15 Melhores Coisas para fazer em Silves


Um dia perfeito da costa algarvia, Silves é uma adorável cidade medieval entre pomares e vinhas.

A cidade teve seu auge na época dos mouros quando era a capital do Algarve.

O castelo no topo da colina é um monumento ao domínio islâmico até o século XIII.

Grandes obras da arquitectura mourisca estão a ser desenterradas o tempo todo em Silves; o castelo tem os restos de um palácio, enquanto o museu de arqueologia integra uma cisterna medieval em seu design.

Em agosto, esta rica herança é honrada com uma feira que tem mercados, justas, música, dança e encenações históricas.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Silves :

1. Castelo de Silves

 

Silves esteve nas mãos dos mouros durante quase 500 anos, e o monumento duradouro deste período é o castelo.

Este edifício não foi alterado muito desde os dias do califado almóada nos séculos XII e XIII.

Como todos os melhores castelos, pode subir ao parapeito e ponderar a vista da Serra de Monchique entre os merlões.

Um palácio mouro do século XI também foi escavado dentro das muralhas, e fragmentos emocionantes como janelas de várias folhas foram trazidos à luz.

Há muita coisa acontecendo no subsolo no pátio do castelo, onde você pode entrar em uma cisterna de 10 metros de altura e observar um poço que desce 60 metros na terra.

2. Catedral de Silves

A catedral foi construída assim que Silves foi reconquistada dos mouros no século 13, e pode até ter sido erguida onde a antiga mesquita ficava.

A arquitetura é principalmente gótica, e a catedral é considerada o melhor monumento religioso desta época no sul de Portugal.

Uma decoração extra foi adicionada mais tarde, mas o fascínio da catedral está na grandeza discreta das colunas e arcos na nave, nas arquivoltas de arenito vermelho brilhante no portal e no arco traceried entre a capela-mor do transepto.

 

3. Museu Municipal de Arqueologia de Silves

 

Excelente museu de arqueologia da cidade é construído em torno de uma cisterna dos dias do califado almóada no século XII.

Este tem 20 metros de profundidade e tem uma escadaria de helicóptero que leva você até o tanque, que foi transformado em espaço de exposição.

Outras escavações em torno da cidade descobriram achados que remontam ao período neolítico e incluindo o cobre e a idade do bronze, os tempos romanos, os visigodos e os mouros.

Os artefatos mouriscos compõem a maior parte da coleção do museu, mas abrem tempo para as pedras funerárias da Idade do Ferro, com inscrições escritas que ainda são um mistério para os historiadores.

4. Cidade Velha de Silves

 

Vindo dos resorts turísticos da costa de Silves pode ser um pouco chocante para o sistema.

As coisas são muito mais lentas aqui, e você pode gastar seu tempo vagando e parando para um café ou uma bebida gelada em um café na calçada.

O bairro histórico se agarra a uma colina, com o castelo e a catedral no topo e ainda é controlado por um portão musculoso que o leva para a íngreme Rua da Sé.

Faça uma pausa na prefeitura, em uma refinada praça de arcadas ao lado do portão, onde você também verá o pelourinho como um monumento à autonomia da cidade e onde os criminosos costumavam ser punidos em público.

5. Cruz de Portugal

 
 
Um momento ou dois fora de Silves, na estrada para São Bartolomeu de Messines, é um belo e enigmático Monumento Nacional.

Em um pequeno abrigo há uma cruz de calcário com o tipo de alvenaria ornamentada que estava na moda no período do Alto Gótico.

Um lado é um crucifixo, enquanto o outro é um pietà, mostrando Maria embalando o corpo de Cristo.

Ninguém sabe exatamente de onde veio, mas a análise da pedra data do final do século XV.

O calcário, com o seu tom cremoso não é encontrado no Algarve, por isso, provavelmente, foi esculpida mais a norte.

 

6. Praia de Armação de Pêra

 

Silves a cidade não está na costa, mas o município mais amplo inclui Armação de Pêra, uma vila de pescadores que virou destino de praia.

A praia principal é tudo o que se pode querer de uma praia no Algarve: há uma baía longa e suavemente curva com um largo cinturão de areia dourada banhada por ondas altas.

A água pode não ser muito rasa, mas o aspecto leste da praia mantém as ondas fortes e as correntes afastadas.

E você nunca terá que caminhar mais do que alguns metros para uma bebida, lanche ou refeição, pois há uma linha contínua de barras em cabanas de madeira na parte traseira.

7. Praia Grande de Pêra

 

Em essência, a Praia Grande é apenas uma continuação da praia principal de Armação de Pêra.

A grande diferença é que esta é mais ao redor da baía e mais removida do resort.

Em vez de bares e blocos de apartamentos, há dunas de areia e a Lagoa dos Salgados.

Para proteger o delicado ecossistema das dunas, você só pode chegar à praia caminhando pelo litoral ou atravessando a longa passarela que passa pela lagoa.

Este passeio vale a pena, pois há sinais informando sobre a vida selvagem neste ambiente quase-marciano.

8. Mercado Municipal

 

Em nenhum lugar dá uma ideia do quotidiano de uma cidade portuguesa como um mercado, e a de Silves cantarja com actividade seis dias por semana.

