Rota Vicentina eleita um dos melhores trilhos pedestres da Europa


É a primeira vez que um trilho do Oeste europeu recebe a certificação Leading Quality Trails - Best of Europe.
O Caminho Histórico da Rota Vincentina foi eleito um dos melhores trilhos da Europa pela prestigiada European Ramblers Association (ERA). É a primeira vez que um trilho do Oeste europeu recebe a certificação Leading Quality Trails – Best of Europe.

 

A distinção foi atribuída no mês passado, depois de ter sido assegurado o cumprimento de todos os critérios de qualidade para tornar o percurso elegível. Isto implicou fazer “algumas melhorias e ajustes”, que a equipa da Rota Vicentina espera continuar a implementar durante os próximos anos, lê-se no site oficial da Rota.

 
 

A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres no sudoeste de Portugal ao longo da mais bela e melhor preservada linha costeira do sul da Europa. Combinando o Caminho Histórico e a Trilha dos Pescadores e cobrindo 230 km (143 milhas) em 12 etapas, a nossa Rota Vicentina completa férias de caminhada em Portugal proporciona a melhor experiência de caminhada da Rota Vicentina.

 

 



 

Itineráriopara Rota Vicentina Completo

 

 

Dia 1: Chegada -  Santiago do Cacém

Chegando a Santiago do Cacém, uma cidade medieval localizada no interior da costa alentejana, vale a pena explorar. Após o check-in, nosso representante local fará um breve briefing para esclarecer tudo relacionado ao passeio. Todas as trilhas são totalmente marcadas, fazendo parte do Caminho Histórico da Rota Vicentina e da Trilha dos Pescadores.

  • Pernoite em Santiago do Cacém

Dia 2: Santiago do Cacém - Vale Seco

Hora de começar sua aventura. Seguindo a linha costeira do Alentejo, este caminho interior percorrerá bosques e montados (sobreiros de sobreiros). Há ainda a possibilidade de ver algumas espécies endémicas de aves que utilizam as áreas de montado para acertar os seus ninhos.

  • Caminhando pelo dia: 20 km, 6h ↑ 360m ↓ 430m
  • Pernoite em Vale Seco

Dia 3: Vale Seco - Cercal do Alentejo

O terceiro dia traz um forte sabor rural ao passeio, passando por muitas fazendas e campos cultivados, uma boa oportunidade para ver um estilo de vida diferente. Vai caminhar por florestas, campos abertos e bosques de oliveiras, passar por pequenos lagos e reservatórios de água. Antes de chegar ao Cercal, o caminho leva ao redor do belo lago de Campilhas , um lugar agradável para se refrescar e dar um mergulho rápido nos dias mais quentes.

  • Caminhando para o dia: 19 km, 6h ↑ 160m ↓ 200m
  • Pernoite no Cercal do Alentejo

Dia 4: Cercal do Alentejo - Porto Côvo

Agora é hora de se aproximar do oceano, esse estágio é a conexão com a Trilha dos Pescadores . Depois de alguns quilômetros passando por pequenas fazendas e seus belos jardins cultivados, pode sentir o cheiro dos eucaliptos no ar quando passa por uma plantação. Saberá que o oceano está se aproximando assim que  chegar a alguns campos abertos, com o azul já no horizonte.

  • Caminhando para o dia: 19 km, 6h ↑ 160m ↓ 200m
  • Pernoite em Porto Côvo

Dia 5: Porto Côvo - Vila Nova de Milfontes

De manhã, terá uma transferência de 25 minutos para Porto Côvo (início), lá poderá estocar suprimentos para o dia, desde que durante o dia  não será capaz de obter qualquer um. Este é um passeio moderado a extenuante, atravessando várias áreas com areia solta, notará que esta é uma área inexplorada, onde pode ter algumas vistas surpreendentes. Se não é um caminhante experiente, há duas caminhadas alternativas mais curtas disponíveis - 14 km e 8 km.

  • Caminhando durante o dia: 20 km, 6h ↑ 160m ↓ 150m (ou 14 km / 8 km passeios alternativos)
  • Pernoite em Vila Nova de Milfontes

Dia 6: Milfontes - Almogarve / Longuerira

Tem duas opções para a caminhada de hoje: a) pegue a pequena balsa para fazer a travessia do rio primeiro e depois comece a caminhar, ou, b) atravesse o rio a pé pela ponte, seguindo o caminho desde o início. Ambas as opções levarão  a um dia tranquilo de caminhada pelos campos e passando por pequenas falésias, com acesso a várias praias, em direção a Almograve, mais ao sul. Almograve é um bom lugar para almoçar e desfrutar da gastronomia local. Depois do almoço, é hora de explorar a praia do Almograve, ou terminar a rota, indo para a aldeia de Longueira, localizada no interior (35 minutos a pé).

  • Caminhando pelo dia: 17 km, 5h ↑ 90m ↓ 115m (caminhada completa)
  • Pernoite na Longueira

Dia 7: Almograve - Zambujeira do Mar

Deixando o Almograve para trás, estará novamente explorando as paisagens ao longo do litoral alentejano intocado. Passe pelo porto de pesca da Zambujeira (Entrada da Barca), depois caminhe ao lado das falésias que oferecem vistas marinhas panorâmicas, onde poderá observar as cegonhas. Pode fazer uma parada na pequena vila de Cavaleiro, comprar alguns suprimentos e desfrutar de um bom prato caseiro, antes de ir para o oeste, fazer o belo farol do Cabo Sardão. Sua caminhada termina na Zambujeira do Mar, com uma das praias mais incríveis de Portugal.

