A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos. De Setúbal ao Cabo Espichel, há várias nesgas de paraíso. Para alcançar algumas das praias da Arrábida, é preciso vencer um purgatório ou apanhar boleia do barqueiro. Corra connosco este 40 kms.
A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. Oriente-se connosco e decida em que praia vai estender a toalha.
Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.
Portinho da Arrábida
Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.
Praia da Figueirinha
O mar calmo e a beleza da paisagem envolvente fazem com que a Figueirinha seja uma das mais conhecidas praias da região e, por isso, muito concorrida durante a época estival. Esta praia possui um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro por uma língua de areia, dando origem a uma espécie de enseada, onde se costuma praticar windsurf.
Paia da Figueirinha
Bem perto fica uma zona arborizada nas margens da ribeira que ali desagua e no Verão é utilizada para piqueniques. O mar apresenta-se normalmente calmo, pelo que a Figueirinha se torna uma praia bastante concorrida durante a época estival. Um longo banco de areia emerge durante a maré baixa tornando esta praia apetecível em particular para as crianças. Integrada na Serra da Arrábida, dispõe ainda de uma bela vista para Tróia (em frente) e o Portinho da Arrábida que fica localizado à sua direita. Tem como infraestruturas de apoio um estacionamento pago de 277 lugares, restaurante, vigilância, toldos e jogos.
Praia de Galapos
Envolvida pela deslumbrante paisagem da Serra da Arrábida, a Praia de Galapos é uma das mais bonitas da região, está abrigada pelas arribas que a protegem de ventos, mantendo a tranquilidade das suas águas.
Pria de Galapos
Praia muito sossegada e abrigada e de águas claras que favorece a observação de espécies marinhas. O mar é calmo, tranquilidade que o torna ideal para nadar. Mas nestas águas cristalinas pode também observar facilmente o fundo do mar. As duas características combinadas fazem desta praia vigiada um local ideal para mergulho.
Praia de Galapinhos
Praia tranquila, apresenta um mar sereno e de águas claras, favorecendo a observação de espécies marinhas. É ideal para o mergulho e para a caça submarina. Este paraíso secreto começou a ganhar destaque quando Galapinhos, que fica no litoral da Arrábida em Setúbal, foi eleita a melhor praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destinations. Depois disso, a praia começou a ganhar mais visibilidade e atrair a atenção dos turistas.
Paia de Galapinhos
A praia de Galapinhos é ideal para apreciadores de praias de pequenos e calmos recantos, abrigados por entre as rochas. Praia com vigilância, sendo que o acesso é efectuado por trilhos térreos com inclinação considerável. Difícil estacionamento automóvel.
Praia da Cova da Mijona
Fica numa enseada larga, protegida a poente por uma ponta da falésia, e tem uma língua de areal bastante simpática. É aqui que se encontra o único calhau totalmente recuperado desta costa (o Calhau da Mijona), que é o sonho de qualquer eremita com vocação para o trocadilho.
COMO CHEGAR: Partindo da Aldeia nova, junto à é uma hora a calcorrear trilho de serra que finaliza com uma descida abrupta. Para a Cova da Mijona, ainda tem de vencer um trilho escavado na ravina. Vá com quem sabe ou, melhor ainda, apanhe uma boleia de barco. Aconselhamos os transfers Vertente Natural (
www.vertentenatural.com).
Praia dos Coelhos
Uma praia selvagem um paraíso de águas cristalinas como é normal neste local, fica localizada entre a praia dos Galapinhos e a praia do Creiro (Portinho da Arrábida). Praia silenciosa e de difícil acesso. Está localizada numa pequena enseada no sopé da cordilheira da serra da Arrábida. É uma praia de areia branca, águas calmas e transparentes. Praia sem vigilância com acesso por trilhos térreos com inclinação considerável.
Praia dos Coelhos
O estacionamento é reduzido e os visitantes desta praia têm que estacionar ao longo da estradas da serra. Para evitar filas de trânsito, o acesso às praias foi condicionado e é proibido transitar no sentido Praias-Centro de Setúbal até às 21 horas de 15 de setembro. Este condicionamento, apesar de atrasar a chegada a casa de muitos visitantes, tem a vantagem de permitir que se possa ver a vista do topo da serra, que inclui a cidade de Setúbal e parte da costa alentejana.
Praia dos Pilotos
A Praia dos Pilotos possui um areal de dimensões reduzidas que fica todo imerso na maré cheia. As águas são calmas e cristalinas. Na zona de banhos, há um penedo grande que se destaca.
Esta praia situa-se na encosta da longa descida que antecede o Portinho da Arrábida, pouco antes do Forte de Santa Maria da Arrábida ou Forte da Arrábida. O acesso é feito por uma escadaria que atravessa um portão de ferro.
Praia do Creiro
Entre a praia dos Coelhos e o Portinho da Arrábida, encontra-se a praia do Creiro, que se destaca, pela sua Pedra da Anicha, uma pequena ilhota, frente ao conhecido “monte branco”. Esta praia tem desde há alguns anos o acesso mais facilitado, com a construção de uma estrada e vários estacionamentos.
Ao longo do caminho até à praia, existe uma escadaria, que disponibiliza lateralmente alguns bancos acolhidos em pequenas reentrâncias. Praia com vigilância e serviços de restauração e de apoio ao lazer do veraneante, tais como aluguer de toldos e embarcações de recreio sem motor. Não dispõe de WC públicos, apenas privativos das entidades que oferecem os serviços atrás referidos.
Praia do Monte Branco
A Praia do Monte Branco possui um areal diminuto, entrecortado por calhaus e blocos. Adquiriu o seu nome, por antigamente, ter existido uma duna de areia que cobria os rochedos até à vegetação mais acima na encosta.
Localiza-se na zona nascente da Baía do Portinho da Arrábida. A cerca de 200 metros da costa, para Sul, ergue-se imponente a Pedra da Anicha. Aqui, é comum a prática de mergulho. Esta é uma praia muito pouco frequentada e aqueles que procuram um dia de privacidade na natureza, encontram aqui um lugar para o desfrutar.
Praia de Alpertuche
A praia de Alpertuche, é uma praia pequena com muitas pedras e de águas límpidas pouco conhecida e que serve principalmente os moradores aqui residentes. A Praia de Alpertuche, ou Praia de Alportuche, está orientada a Sudeste e é constituída por calhausrolados, revelando o areal durante a maré baixa.
Junto ao acesso há uma habitação antiga em ruínas. A Sul, existe uma bolsa, também de calhaus rolados, à qual as casas no topo da falésia possuem passagem privilegiada. Praia não vigiada e o seu acesso faz-se por estrada de areia que se localiza a cerca de 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.
Praia do Porto da Baleeira
É conhecida como Praia do Paraíso – e o paraíso pode ser uma cama de pedras. É o que acontece aqui: quando a maré sobe, sobra apenas uma manta de seixos. Esta pequena baía é muito procurada para baptismos de mergulho. É a primeira praia selvagem depois do Cabo Espichel.
COMO CHEGAR: Passando a Azóia, siga pela N379 até à rua da Baleeira, uma estrada de terra batida à sua direita. Siga até junto do segundo caminho que encontrar à direita e pare o carro (se tiver GPS, chega aqui com as coordenadas N 38° 24.930 W 009° 11.366). Caminhe pelo estradão de terra batida, depois terá de descer por um pequeno carreiro inclinado mas seguro que começa à sua direita. No total, são 1500 metros a penantes.