Tem as melhores praias da Europa os 10 segredos maritimos de Portugal


Desde as suaves ilhas de areia branca do leste do Algarve até às tranquilas enseadas rochosas a norte do Porto, Portugal é o lar de algumas das melhores praias da Europa 

 

As praias do Algarve foram eleitas as melhores da Europa nos World Travel Awards de 2019. Fuja das multidões nos longos trechos de areia e dunas do Algarve Oriental. Os aventureiros podem encontrar ilhas de praia de estilo caribenho, enquanto os amantes do sol menos enérgicos podem relaxar em resorts populares como Monte Gordo e Vilamoura.

1. Praia do Barril, perto de Tavira






A curta caminhada da cidade mantém multidões de distância. Pegue uma ponte de madeira flutuante para atravessar uma lagoa onde os flamingos atravessam. O caminho leva ao que parece ser outro mundo: uma ilha arenosa desabitada de 10 quilômetros de extensão.

Dunas e estradas não fazem deste um refúgio de férias descontraído. Banhistas de sol inquietos podem investigar um museu de pesca peculiar - encontrará um ótimo café de frutos do mar lá dentro. É uma oportunidade para aprender sobre o desaparecimento da indústria de atum do Algarve ... enquanto come atum fresco. Os fotógrafos vão adorar o arranjo artístico de 100 grandes âncoras enferrujadas cobrindo as dunas como um vasto memorial à frota de pesca de atum perdida do Algarve.

2. Praia de Faro, Faro






É difícil acreditar, mas uma das melhores praias de Portugal fica ao lado de um dos seus aeroportos mais movimentados. Além da pista do aeroporto de Faro, simplesmente atravesse a longa ponte de madeira até esta longa e boêmia ilha em um parque nacional. Os amantes da praia podem sair do seu voo e descobrir uma praia de cinco quilômetros. É um favorito local, mas desconhecido entre os turistas internacionais, que dirigem do aeroporto por horas para resorts mais movimentados.

O melhor de tudo, a Ilha de Faro oferece duas praias: areias brancas e macias, de frente para as ondas espumantes do Atlântico e bancos de areia abrigados ao longo da lagoa do interior. Assim, as crianças podem cavar marisco e pegar caranguejos em baldes de um lado, enquanto os pais fazem seu trabalho de banho de sol imperturbado do outro.

Os exploradores podem tomar calçadões de madeira através de cabanas à beira da água ao longo da borda da lagoa. Leve o seu telefone para capturar jardins criativos de troncos e cactos. A ilha de Faro é cheia de restaurantes portugueses. Experimente o ensopado de cataplana no Wax beachside cafe ( waxhostel.com/restaurant/ ).

Pousada Tavira

Encontre um retiro tranquilo da vida de praia neste convento de clausura medieval numa praça de igreja no coração de Tavira. ( pousadasofportugal.com/pousadas/tavira/ ).

ALGARVE OCIDENTAL

De Albufeira para o oeste, as praias são uma mistura tão espetacular de belas enseadas e formações rochosas selvagens que a maioria dos visitantes fazem passeios de barco apenas para olhar a costa a partir da água.

Quanto mais a oeste vai, mais selvagem a costa e menos lotado os resorts, mas há tantas praias que pode escolher um diferente a cada dia. Experimente os principais resorts, como Albufeira, Portimão e Lagos, para lojas, bares e vida nocturna, mas os evadidos das multidões também podem encontrar dezenas de locais pouco conhecidos.

3. Albandeira, perto de Porches






A excitação aumenta à medida que passa por estreitas vielas por meio de cactos e figueiras para descobrir essas pequenas enseadas de areia dourada encravadas entre falésias laranjas e arcos de pedra. Melhor ainda, pode seguir um túnel pelos penhascos para encontrar outra enseada escondida. Sua memória duradoura será de nadar de uma praia para outra através de um gigantesco arco de pedra.

Parece um lugar tão remoto, até a hora de comer passeia por árvores acima da praia para descobrir o clássico restaurante de Morgadinho, o ex-jogador de futebol de Portugal Luis Figo ( suitesalbaresort.com/morgadinho-restaurant ).

4. Praia da Mareta, perto de Sagres






Visite o canto sudoeste da Europa para ver o Cabo de São Vicente, o equivalente em Portugal do Lands End. Depois de visitar o poderoso farol, as barracas de lembranças do fim do mundo e o castelo de 600 anos do Henry the Navigator, sentirá como se estivesse caindo em uma praia.

Felizmente, lindas areias amarelas pouco visitadas estão logo abaixo do promontório. Eles estão protegidos dos ventos do Atlântico por enormes penhascos semelhantes a muralhas. Observe as cegonhas que nidificam nas bordas rochosas e faça uma pausa para comer no restaurante de frutos do mar Tasca, no porto de pesca de Sagres nas proximidades ( restauranteatasca.pt/ ).

Pousada Sagres

Contemple o pôr-do-sol do Atlântico neste hotel elegante que mistura o tradicional com toques modernos. Os quartos oferecem vistas da praia de Mareta, do Castelo de Sagres e do Cabo de São Vicente. Puxe cortinas apertadas ou o farol irá mantê-lo acordado. Duplo B & B a partir de £ 89 ( pousadas.pt/pt/hotel/pousada-sagres ).