  • Caminhando durante o dia: 21 km, 6h ↑ 200m ↓ 200m
  • Pernoite na Zambujeira do Mar

Dia 8: Zambujeira - Odeceixe

Este é um dos percursos pedestres mais populares utilizados pelos pescadores que se dirigem para sul, rumo a Odeceixe, a primeira aldeia da região do Algarve. Vai encontrar muita coisa para explorar, passando pela Praia do Carvalhal, a residência da famosa fadista Amália Rodrigues e o localmente famoso porto da Azenha do Mar, e estes são apenas alguns dos destaques. Depois de recarregar as baterias no restaurante de frutos do mar da Azenha do Mar, terá a energia para continuar sua jornada até Odeceixe, onde a ponte sobre o rio estabelece a fronteira entre as regiões do Alentejo e do Algarve.

  • Caminhando para o dia: 18 km, 6h ↑ 260m ↓ 280m
  • Pernoite em Odeceixe

Dia 9: Odeceixe - Aljezur

De Odeceixe continua caminhando para o sul, perto da costa, passando pela pequena aldeia agrícola de Rogil, onde poderá experimentar a famosa batata-doce. Depois disso, continuará indo para o sul até chegar à vila de Aljezur.

  • Andando para o dia: 22 km, 6h ↑ 400m ↓ 400m
  • Pernoite em Aljezur

Dia 10: Aljezur - Praia da Arrifana

Hoje seguirá a Trilha dos Fihermen e explorará o caminho para a praia da Arrifana, com incríveis vistas do oceano. Lugar maravilhoso para passar algum tempo a desfrutar da praia.

  • Caminhando durante o dia: 18 km, 5-6h ↑ 600m ↓ 600m
  • Pernoite em Arrifana

Dia 11: Praia da Arrifana - Carrapateira

Deixando Arrifana, vai caminhar para o sul na companhia do mar e da montanha, uma bela caminhada apreciando as colinas, dunas e praias de areia plana do topo das falésias. Uma parte muito primitiva e intocada da rota, que oferecerá uma grande diversidade de espécies ao longo do caminho. Um jardim florescendo durante a primavera, com cores surpreendentes de borboletas e todas as flores diferentes, e com belas folhas durante o outono, proporcionando bagas pretas e morangos silvestres para os caminhantes.

  • Andando para o dia: 23 km, 6h ↑ 400m ↓ 500m
  • Pernoite na Carrapateira

Dia 12: Carrapateira - Vila do Bispo

Este dia traz novamente belas cores, colinas que se encontram com o mar, lindos prados no fundo do vale, pequenos rios que correm para o oceano e lagoas temporárias, extremamente importantes para a biodiversidade local. Haverá oportunidades para observar algumas espécies únicas de aves, especialmente quando se aproxima de Vila do Bispo.

  • Caminhando para o dia: 21 km, 6h ↑ 300m ↓ 200m
  • Pernoite em Vila do Bispo

Dia 13: Vila do Bispo - Cabo de São Vicente

A última etapa da sua aventura de caminhada levará ao ponto mais a sudoeste da Europa continental. Também um destino para muitos peregrinos seguindo os passos de São Vicente. Esta é uma boa área para observação de pássaros, então preste atenção e mantenha seus binóculos prontos.

  • Caminhando pelo dia: 19 km, 5h ↑ 210m ↓ 280m
  • Pernoite em Sagres

Clima

A região está se beneficiando do clima mediterrâneo que traz verões longos, quentes e secos e invernos muito amenos. A região recebe mais sol a cada ano do que a Califórnia.

Primavera

A estação da primavera é quente, com temperaturas médias entre 20 ° C e 21 ° C durante toda a temporada. Uma época mais tranquila do ano, os visitantes da área não precisam se preocupar muito com a chuva, mas há chuveiros ocasionais. No final da primavera, o clima é mais parecido com o verão, com as temperaturas subindo rapidamente. Os dias crescem mais durante a primavera, com uma média de oito horas de sol por dia no início da temporada, aumentando para cerca de 10 horas no final da primavera.

verão

Os viajantes que procuram sol vão aproveitar o verão, mas pode se tornar muito quente para caminhadas. É por isso que não realizamos este feriado em julho e agosto.

Outono

O outono é tipicamente quente e agradável, esfriando um pouco até novembro. Os que buscam sol no final da temporada ainda podem ser encontrados tomando sol durante todo o outono, desfrutando de temperaturas máximas diárias médias que variam de 26 ° C em setembro a 19 ° C em novembro. Enquanto permanece quente, a precipitação aumenta gradualmente durante o outono: 26mm em setembro, 56mm em outubro e 81mm em novembro.

Inverno

Dezembro é o mês mais chuvoso do inverno com 96mm de chuvas durante o mês, tipicamente. Enquanto a estação de inverno está quente - espere que o ar seja frio a suave, embora possa encontrar temperaturas na luz do sol de até 20 ° C - os dias são muito mais curtos, com 5 a 6 horas esperadas a cada mês durante o inverno .

O que trazer

Recomendamos que viaje o mais leve possível - as companhias aéreas podem cobrar uma taxa extra e, durante transferências terrestres, o local pode ser limitado. Idealmente,  deve trazer uma peça de bagagem com peso não superior a 20 kg (para check-in) e um pacote diário (15 a 20 l de mochila) para o seu dia-a-dia (lanches, água potável, câmera, etc.). Abaixo está uma lista não exclusiva do que deve trazer para esta viagem. Informações mais detalhadas serão incluídas no seu pacote de informações de férias. Se precisar de mais informações, entre em contato com um revendedor autorizado de boa reputação.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal