As 12 praias mais bonitas da Arrábida

As 12 praias mais bonitas da Arrábida

A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos. De Setúbal ao Cabo Espichel, há várias nesgas de paraíso. Para alcançar algumas das praias da Arrábida, é preciso vencer um purgatório ou apanhar boleia do barqueiro. Corra connosco este 40 kms.

A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. Oriente-se connosco e decida em que praia vai estender a toalha.

 

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.



 

Portinho da Arrábida

Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

 

Praia da Figueirinha

 

O mar calmo e a beleza da paisagem envolvente fazem com que a Figueirinha seja uma das mais conhecidas praias da região e, por isso, muito concorrida durante a época estival. Esta praia possui um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro por uma língua de areia, dando origem a uma espécie de enseada, onde se costuma praticar windsurf.

Paia da Figueirinha

Bem perto fica uma zona arborizada nas margens da ribeira que ali desagua e no Verão é utilizada para piqueniques. O mar apresenta-se normalmente calmo, pelo que a Figueirinha se torna uma praia bastante concorrida durante a época estival. Um longo banco de areia emerge durante a maré baixa tornando esta praia apetecível em particular para as crianças. Integrada na Serra da Arrábida, dispõe ainda de uma bela vista para Tróia (em frente) e o Portinho da Arrábida que fica localizado à sua direita. Tem como infraestruturas de apoio um estacionamento pago de 277 lugares, restaurante, vigilância, toldos e jogos.

 

Praia de Galapos

Envolvida pela deslumbrante paisagem da Serra da Arrábida, a Praia de Galapos é uma das mais bonitas da região, está abrigada pelas arribas que a protegem de ventos, mantendo a tranquilidade das suas águas.

 



Pria de Galapos

Praia muito sossegada e abrigada e de águas claras que favorece a observação de espécies marinhas. O mar é calmo, tranquilidade que o torna ideal para nadar. Mas nestas águas cristalinas pode também observar facilmente o fundo do mar. As duas características combinadas fazem desta praia vigiada um local ideal para mergulho.

 

Praia de Galapinhos

Praia tranquila, apresenta um mar sereno e de águas claras, favorecendo a observação de espécies marinhas. É ideal para o mergulho e para a caça submarina. Este paraíso secreto começou a ganhar destaque quando Galapinhos, que fica no litoral da Arrábida em Setúbal, foi eleita a melhor praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destinations. Depois disso, a praia começou a ganhar mais visibilidade e atrair a atenção dos turistas.

Paia de Galapinhos

A praia de Galapinhos é ideal para apreciadores de praias de pequenos e calmos recantos, abrigados por entre as rochas. Praia com vigilância, sendo que o acesso é efectuado por trilhos térreos com inclinação considerável. Difícil estacionamento automóvel.

 

Praia da Cova da Mijona

 

Fica numa enseada larga, protegida a poente por uma ponta da falésia, e tem uma língua de areal bastante simpática. É aqui que se encontra o único calhau totalmente recuperado desta costa (o Calhau da Mijona), que é o sonho de qualquer eremita com vocação para o trocadilho.

COMO CHEGAR: Partindo da Aldeia nova, junto à é uma hora a calcorrear trilho de serra que finaliza com uma descida abrupta. Para a Cova da Mijona, ainda tem de vencer um trilho escavado na ravina. Vá com quem sabe ou, melhor ainda, apanhe uma boleia de barco. Aconselhamos os transfers Vertente Natural (www.vertentenatural.com).

 

 

Praia dos Coelhos

Uma praia selvagem um paraíso de águas cristalinas como é normal neste local, fica localizada entre a praia dos Galapinhos e a praia do Creiro (Portinho da Arrábida). Praia silenciosa e de difícil acesso. Está localizada numa pequena enseada no sopé da cordilheira da serra da Arrábida. É uma praia de areia branca, águas calmas e transparentes. Praia sem vigilância com acesso por trilhos térreos com inclinação considerável.

Praia dos Coelhos

O estacionamento é reduzido e os visitantes desta praia têm que estacionar ao longo da estradas da serra. Para evitar filas de trânsito, o acesso às praias foi condicionado e é proibido transitar no sentido Praias-Centro de Setúbal até às 21 horas de 15 de setembro. Este condicionamento, apesar de atrasar a chegada a casa de muitos visitantes, tem a vantagem de permitir que se possa ver a vista do topo da serra, que inclui a cidade de Setúbal e parte da costa alentejana.

 

Praia dos Pilotos

 

A Praia dos Pilotos possui um areal de dimensões reduzidas que fica todo imerso na maré cheia. As águas são calmas e cristalinas. Na zona de banhos, há um penedo grande que se destaca.

 

Esta praia situa-se na encosta da longa descida que antecede o Portinho da Arrábida, pouco antes do Forte de Santa Maria da Arrábida ou Forte da Arrábida. O acesso é feito por uma escadaria que atravessa um portão de ferro.

 

Praia do Creiro

Entre a praia dos Coelhos e o Portinho da Arrábida, encontra-se a praia do Creiro, que se destaca, pela sua Pedra da Anicha, uma pequena ilhota, frente ao conhecido “monte branco”. Esta praia tem desde há alguns anos o acesso mais facilitado, com a construção de uma estrada e vários estacionamentos.



Ao longo do caminho até à praia, existe uma escadaria, que disponibiliza lateralmente alguns bancos acolhidos em pequenas reentrâncias. Praia com vigilância e serviços de restauração e de apoio ao lazer do veraneante, tais como aluguer de toldos e embarcações de recreio sem motor. Não dispõe de WC públicos, apenas privativos das entidades que oferecem os serviços atrás referidos.

 

Praia do Monte Branco

A Praia do Monte Branco possui um areal diminuto, entrecortado por calhaus e blocos. Adquiriu o seu nome, por antigamente, ter existido uma duna de areia que cobria os rochedos até à vegetação mais acima na encosta.

Localiza-se na zona nascente da Baía do Portinho da Arrábida. A cerca de 200 metros da costa, para Sul, ergue-se imponente a Pedra da Anicha. Aqui, é comum a prática de mergulho. Esta é uma praia muito pouco frequentada e aqueles que procuram um dia de privacidade na natureza, encontram aqui um lugar para o desfrutar.

 

Praia de Alpertuche

 

A praia de Alpertuche, é uma praia pequena com muitas pedras e de águas límpidas pouco conhecida e que serve principalmente os moradores aqui residentes. A Praia de Alpertuche, ou Praia de Alportuche, está orientada a Sudeste e é constituída por calhausrolados, revelando o areal durante a maré baixa.



 

Junto ao acesso há uma habitação antiga em ruínas. A Sul, existe uma bolsa, também de calhaus rolados, à qual as casas no topo da falésia possuem passagem privilegiada. Praia não vigiada e o seu acesso faz-se por estrada de areia que se localiza a cerca de 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.

 

Praia do Porto da Baleeira 

É conhecida como Praia do Paraíso – e o paraíso pode ser uma cama de pedras. É o que acontece aqui: quando a maré sobe, sobra apenas uma manta de seixos. Esta pequena baía é muito procurada para baptismos de mergulho. É a primeira praia selvagem depois do Cabo Espichel.

COMO CHEGAR: Passando a Azóia, siga pela N379 até à rua da Baleeira, uma estrada de terra batida à sua direita. Siga até junto do segundo caminho que encontrar à direita e pare o carro (se tiver GPS, chega aqui com as coordenadas N 38° 24.930 W 009° 11.366). Caminhe pelo estradão de terra batida, depois terá de descer por um pequeno carreiro inclinado mas seguro que começa à sua direita. No total, são 1500 metros a penantes.







O que visitar e conhecer em Portugal

O que visitar na Figueira da Foz os 7 melhores locais

O que visitar na Figueira da Foz os 7 melhores locais

Praia do Cabedelo (Figueira da Foz)É uma Praia Oceânica situada na costa de Portugal — Península Ibérica — no concelho da Figueira da Foz, banhada pelo Oceano Atlântico. A Praia do Cabedelo, também conhecida por Praia do Cabedelinho, pertence à foz do Rio Mondegopela margem ...
Os 18 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lisboa

Os 18 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lisboa

Alfama o bairro mais tpico da Cidade de LisboaPelas ruas íngremes e estreitas de Alfama e vislumbre o lado mais tradicional de Lisboa antes que ele também seja gentrificado. Linger em um café backstreet ao longo do caminho e experimentar alguns bonhomie local sem o brilho turístico. Já no século 5, A...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Praia de Albarquel Serra da ArrbidaA Praia de Albarquel é uma praia no concelho de Setúbal a 0,5km de distância da cidade, no sopé da Serra da Arrábida. Tem de extensão 300 metros e possui dois quiosques, um restaurante e uma esplanada de verão. Tem um areal extenso, delimitado a poente por uma sali...
Dicas 7 lugares grátis para visitar em Peniche

Dicas 7 lugares grátis para visitar em Peniche

Praia de Peniche de Cima ou Praia do Norte em PenicheTambém conhecida como Praia do Norte, da Cambôa ou Gambôa, tem um areal extenso e águas calmas. Tem passadeiras de acesso à praia. Com boas infra-estruturas de apoio tem acesso à praia. Desde tempos imemoriais,  Peniche viveu intimamente ligado ao mar...