. A Praia da Salgueira é uma praia bastante frequentada de areia branca com poucos penedos na parte central, apta para a prática de surf. A Salgueira é bastante procurada no verão, com menores enchentes durante a semana ou fora da época estival.

A Praia da Salgueira é percorrida pela Avenida dos Banhos, a principal avenida balnear da Póvoa. A praia tomou o nome de um antigo lugar ali existente. A praia é ladeada, a sul, pela Esplanada do Carvalhido - uma praça-praia, enquanto que o flanco norte, rochoso, junto ao Buddha Club, é denominado

O areal é extenso e sem rochas, do agrado dos banhistas.Esta praia é muito frequentada por amantes de desportos aquáticos, sobretudo surfistas locais, devido à ausência de formações rochosas dentro de água.



Praia Vasco da Gama Sines





Integrada no tecido urbano da cidade de Sines e testemunha dos principais eventos da sua história, a Praia Vasco da Gama é uma baía abrigada, banhada por um mar quase sem ondulação, ideal para a prática de windsurf e vela. Ladeada pela Avenida Marginal, muito usada para passeios ou prática de jogging, rodeada de bares e esplanadas, esta praia é palco de eventos desportivos e concertos de música, que lhe conferem uma animação adicional, tanto de dia como de noite.

A praia tem sido consecutivamente galardoada com as distinções “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Qualidade de Ouro” atestando a excelente qualidade desta infraestrutura para a prática balnear. Este reconhecimento demonstra a grande preocupação da APS com a proteção do meio ambiente, apostando no desenvolvimento sustentável do Porto de Sines.

A “Bandeira Azul” é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios repartidos por quatro capítulos principais: Qualidade da Água; Informação e Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

A praia tem também a “Bandeira Praia Acessível”, que é atribuída a praias que cumpram a legislação em vigor relativamente às condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, envolvendo o cumprimento de normas para estacionamento, instalações sanitárias e rampas de acesso.

Nos últimos anos, a Praia Vasco da Gama tem sido distinguida com a bandeira “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus às zonas balneares que se destacam por, durante um período de 5 anos, terem tido sistematicamente os melhores resultados em termos de qualidade da água balnear, de acordo com os indicadores disponibilizados pelo Instituto da Água, ao abrigo da legislação nacional e comunitária em vigor.



Praia de Vale Frades





A Praia de Vale Frades é uma praia localizada na vila da Lourinhã. Localiza-se ao lado da Praia da Areia Branca, com pouco área de areia. É uma das praias mais pequenas da vila da Lourinhã, tens bastantes pedras e não é vigiada, pelo que não atrai pessoas para a praia.





Praia da Lota





A praia da Lota, também designada Praia do Alto ou Praia do Sí­tio do Alto, é uma praia situada na extremidade oriental da linha costeira da freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, no Algarve, Portugal. É ladeada a nascente pela Praia da Alagoa e a poente pela Praia da Manta Rota e constitui uma das praias da Baí­a de Monte Gordo.

Em 2015 tem atribuí­da a Bandeira Azul, atestando a boa qualidade das suas águas. Abonada por um mar calmo, a tí­pica aldeia piscatória rendeu-se ao turismo de massas.

A Praia da Lota surge na continuidade da Manta Rota, concentrando a atividade piscatória daquela povoação. Assim, e à medida que se atravessam os quase 200 metros de passadeira para alcançar o areal, observam-se diversas embarcações de pesca artesanal, casas de aprestos e as artes de pesca, trazendo a memória do tempo em que este areal era utilizado como lota e se vendia o peixe acabado de chegar da faina no mar.

A faina ainda se mantém, mas o uso do areal é agora essencialmente balnear, tratando-se duma praia imensa com diversos apoios ao lazer e uma área desportiva. As dunas são baixas tendo como vegetação dominante o estorno e o felpudo cordeirinho-da-praia, típicos da frente dunar. Mais para o interior abundam matagais dunares altos com o característico piorno-branco. A praia é relativamente tranquila, muito quente e luminosa, a rebentação é suave e os banhos mornos.



Praia das Cinco Ribeiras





Constituída por diversas piscinas naturais abastecidas pela água do mar, a Zona Balnear das Cinco Ribeiras está situada na costa sudoeste da Ilha Terceira. Com um enquadramento paisagístico muito bonito, boas estruturas de apoio e bons acessos, esta é uma área de lazer muito apreciada.



Praia da Albandeira





O acesso a esta praia é feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira é também pouco frequentada, é quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia da Azarujinha São João do Estoril





A praia da Azarujinha é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada numa pequena reentrância da costa, rodeada de falésias, onde termina o Paredão de Cascais. A sua frente de praia, arenosa e rochosa e de declive suave, é a menor da Costa do Estoril, com apenas 45 m de extensão. O acesso à praia é feito exclusivamente a pé, através do paredão, ou em alternativa pelas escadas localizadas a montante da praia (Travessa da Praia da Azarujinha e Av. Marques Leal).

 

 

Está localizada num recanto, rodeada de falésias preenchidas com construções, denotando um carácter intimista. De salientar que as massas rochosas que envolvem as águas de banho, formam uma espécie de anfiteatro natural.

O acesso à praia é exclusivamente pedonal e faz-se através de escadas localizadas a montante da Praia (acesso pela Av. Marques Leal) ou então através do passeio marítimo proveniente da Praia da Poça. Pelas suas características geográficas não dispõe de parque de estacionamento.

Localização: S. João do EstorilExtensão da linha da praia: 0,045kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. João do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia, pela Praia da PoçaDe comboio - Sair na estação do Estoril e fazer o percurso a pé



Praia do Navio Santa Cruz





Uma das curiosidades que surge pelo nome da Praia do Navio, deve-se ao facto de ter encalhado nesta praia um navio de nacionalidade norueguesa no ano de 1929. 

A designação de Praia do Navio deve-se ao facto de ter encalhado naquela praia, um navio de nacionalidade norueguesa, o Navio Hay, no dia 5 de Fevereiro de 1929.

Por razões desconhecidas, o navio desviou-se da rota em que seguia e após várias tentativas do Comandante para o controlar, veio a embater na Praia. Felizmente, devido à sua perícia e experiência , toda a tripulação saiu ilesa do acidente. Alguma carga que o navio transportava, como cigarros de fabrico inglês, chocolates e outros, foi vendida pelos próprios tripulantes, tendo uma parte da mesma sido objecto de actos de vandalismo, por parte de indivíduos menos escrupuloso.



Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histórico de Lagos, a praia da Batata atraiçoa as suas ligações à civilização devido a algumas das suas características turísticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, além de ser vigiada durante o verão e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opções de restauração.

Praia de João de Arens Portimão Algarve





A vista é espetacular e as belezas da natureza fazem tudo valer a pena, até mesmo o difícil acesso á praia é compensado quando olhamos a linda paisagem!

 

Há muitos lugares incríveis em torno desta área, mas a Praia de João de Arens é uma das mais fascinantes que já vi! Fiz uma caminhada pela costa a partir da Praia do Vau e vi muitos lugares bonitos, mas esta praia foi o destaque! Eu recomendo vir aqui na maré baixa para que você possa ir através do túnel de rock e visitar a praia vizinha quase intocada que realmente é como um banco de areia. Cada metro de caminhada e cada minuto de levantar-se mais cedo vale a pena, não perca este lugar deslumbrante!

 

Esta área toda tem uma energia muito especial e é muito mágico. Especialmente evidente nos meses mais silencioso. Ele realmente é preservada e a uma curta caminhada aqui pode restaurar e actualizar todos ao mesmo tempo. É a minha praia local a menos de uma caminhada de dez minutos para que eu sou muito a sorte de poder desfrutar a qualquer hora. É tão incrível que eu estou feliz de compartilhar isso! Você não vai se decepcionar!



Praia de Corpo Santo Ilha de São Miguel





Com o casario de Vila Franca do Campo como cenário de fundo, a Praia do Corpo Santo tem acesso direto a partir do centro da localidade. Com um areal pequeno e aconchegado, esta praia é segura e ideal para crianças. Mesmo em frente e acessível por uma curta viagem de barco, situa-se o Ilhéu de Vila Franca, uma belíssima reserva natural que é também zona de lazer com excelentes condições para mergulho.



Praia do Barril Tavira





A praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turí­stico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de Tavira e a oeste da praia da Ilha de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5km. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veí­culos motorizados neste percurso. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1km de extensão, em via estreita de 60cm de bitola paralelo ao caminho pedonal. A linha foi construí­da com o objetivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear í s enchentes que caracterizam outras praias da região.

As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão. nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, é um local para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.

Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

Praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas.

A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.

Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias. É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia. 



Praia do Evaristo Albufeira Algarve





A praia do Evaristo é uma pequena praia situada em Albufeira, Algarve. Deve o seu nome ao restaurante homónimo do local.

A praia é agradável e rochosa, com um areal reduzido que, no verão, se assemelha a um centro comercial num dia de chuva. O acesso é feito pela mesma estrada que conduz ao elitista Clube Casa do Castelo, onde se acotovela o jet set português.

O areal é de pequenas dimensões e há, por todo o lado, formações rochosas de topo plano que criam pequenas enseadas. A falésia baixa que circunda a praia está repleta de vegetação, sobretudo pinheiros que trazem o verde quase até à areia.

 

Esta é uma pequena praia rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos revestidos de algas dispersam-se pela linha da maré e zona imersa, impregnando o ar de maresia. O areal quente e seco encontra-se enquadrado por vegetação, sobretudo pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras. Mais próximo do areal, domina a barrilha, planta resistente à salsugem. 



Praia da Torre





Praia da Torre é uma praia situada em São Julião da Barra, na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, em Oeiras, Grande Lisboa.

A Instituto da água realiza análises periódicas no local, uma vez que a praia é utilizada por banhistas.

Situada do lado nascente da Fortaleza de São Julião da barra encontra-se a praia da Torre, que oferece um ambiente requintado e bastante familiar.

Com escadas e rampas de acesso funcionais, protegida do vento devido à sua posição geográfica, é dotada de agradáveis equipamentos no nível das esplanadas e restauração de superior qualidade.Servida por um parque de estacionamento pago junto à praia e um gratuito do outro lado da marginal, este espaço termina no Porto de Recreio de Oeiras, onde se encontra também situada a piscina oceânica de água salgada. É também nesta praia que se inicia o Passeio Marítimo, com extensão até à Praia de Paço de Arcos.

Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.



Praia Nova





A praia nova está separada da praia da Senhora da Rocha por um rochedo em que figura uma pequena capela da Nossa Senhora da Rocha, é ainda possível alugar barcos para explorar a costa e aceder a praias isoladas. Este serviço juntamente com um parque de estacionamento são as únicas infra estruturas disponíveis nesta praia.

Praia de Odeceixe Aljezur costa vicentina Alentejo





A Praia de Odeceixe ou Praia de Odeceixe Mar é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur. É a praia mais setentrional do Algarve, a norte da Praia das Adegas e na foz do rio Seixe. Tem bandeira azul e é vigiada na época balnear, dispondo de serviços de apoio.

Composta por uma extensa lí­ngua de areia e protegida por altas falésias, tanto a norte como a sul, é um dos clássicos da zona. Banhada, de um lado, pela Ribeira de Odeceixe e do outro pelo mar. Durante a maré baixa formam-se pequenas lagoas no areal.

A praia também foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Arribas, em setembro de 2012.

A forte ondulação que atingiu a costa portuguesa, em 27 de outubro de 2015, provocou danos considerados Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo.

Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.

A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região.

A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas.

Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho.

É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.GALARDÕES: Bandeira Azul (Odeceixe-Mar).COMO CHEGAR: Para quem vem do Norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), logo à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe e já do lado algarvio, volte à direita, entrando na Variante de Odeceixe. Siga por essa estrada municipal que ao longo de 3 km leva-o directamente até à Praia de Odeceixe.



  • Os 18 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Praias


Outros Artigos Populares no Blogue