Mesmo que você não esteja precisando de frutas frescas, vegetais, carne ou peixe, você ainda deve participar de conversas animadas e discussões amigáveis.

O dia mais animado é o sábado, quando os comerciantes de toda a região chegam à cidade e montam suas barracas na praça.

O edifício foi construído durante o regime do Estado Novo em meados do século XX e é um símbolo da tradição medieval de Silves.

9. Ponte Velha

 

Outro legado da cidade medieval de Silves é esta orgulhosa ponte do século XV sobre o Arade.

Há um debate sobre se isso foi construído usando material de uma estrutura antiga.

Silves estava no cruzamento de duas estradas romanas, por isso há uma boa hipótese de haver uma travessia neste local há 2000 anos.

De qualquer maneira é um marco digno, e suas paredes caiadas de branco parecem fantásticas contra o rio verde e colinas atrás.

Há uma fileira de plátanos ao longo do banco, onde você pode tomar um fôlego para apreciar a cena por um momento.

10. Slide & Splash

 

Quem visita crianças ou adolescentes não tem escolha a não ser planejar um dia neste parque aquático.

O Slide & Splash é uma das maiores atrações do gênero na Europa e tem uma lista de slides para desgastar até as crianças mais enérgicas.

Os principais passeios são todos habilmente posicionados juntos em uma subida para que você possa mergulhar em uma piscina e começar a filas para o próximo canal imediatamente.

O parque também tem alguns bônus úteis que você nem sempre encontra em parques aquáticos: você pode trazer sua própria comida, enquanto o restaurante é realmente muito bom e tem opções mais leves em vez de jacks fast food.

O Slide & Splash também é enorme, com amplos espaços verdes onde você pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras.

 

11. Feira Medieval de Silves

 

Onde melhor para realizar uma feira medieval do que a antiga capital do Reino do Algarve.

Por cerca de dez dias, em meados de agosto, a paisagem medieval de Silves torna-se palco de encenações, música e dança.

Você pode provar a cozinha medieval e assistir a demonstrações de falcoaria, encantadores de serpentes, malabaristas, teatro de rua e torneios de justa.

A cidade está repleta de paisagens, sons e cheiros (felizmente apenas os bons) do Algarve há mil anos, e no mercado mais de 200 artesãos e comerciantes vendem as suas mercadorias ao lado das muralhas do castelo.

12. Passeios de Barco

 

Armação de Pêra é também uma plataforma de lançamento de cruzeiros para cavernas no litoral escarpado a oeste da cidade.

São 18 para descobrir e muitas empresas competem pelo seu negócio.

Muitos dos capitães são pescadores durante o inverno, executando cruzeiros para a temporada turística.

As cavernas são extraordinárias, especialmente em dias de sol quando a rocha amarela é coberta de tons vermelhos e laranjas.

Se você vê apenas uma caverna, faça-a a Gruta de Benagil, iluminada de uma abertura em seu teto como uma clarabóia natural.

13. Cavalgadas

 

Fora de Silves as colinas baixas são castanho-claras, com sobreiros solitários nas encostas e eucaliptos e pomares de citrinos nos vales.

Nos terrenos altos, pode-se ver a formidável Serra de Monchique, o mar, Portimão e Silves numa vista inesquecível.

O Country Riding Center levará sua experiência em consideração e providenciará um pequeno passeio pelo interior, ou algo mais longo ou mais aventureiro.

Crianças a partir dos dois anos são atendidas, para que você não precise se preocupar se for um novato.

Os cavalos são plácidos e responsivos, e os mais experientes poderão experimentar um trote ou um galope.

14. Wine Tourism

 

Silves tem mais produtores de vinho dentro dos seus limites do que qualquer outro município do Algarve.

São oito no total, e estão sob o rótulo “Vinhos de Silves”, que você pode encontrar nos cardápios de vinhos dos restaurantes locais.

O clima quente e as uvas maduras conferem aos tintos e aos brancos sabores quentes e robustos.

As vinícolas de Silves também começaram a atender os visitantes, realizando passeios e permitindo que você provasse e comprasse seus vinhos no local.

A Quinta do Francês fica ao noroeste e é uma viagem memorável pelo sopé da Serra de Monchique.

Também perto está a Quinta da Vinha, enquanto a cooperativa agrícola da Lagoa também realiza passeios e degustações diárias.

15. Culinária

 

Com o deserto da montanha e a costa no seu território, a gastronomia em Silves pode mudar dependendo de onde você está jantando.

Se você estiver nas colinas, jogos como javali, perdiz de coelho são todos assados em pratos saudáveis e diretos (tudo ótimo com os tintos locais). Mas pelo peixe de água e frutos do mar estão em ordem, seja salgado de cavala, lulas recheadas ou cataplana e caldeirada, dois guisados de frutos do mar típicos portugueses.

A Caldeirada acompanha uma mistura de peixe e marisco num caldo de tomate e batata, e é ainda objecto de um festival anual em Armação de Pêra todos os meses de Junho.

E no mercado, ponha as mãos em algumas frutas cítricas, como laranjas e tangerinas, cultivadas aqui mesmo em Silves.

  • 15 Melhores Coisas para fazer em Silves


Outros Artigos Populares no Blogue