Praia da Baforeira Cascais
A Baforeira é uma água balnear de uso suspenso situada a nascente da praia de São Pedro do Estoril, da qual está separada por um pontão e formações rochosas. Ladeada de arribas, a sua faixa de areia, estreita, limitava-se apenas a uma zona de risco no seu sopé, classificada como instável. O seu uso balnear foi suspenso a 4 de julho de 2017, devido à instabilidade destas e à inexistência de areal, que poderia comportar riscos de segurança para os seus utilizadores. Forma o limite poente da Zona de Interesse Biofísico das Avencas.
Possui um parque de estacionamento, no topo da arriba que lhe dá acesso, bem como um restaurante e bar.
O nome da praia deriva do latim tardio biferaria, com o significado de figueira brava, étimo hoje em desuso na língua portuguesa.
Localizada a nascente da praia de S. Pedro do Estoril e separada desta por um pontão e formações rochosas. Está envolvida por arribas, tendo como principal acesso uma enorme escadaria. Dispõe de um restaurante e bar, que funciona também como discoteca.
Possui, ainda, um parque de estacionamento, localizado na zona envolvente.
Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros
Acesso à praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia, pela praia de S. Pedro.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé
Praia da Ribeira (Cascais)
A Praia da Ribeira está localizada no centro da Vila de Cascais e deve o seu nome ao facto de ali desaguar a Ribeira das Vinhas.
Esta praia é tradicionalmente uma praia de pescadores que dispõe de um cais para embarcações onde é descarregado o pescado que depois é comercializado na Lota.
É por este motivo que esta praia é também conhecida por Praia dos Pescadores ou Praia do Peixe. A Praia da Ribeira encontra-se envolvida pela Baixa de Cascais – zona de grande interesse urbano.
Na sua envolvente podemos encontrar a Câmara Municipal de Cascais, o edifício da Capitania de Cascais – Palácio de Seixas, a Lota de Cascais, entre outros.
Embora apresente uma boa qualidade da água que é monitorizada durante a época balnear, esta praia não está classificada como de uso balnear.
Estacionamento limitado e pago. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCAS De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS Acesso ao areal por escadas e rampa.
Localizada no centro da Vila de Cascais, com uma utilização essencialmente piscatória. Possui bons acessos (escadas e rampas).
Estacionamento limitado e pago.
Praia com um cais para embarcações e com excelente enquadramento arquitetónico na Vila de Cascais.
Localização: Cascais
Acesso à Praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCASDe comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCASDe autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS
Acesso ao areal por escadas e rampa.
Praia do Tamariz Estoril Cascais
A praia do Tamariz é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada no Estoril, em Cascais. Considerada a praia por excelência da Costa do Estoril, possui um areal de declive suave e 190 metros de extensão, bem como uma piscina oceânica no seu extremo nascente. De afluência média a muito alta, conta com um posto médico e de primeiros socorros e está classificada como acessível a pessoas de mobilidade reduzida, sendo vigiada e sinalizada durante a época balnear. Para além disto, possui também apoios de praia, bares e restaurantes.
O acesso à praia é feito exclusivamente a pé, através do paredão ou dos acessos à Estrada Marginal e à estação ferroviária do Estoril.
Situada ao fundo da Alameda do Casino do Estoril, a Praia do Tamariz foi em tempos conhecida como a Praia Elegante, frequentada pela alta sociedade que passava os verões na linha do Estoril. Atualmente, é uma das praias mais concorridas desta zona por ser muito central e estar situada junto à linha de comboio.
Praia do Avencas na linha de Cascais
Rodeada por arribas que se podem apreciar a partir da Estrada Marginal, a Praia das Avencas possui flora e fauna marinha de importância reconhecida, estando prevista a criação de uma zona de interesse biofísico neste local.Esta praia de extensão reduzida situa-se junto à Praia da Parede e o seu acesso faz-se pela passagem subterrânea que a liga ao Parque de estacionamento, situado a norte da estrada marginal.
