Praia da Cordoama Cabo de So Vicente





A Praia da Cordoama situa-se ao norte do Cabo de São Vicente, a leste da Praia do Castelejo e a oeste da Praia da Barriga. Possui acesso de carro por estrada alcatroada e dois parques de estacionamento. Tem um extenso areal rodeado de falésias e é muito tranquila. Na praia desagua um pequeno riacho. A praia é muito bonita e a bandeira costuma estar amarela, pois o mar é bastante ondulado

Possuindo um areal extenso que na maré baixa fica ligado às vizinhas Praias do Castelejo e da Barriga, a Praia da Cordoama faz parte de um trecho de litoral de grande beleza integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Esta é uma vasta praia, com areal a perder de vista. A visão das arribas em sucessivos recortes, progressivamente mais nebulosos, é deslumbrante. Pela extensão da praia, e apesar de ser frequentada por escolas de surf e bodyboard, é sempre possível encontrar alguma tranquilidade.

As arribas são altivas, atingindo mais de cem metros de altura, existindo nesta praia um morro que constitui um miradouro natural e a partir do qual é frequente realizarem-se saltos de parapente. Nas paredes rochosas viradas a norte, veem-se estratos esbranquiçados reluzentes que mais não são que extensas coberturas de líquenes. 



Praia de Monte Gordo





A praia de Monte Gordo é uma praia marí­tima situada na freguesia de Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve, Portugal. É uma das principais estâncias turí­sticas do Algarve. Dispõe de vigilância e equipamentos de apoio durante todo o perí­odo balnear. A vila de Monte Gordo, adjacente à praia, possui uma variada oferta hoteleira, comércio, restauração, casino e animação noturna durante todo o ano.





Praia do Bico das Lulas em Troia





Praia de características urbanas com apoio de praia constituído, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Tróia. A praia reúne condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, e está galardoada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtêm-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.

Na urbanização contígua é possível obter alguma oferta de restauração e alojamento.

A Praia do Bico das Lulas é uma das praias da península de Troia, com areias finas banhadas por um mar muito calmo, quase sem ondulação. O seu extenso areal rodeado de dunas, possui infra-estruturas de apoio que incluem espaços delimitados e equipados para a prática de voleibol, futebol e rugby.



Praia da Culatra Parque Natural da Ria Formosa Faro Algarve





ntegrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que separam o mar da Ria. Sendo apenas acessível por barco a partir de Olhão, não se encontram aqui veículos motorizados, reinando a paz e tranquilidade num ambiente propício a quem pretende descansar num areal espaçoso, banhado por um mar calmo. As suas águas transparentes proporcionam uma visibilidade de cerca de 15 metros, ideal para os praticantes de mergulho. Na Culatra, antiga povoação piscatória, encontram-se alguns restaurantes especializados no famoso arroz de lingueirão ou na caldeirada, que mistura as muitas variedades de peixe que aqui abundam

A praia situa-se na extrema nascente da ilha da Culatra, associada a um antigo povoado de pescadores que, até há algumas dezenas de anos, era constituído por casas de madeira.

A povoação, ainda constituída por população piscatória, encontra-se agora dotada de várias infraestruturas e serviços. Na área envolvente observam-se embarcações de pesca e mariscadores distribuídos pelos bancos de vasa a descoberto na baixa-mar.

Para chegar à praia atravessa-se a povoação e depois o largo sistema dunar, percorrendo-se um passadiço sobrelevado ao longo de 500 m.Também aqui é possível observar a rica flora dos campos dunares, bem como gozar as águas cálidas e tranquilas e os ventos quentes de leste. Após uma hora de caminhada para nascente chega-se à Barra do Lavajo, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.



Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histrico de Lagos, a praia da Batata atraioa as suas ligaes civilizao devido a algumas das suas caractersticas tursticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, alm de ser vigiada durante o vero e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opes de restaurao.

Praia de Machico ilha da Madeira





A praia de Machico é uma praia de areia amarela situada na freguesia de Machico, na ilha da Madeira, em Portugal. Tem cerca de 125 metros de extensão e 70 metros de largura.

A praia de Machico foi a segunda praia da Madeira, a seguir à da Calheta, a importar areia de Marrocos, sendo uma das poucas com areia na ilha. Antes de importar a areia, a praia foi alvo de vários melhoramentos, num projeto que implicou ampliação do cais, uma promenade e uma ponte. A inauguração da praia de areia amarela ocorreu no dia 29 de setembro de 2008.

Em Machico, cada uma das praias tem uma peculiar forma de receber os visitantes e cada uma tem uma ligação muito própria com todos os que procuram o contacto direto com o mar.

As tradicionais praias de calhau colocam à prova a capacidade de equilíbrio de cada um dos banhistas. As praias de areia basáltica possibilitam o descobrimento dos lugares mais emblemáticos do Concelho. A praia de areia amarela convida ao bem-estar e ao convívio partilhado das dinâmicas familiares.

Os complexos balneares proporcionam um misto de acessibilidades a todos os que procuram aliar a tranquilidade das piscinas com a sensação de mergulhar nas águas salgadas do Atlântico.

É igualmente possível sentir a frescura cristalina das águas da Ponta de São Lourenço, classificada como Zona Especial de Conservação no âmbito da Rede Natura 2000, e o pulsar forte das praias do Porto da Cruz, naturalmente vocacionadas para a aventura em prancha



Complexo Balnear do Lido Funchal





O Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de comprimento e 25 m de largura. Todavia o acesso ao mar era também possí­vel.

Existiam, ainda, outras actividades como mesas de pingue-pongue, tobogãs e parque infantil. O acesso era pago e com vigilância permanente, com câmaras e nadadores-salvadores. Tinha bandeira azul.

A piscina e vários outros equipamentos foram destruí­dos pelo mar no Temporal de 20 de Fevereiro tendo reabertura agendada para o Outono de 2015.

O Complexo Balnear do Lido está localizado numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Funchal. Podemos observar no lado poente deste Complexo Balnear, o ilhéu do Lido. 

Foi renovado e aberto ao público no verão de 2016 e contempla a quem o visita boas acessibilidades desde a via pública ao interior do complexo. Para garantir a acessibilidade à piscina, poderá usufruir de cadeiras de rodas anfíbias e para circular pelo complexo estão disponíveis cadeiras de rodas.



Praia de Carcavelos





A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, formando com outras a Costa do Estoril.

A Praia de Carcavelos está situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede, entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras. No inverno tem ondas de classe nacional onde já vários surfistas despontaram para o desporto. Apenas

É a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana.

Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf, Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições. Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.



Praia do Samouco fica em Alcochete





A vila do Samouco, concelho de Alcochete tem a sua zona de lazer onde se inclui praia fluvial, um excelente parque de Merendas e uma zona desportiva para exercitar.

Localizada á saída do Samouco em direção á base aérea nrº6 e depois ao Rio Tejo na Rua da Praia 15. As coordenadas GPS são: 38.728843, -9.009934. Abaixo o mapa da localização da praia



Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Praia da Sozinha Vila nova de Gaia Arcozelo





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.

Com um extenso areal, os banhistas encontram óptimos apoios de praia, entre os quais, os toldos, bares, casas de banho, entre outros.A beleza natural da zona rochosa, junta-se à bonita paisagem dunar que se encontra protegida por cercas e passadiços de madeira.



Praia do Cabeço (Retur)





um sitio ideal para encontrar camalees e outras criaturas locais , esta pequena praia normalmente bastante sossegada.

Praia da Albandeira





O acesso a esta praia feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira tambm pouco frequentada, quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia da Terra Estreita





Esta uma linha de praia com cerca de 50 metros de largura. Tambm conhecida como a praia de Santa Luzia quase sempre despovoada e tem uma vista panormica de cortar a respirao.

Praia de Odeceixe Aljezur costa vicentina Alentejo





A Praia de Odeceixe ou Praia de Odeceixe Mar é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur. É a praia mais setentrional do Algarve, a norte da Praia das Adegas e na foz do rio Seixe. Tem bandeira azul e é vigiada na época balnear, dispondo de serviços de apoio.

Composta por uma extensa lí­ngua de areia e protegida por altas falésias, tanto a norte como a sul, é um dos clássicos da zona. Banhada, de um lado, pela Ribeira de Odeceixe e do outro pelo mar. Durante a maré baixa formam-se pequenas lagoas no areal.

A praia também foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Arribas, em setembro de 2012.

A forte ondulação que atingiu a costa portuguesa, em 27 de outubro de 2015, provocou danos considerados Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo.

Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.

A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região.

A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas.

Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho.

É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.GALARDÕES: Bandeira Azul (Odeceixe-Mar).COMO CHEGAR: Para quem vem do Norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), logo à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe e já do lado algarvio, volte à direita, entrando na Variante de Odeceixe. Siga por essa estrada municipal que ao longo de 3 km leva-o directamente até à Praia de Odeceixe.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal