Aldeia das Dez e os seus maravilhosos miradouros do Xisto
Uma aldeia risonha e encantadora, sobranceira ao rio Alvôco. Toda ela parece um demorado miradouro, com vista privilegiada para as serras envolventes. Respire o seu ar puro, tente conhecer a sua vasta história e certifique-se de ter passado em cada recanto. As vistas da aldeia miradouro conquistam qualquer visitante apreciador das deslumbrantes paisagens da Serra da Estrela. Aqui, cada casa, cada rua e cada largo é um miradouro.
Na aldeia moraram muitos entalhadores e douradores, que beneficiaram a aldeia com as suas obras. A talha dourada da Igreja Matriz é disso exemplo, juntamente com esculturas e pinturas que embelezam o interior do edifício. Mas os encantos da aldeia vão para lá disso: também se encontram nas pessoas e na paisagem.
Quem não resiste a um bom doce também pode encontrar bolos tradicionais da aldeia, os coscoréis e cavacas confecionadas à moda da Aldeia das Dez. Aproveite e prove também um compota ou um licor de medronho, cujo fruto é abundante na zona.
O património religioso também está bastante presente na Aldeia das Dez.Além da Igreja Matriz, que data do século XVIII, há também a Igreja de Santa Maria Madalena que foi construída em 1758. Dotada de frontaria neoclássica, no seu interior exibe-se um retábulo com a imagem de Santa Maria Madalena. Mais modesta, mas não menos bela é a Capela de Nossa Senhora das Dores, também erigida no século XVIII.
Se quiser fazer uma caminhada, pode utilizar a calçada romana que se localiza a 3 km de Aldeia das Dez, no Caminho das Tapadas e no Areal.
O Cruzeiro do Largo da Fonte, construído em 1661 e restaurado em 1960, também é algo que vale a pena visitar.
Ainda merecem destaque:
- Cruzeiro do Largo da fonte
- Solar Pina Ferraz
- Capela de Nossa Senhora das Dores
- Cemitério Velho
- Fonte do Povo
- Calçada romana
Troço de calçada romana, de ligação a Avô. Localiza-se a 3 km da aldeia, no Caminho das Tapadas e no Areal.
- Casa quinhentista
Junto à Capela de Santa Maria Madalena, do lado inferior da via. Destaque para as molduras do vão da porta de entrada, arredondadas, e para a chaminé.
- Casa da Fábrica
Edifício localizado junto cemitério, construído no séc. XIX, que foi fábrica de cobertores. Hoje é uma residência particular.
- Escola Primária
Característico estabelecimento do ensino primário, construído no âmbito do "Plano dos Centenários" no tempo do Estado Novo.
- Fonte do Marmeleiro
Construída em 1915. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: J.P.C.
- Fonte do Soito Meirinho
- Fonte do Cabo do Lugar
Construída em 1929. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: JCS
- Alminhas
Duas alminhas do séc. XVIII indiciam locais de passagem da antiga via que cruzava a aldeia.
- Miradouro do Penedo da Saudade
- Miradouro da Mimosa
- Miradouro do Largo Alfredo Duarte
- Varandim do adro da Igreja Matriz