pesar do seu pequeno tamanho, a Praia das Avencas agrada a qualquer um. A areia é fina e branca e a àgua cristalina. A vista para a baía de Cascais, quanto a atmosfera está limpida, é muito bonita. Esta praia dispõe de um bar
São Pedro do Estoril
São Pedro do Estoril é uma aldeia da freguesia de Cascais e Estoril, concelho de Cascais, em Portugal. Situada no litoral atlântico, no extremo oriental da freguesia, a sua costa escarpada dá lugar a uma pequena baía onde se localiza uma praia homónima. Limita a oeste com São João do Estoril (Castelinho Nossa Senhora de Fátima), a norte com o Murtal e a leste com a Parede, estas últimas pertencentes à freguesia de Carcavelos e Parede. Abílio Nunes dos Santos, proprietário dos antigos Armazéns do Chiado, foi o responsável pelos impulsos ao desenvolvimento da zona. Originalmente denominada Cai água, pela azenha e casebres existentes na foz da Ribeira de Caparide, viu o seu nome alterado para o atual pelo Decreto n.º 11228, datado de 31 de agosto de 1926, por petição de um grande número de habitantes.
A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente. A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade.
É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha. Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros.
Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Windsurf Segurança: Praia vigiada/sinalizada Acesso à Praia: De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia. De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas e rampa.
Praia da Rainha (Cascais)
A Praia da Rainha é uma praia de águas calmas e com um areal de pequena dimensão, encaixada entre falésias, em pleno centro da Vila de Cascais.
Esta praia deve o seu nome à Rainha D. Amélia, que ali ia a banhos durante as estadas da família real em Cascais. Localizada na lateral de uma das ruas mais antigas do centro histórico de Cascais – a Rua Frederico de Arouca, mais conhecida por rua Direita – esta praia tem uma envolvente única onde permanece o comércio de rua e se pode desfrutar de um leque variado e diversificado de serviços, desde restaurantes a hotéis, lojas, entre outros.
O acesso é exclusivamente pedonal, fazendo desta praia um local privilegiado para os turistas que estão alojados na zona envolvente. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas.
Praia com areal de dimensões reduzidas, encaixada entre falésias no cimo das quais existem habitações.
Localizada no Centro de Cascais é uma praia escondida de águas calmas. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação.
Praia da Duquesa Cascais
itua-se no centro da Vila de Cascais, sendo limitada a nascente pelo "Chalet Palmela" e a poente pelo "Chalet Faial".
Dispõe de bons acessos, entre os quais o paredão (passeio marítimo), onde estão localizados os restaurantes, os bares e as esplanadas. Existe um parque de estacionamento.
Localização: Cascais
Extensão da linha da praia: 0,17km
Segurança: Praia vigiada/sinalizada
Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Desportos Náuticos (aluguer de barcos de recreio, gaivotas e ski aquático); Escola de Mergulho
Acesso à Praia:
De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia
De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé
De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé
Praia da Conceição (Cascais)
Situada entre o "Chalet Faial" e a capela de Nossa Senhora da Conceição apresenta um areal não muito extenso, que em condições de baixa-mar fica comunicável com a praia da Duquesa.
Possui bons acessos (paredão, escadas e rampa). Existem ainda restaurantes, bares e esplanadas ao longo do paredão.
Extensão da linha da praia: 0,11kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros
Acesso à praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.
Acesso ao areal por escadas e rampa.
Praia de Carcavelos
A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, formando com outras a Costa do Estoril.
A Praia de Carcavelos está situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede, entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras. No inverno tem ondas de classe nacional onde já vários surfistas despontaram para o desporto. Apenas
É a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana.
Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf, Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições. Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.
Praia da Torre
Praia da Torre é uma praia situada em São Julião da Barra, na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, em Oeiras, Grande Lisboa.
A Instituto da água realiza análises periódicas no local, uma vez que a praia é utilizada por banhistas.
Situada do lado nascente da Fortaleza de São Julião da barra encontra-se a praia da Torre, que oferece um ambiente requintado e bastante familiar.
Com escadas e rampas de acesso funcionais, protegida do vento devido à sua posição geográfica, é dotada de agradáveis equipamentos no nível das esplanadas e restauração de superior qualidade.Servida por um parque de estacionamento pago junto à praia e um gratuito do outro lado da marginal, este espaço termina no Porto de Recreio de Oeiras, onde se encontra também situada a piscina oceânica de água salgada. É também nesta praia que se inicia o Passeio Marítimo, com extensão até à Praia de Paço de Arcos.
Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.