Praia do Paçô Viana do Castelo
A Praia de Paçô, situa-se na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo. Está localizada a 10 Km da sede de Concelho e a 7km de Vila Praia de u00c2ncora.
A praia situa-se numa pequena baía a 1km a noroeste do Farol de Montedor e tem cerca de 350 m de comprimento por 70 de largura de areia fina e média com forte componente de quartzo. Possui dois apoios de praia e dois nadadores-salvadores durante a época balnear. É uma praia com boas condições para a prática de pesca desportiva e caça submarina.
A praia situa-se a 500 m na Estrada Nacional 13, e o seu acesso é feito através de uma estrada em calçada à Portuguesa. Possui parque de estacionamento para 350 veículos.
A Praia do Paçô possui antigas barracas de pesca tradicional, convertidas em habitação e o Forte do Paçô, construído no século XVIII, pelo Conde de Lippe
É uma praia muito tranquila, com uma enseada, abrigada dos ventos do norte.
A paisagem é dominada por um areal, por várias pequenas praias, por afloramentos graníticos e pelo Forte de Paçô classificado como Imóvel de Interesse Público desde 24 de Janeiro de 1967.
Sobre a duna primária a norte do Forte, encontramos um conjunto de edifícios de granito “casas do mar tradicionais” ou “aprestos de pesca”, antigos abrigos de barcos e de utensílios para a apanha do sargaço.
Praia do Carreço Viana do Castelo
A praia de Carreço é um espaço muito procurado pelas famílias, protegida dos ventos fortes do norte pelo promontório de Montedor e, do mar, pelos afloramentos rochosos apresenta uma grande variedade de formações geológicas.
Nesta praia pode-se observar uma população de corvos marinhos de crista (Phalacrocorax aristotelis), assim como algumas outras espécies.
Com uma zona bastante rochosa entre as dunas e o areal, a Praia do Carreço possui boa qualidade ambiental e ótimas infraestruturas de apoio. Esta praia está integrada numa zona de grande beleza paisagística, que poderá ser admirada em toda a sua extensão a partir da colina do Montedor, onde se situa o farol mais a norte do território português. Nas imediações, não deixe de visitar os três Moinhos de vento de Montedor, recentemente restaurados.
Praia Norte (Viana do Castelo)
A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo.
Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).
Praia Azul (Vila do Conde)
A Praia de Vila Conde possui um longo areal que se estende por cerca de 6 kms até à foz do Rio Ave, quase sem interrupções. Neste espaço, que vai tomando diversos nomes conforme o concessionário e os frequentadores, destacam-se praias como a de Caxinas, utilizada pelos pescadores, a Praia do Turismo, muito concorrida por estar perto do centro urbano, e a Praia Azul, a mais procurada pelos surfistas. Terra de estaleiros de construção naval e de pescadores, Vila do Conde é conhecida pelas belíssimas rendas de bilros, fabricadas com muito saber e paciência pelas mulheres da região.
A Praia Azul em Vila do Conde é claramente uma praia que serve a população local dada a sua proximidade à zona habitacional. Os fáceis acessos e todas as infra-estruturas envolventes convidam não só a banhos como a agradáveis passeios pela marginal.Uma ciclovia e um passeio pedonal são seguramente opções saudáveis em alternativa a um mergulho.
Praia de Afife em Viana do Castelo
Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.
Castelo de Monção Castelo medieval dos alvores
O
Castelo de Monção, no Minho, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Descrição sumária: Castelo medieval dos alvores da nacionalidade cuja fundação se desconhece mas que terá sido acrescentada uma barbacã no reinado de D. Dinis. Fortaleza abaluartada e mandada edificar após a Declaração da Independência em 1640, tendo sido terminada nos inícios do século XIX, nunca sendo concluídos os trabalhos de obras exteriores.
Erguido na margem esquerda, a jusante de Melgaço, tinha como função primitiva defender neste trecho a passagem do rio Minho.
Ponte Românica de Vilar de Mouros
Caminha é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2 500 habitantes. É sede de um município com 136,52 km² de área com cerca de 16 684 habitantes com 14 freguesias
Construtivamente, a ponte pode considerar-se um protótipo das pontes góticas nacionais. A grande maioria dos autores que a ela se referiram coincide na proximidade estrutural e estilística para com a ponte de Ponte de Lima, ela sim o verdadeiro modelo de ponte gótica seguida no Norte do país, pela sua dimensão e pelo impacto que certamente teve no panorama laboral e económico do Entre-Douro-e-Minho da altura. Na obra de Vilar de Mouros, o esquema seguido é idêntico, com grandes arcos ligeiramente quebrados, intercalados por olhais sobre talhamares prismáticos, que reduzem, consideravelmente, o peso da estrutura