10 lugares grátis para visitar em Viana do Castelo
Ponte Românica de Vilar de Mouros
Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2 500 habitantes. É sede de um município com 136,52 km² de área com cerca de 16 684 habitantes com 14 freguesias
Praia de Afife em Viana do Castelo
Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.
Praia da Amorosa Nova Viana do Castelo
Praia da Azurara Vila do Conde
Situada a sul de Vila do Conde e da foz do Rio Ave, a Praia de Azurara começa junto ao molhe que a protege dos ventos mais fortes.As suas areias brancas e finas estendem-se por quilómetros e estão rodeadas por um cordão de dunas preservadas, atravessado por passadiços de madeira que permitem o acesso dos banhistas sem danificar o meio envolvente. O mar de ondulação forte é muito apreciado pelos praticantes de surf.
Castelo de Melgaço
Principal defesa raiana do Alto Minho no século XII, constitui-se na sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça, vigiando a travessia para a Galiza.
No cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, com três pisos e cobertura em telha, e parte da antiga cerca da Vila medieval.
Praia da Amorosa Velha
Praia do Castelo do Neiva uma das melhores praias de Viana do Castelo
A costa e a praia formam uma linha marcada pela rebentação das ondas.
Um pequeno porto de pesca artesanal é o testemunho da faina do mar característica de uma comunidade piscatória, com os seus perigos e desafios.
O limite desta praia é o Rio Neiva que corre até ao mar, desaguando entre dunas e pinhais.
Praia de Castelo do Neiva
Numa região habitada desde tempos muito antigos, cujos testemunhos mais evidentes foram encontrados no Castro do Monte da Guilheta originário da Idade do Ferro, a Praia de Castelo do Neiva está inserida num ambiente rural. A par da agricultura, as atividades tradicionais da população incluíam também a apanha do sargaço, para fertilizar os campos de cultivo, e a pesca, faina que se mantém no extremo norte da praia, onde se situa o porto de pesca e a Lota. Para lá desta zona, o areal é extenso e está dotado de completas infraestruturas de apoio, que tornam a estada dos banhistas mais agradável.
Museu Municipal de Caminha
O Museu Municipal de Caminha situa-se em pleno Centro Histórico Medieval da vila e está instalado num edifício datado, provavelmente, do séc. XVII/XVIII que, até ser adaptado a Museu e Biblioteca, em 1989, serviu de Tribunal e Cadeia da Comarca de Caminha. Hoje, o edifício alberga o Museu Municipal de Caminha que expõe uma importante coleção de objetos arqueológicos que documentam a história da região desde a Pré-História à Romanização.
No Museu Municipal de Caminha o visitante será conduzido por entre segredos e mistérios de tempos remotos que o farão sorrir e sonhar com a vida na antiguidade desta região, espelhada em objetos pré-históricos, nas réplicas das gravuras rupestres de Lanhelas, na reprodução da Anta da Barrosa de Vila Praia de Âncora, e nos objetos da cultura castreja, bem documentada nos achados arqueológicos do Coto da Pena e da Cividade de Âncora. Finalmente, o visitante tem um contacto direto com o fascinante mundo romano através dos utensílios que utilizavam no seu quotidiano e nas suas trocas comerciais.
O Museu Municipal de Caminha é uma instituição dependente da Câmara Municipal de Caminha, sem fins lucrativos, que se dedica a, em benefício do público, colecionar, preservar, interpretar, expor e comunicar os valores patrimoniais do concelho de Caminha.
Praia da Ínsua
Situada no extremo norte do longo areal da Praia de Afife, a Praia da Ínsua está rodeada por dunas que embelezam a paisagem e a protegem dos ventos fortes. Muito concorrida, esta praia é bastante apreciada pelas crianças devido às pequenas poças que na maré baixa se formam entre as rochas.
A praia tem uma morfologia em forma de concha resguardada por um sistema dunar, brindando este espaço com um microclima.
A norte, a praia da Carrasqueira desvenda alguns dos segredos da evolução natural do litoral, aqui encontramos uma praia antiga, constituída por areias e calhaus rolados resultante das pequenas oscilações da subida e descida do mar durante o período de algumas dezenas de milhares de anos.
Aqui e ao longo de todo o litoral norte, podemos encontrar antigas estruturas de pesca artesanal, as “câmboas”.
Praia do Paçô Viana do Castelo
A Praia de Paçô, situa-se na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo. Está localizada a 10 Km da sede de Concelho e a 7km de Vila Praia de u00c2ncora.
A praia situa-se numa pequena baía a 1km a noroeste do Farol de Montedor e tem cerca de 350 m de comprimento por 70 de largura de areia fina e média com forte componente de quartzo. Possui dois apoios de praia e dois nadadores-salvadores durante a época balnear. É uma praia com boas condições para a prática de pesca desportiva e caça submarina.
A praia situa-se a 500 m na Estrada Nacional 13, e o seu acesso é feito através de uma estrada em calçada à Portuguesa. Possui parque de estacionamento para 350 veículos.
A Praia do Paçô possui antigas barracas de pesca tradicional, convertidas em habitação e o Forte do Paçô, construído no século XVIII, pelo Conde de Lippe
É uma praia muito tranquila, com uma enseada, abrigada dos ventos do norte.
A paisagem é dominada por um areal, por várias pequenas praias, por afloramentos graníticos e pelo Forte de Paçô classificado como Imóvel de Interesse Público desde 24 de Janeiro de 1967.
Sobre a duna primária a norte do Forte, encontramos um conjunto de edifícios de granito “casas do mar tradicionais” ou “aprestos de pesca”, antigos abrigos de barcos e de utensílios para a apanha do sargaço.