SUL DE LISBOA

 

Pouco conhecido pelos visitantes britânicos, este litoral atlântico robusto, pouco desenvolvido e voltado para o oeste, inclui parques nacionais cheios de lagos, enseadas e pântanos, praias apoiadas por campos de arroz e uma das maiores praias de areia da Europa que se estende por 48 km. Com tantas opções, é fácil encontrar todo o espaço e reclusão que precisa.

5. Carvalhal, Alentejo

Dirija-se a um tranquilo vale verdejante, roçando flores silvestres balançando, e encontrará esta enseada de areia vazia emoldurada por penhascos suaves. Sem casas ou hotéis, parece que tem apenas o salva-vidas e o bar da praia como companhia. Refresque-se na aldeia mais próxima, Brejao, e desfrute de uma refeição de polvo cozido em carvão com os habitantes locais no Cafe Central.

6. Praia Comporta, Troia

No final de uma trilha de areia não pavimentada, encontrará esta parte de uma praia de areia sem fim. Pode não perceber que se tornou uma celebridade portuguesa. Então pode se misturar com estrelas que nunca ouviu falar em cafés de praia elegantes ou encontrar o seu próprio espaço - há quilômetros de areias brancas para escolher.

Beachcombers vão pegar conchas grandes e coloridas, os amantes da natureza avistam golfinhos da costa e os gourmets vão devorar especialidades gourmet como o risoto de tamboril sentado nas mesas à beira-mar do restaurante Ilha do Arroz.

Pousada Castelo Alcácer do Sal

Fique nesta conversão minimalista legal de um castelo antigo colina, empoleirado em penhascos acima de uma cidade ribeirinha caiada. Duplo B & B a partir de £ 89 ( pousadas.pt/pt/hotel/pousada-alcacer ).

NORTE DE LISBOA

As praias perto de Lisboa estão compreensivelmente ocupadas, por isso dirija-se apenas 50 milhas mais a norte para estâncias locais mais tranquilas e praias de areia compridas e intactas que nunca ficam superlotadas.

7. Praia do Baleal, perto de Peniche

Escape para uma pequena aldeia baleeira antiga em sua própria ilha rochosa através de uma passagem estreita. Os surfistas podem escolher entre uma enorme baía de areia de um lado; remadores podem escolher a praia rasa abrigada por rochas do outro. Os freqüentadores da praia podem encontrar aulas de esportes náuticos e aluguel de kit nas aldeias vizinhas, enquanto os caminhantes podem explorar os caminhos através de dunas montanhosas. Na hora do almoço, Mundano, um pequeno restaurante em um beco pavimentado na ilha, oferece o tipo de comida inovadora que esperaria em um restaurante da cidade grande.

8. Praia da Tocha, perto de Coimbra

Outra enorme praia de areia branca em meio a dunas e pinheiros, apoiada por pequenas casas de pescadores de madeira. Não perca a pequena e encantadora biblioteca de praia sobre palafitas na praia, oferecendo livros gratuitos e revistas para os banhistas. Este lugar é um grande sucesso com os moradores locais, por isso não admira que a comida é sensacional, especialmente as sardinhas assadas. Primeiro, visite o museu à beira-mar sobre a pesca da sardinha local e, em seguida, experimente a verdadeira coisa no terraço à beira-mar do Restaurante Avenida.

Pousada Ria

Este hotel moderno e tranquilo pende sobre a costa de uma lagoa em um espeto de areia ao lado do mar em uma reserva natural tranquila. Duplo B & B a partir de £ 68 ( pousadas.pt/pt/hotel/pousada-ria ).

NORTE DE PORTUGAL

A maioria dos amantes de praia britânicos dirige-se para o Algarve; Poucos consideram o norte de Portugal, embora os resorts de praia aqui estejam mais próximos do Equador do que da Costa Brava, da Riviera Francesa e do Adriático. É fácil encontrar voos para o Porto e as acomodações são mais baratas do que o sul.

9. Praia de Miramar, perto do Porto

Ao lado das elegantes ruas suburbanas do bairro de Arcozelo, no Porto, encontrará bancos de areia espetaculares, ondas agitadas, pedras e piscinas, além de uma vista única: a igreja Lord of the Rock, de 400 anos, construída sobre pedras que se projetam nas ondas do centro da praia. Depois, coma iguarias como salmão com maracujá no café Areal Praia, à beira-mar.

10. Praia de Paco, perto de Viana do Castelo

As últimas praias de Portugal, antes da fronteira com a Espanha, são enseadas isoladas entre rochas apoiadas por bosques e antigos moinhos de pedra. Paco é o melhor: uma praia abrigada com Bandeira Azul pontilhada com pedras de granito e ruínas do castelo do século XVI. Mais tarde, mime-se com os camarões grelhados no terraço da Pousada Viana do Castelo, desfrutando do pôr-do-sol sobre uma vista muitas vezes descrita como a melhor do mundo.

Pousada Viana do Castelo

Sente-se especial para ficar nesta mansão de colina convertida elegante com visões sensacionais. Duplo B & B a partir de £ 81 ( pousadas.pt/en/hotel/pousada-viana ). 

Para mais informações sobre as férias de praia portuguesas, aceda a  visitportugal.com . Na cadeia de 34 hotéis históricos da pousada ( pousadasofportugal.com ), duas crianças menores de 12 anos podem ficar livres quando partilham o quarto com os pais.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal