Aldeia das Dez e os seus maravilhosos miradouros do Xisto

Aldeia das Dez e os seus maravilhosos miradouros do Xisto

Uma aldeia risonha e encantadora, sobranceira ao rio Alvôco. Toda ela parece um demorado miradouro, com vista privilegiada para as serras envolventes. Respire o seu ar puro, tente conhecer a sua vasta história e certifique-se de ter passado em cada recanto. As vistas da aldeia miradouro conquistam qualquer visitante apreciador das deslumbrantes paisagens da Serra da Estrela. Aqui, cada casa, cada rua e cada largo é um miradouro.

 

Construída predominantemente em granito, a Aldeia das Dez detém um património construído impressionante, com destaque para a Igreja Matriz , cujo interior está decorado com sumptuosa talha dourada.
Na aldeia moraram muitos entalhadores e douradores, que beneficiaram a aldeia com as suas obras. A talha dourada da Igreja Matriz é disso exemplo, juntamente com esculturas e pinturas que embelezam o interior do edifício. Mas os encantos da aldeia vão para lá disso: também se encontram nas pessoas e na paisagem.

 

Quem não resiste a um bom doce também pode encontrar bolos tradicionais da aldeia, os coscoréis e cavacas confecionadas à moda da Aldeia das Dez. Aproveite e prove também um compota ou um licor de medronho, cujo fruto é abundante na zona.

 

No que toca a património, o da Aldeia das Dez é impressionante e são as casas o que mais se destaca. A Casa do S (ou Casa da Voluta) é um exemplo. Edifício do século XVII de arquitectura popular, conta com dois pisos em estrutura de alvenaria irregular.  Digna de visita é também a Escola Primária. É um edifício característico do “Plano dos Centenários”, do tempo do Estado Novo.

 

O património religioso também está bastante presente na Aldeia das Dez.Além da Igreja Matriz, que data do século XVIII, há também a Igreja de Santa Maria Madalena que foi construída em 1758. Dotada de frontaria neoclássica, no seu interior exibe-se um retábulo com a imagem de Santa Maria Madalena. Mais modesta, mas não menos bela é a Capela de Nossa Senhora das Dores, também erigida no século XVIII.

 

A Aldeia das Dez é também a aldeia das fontes. São quatro, desde a Fonte do Povo, construída em 1892 e adornada com azulejos com poemas do Dr. Vasco Campos até Fonte do Soito Meirinho, localizada à entrada da aldeia.
Se quiser fazer uma caminhada, pode utilizar a calçada romana que se localiza a 3 km de Aldeia das Dez, no Caminho das Tapadas e no Areal.
O Cruzeiro do Largo da Fonte, construído em 1661 e restaurado em 1960, também é algo que vale a pena visitar.

Ainda merecem destaque:

  • Cruzeiro do Largo da fonte
  • Solar Pina Ferraz
  • Capela de Nossa Senhora das Dores
  • Cemitério Velho
  • Fonte do Povo
  • Calçada romana
    Troço de calçada romana, de ligação a Avô. Localiza-se a 3 km da aldeia, no Caminho das Tapadas e no Areal.
  • Casa quinhentista
    Junto à Capela de Santa Maria Madalena, do lado inferior da via. Destaque para as molduras do vão da porta de entrada, arredondadas, e para a chaminé.
  • Casa da Fábrica
    Edifício localizado junto cemitério, construído no séc. XIX, que foi fábrica de cobertores. Hoje é uma residência particular.
  • Escola Primária
    Característico estabelecimento do ensino primário, construído no âmbito do "Plano dos Centenários" no tempo do Estado Novo.
  • Fonte do Marmeleiro
    Construída em 1915. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: J.P.C.
  • Fonte do Soito Meirinho
  • Fonte do Cabo do Lugar
    Construída em 1929. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: JCS
  • Alminhas
    Duas alminhas do séc. XVIII indiciam locais de passagem da antiga via que cruzava a aldeia.
     
  • Miradouro do Penedo da Saudade
  • Miradouro da Mimosa
  • Miradouro do Largo Alfredo Duarte
  • Varandim do adro da Igreja Matriz







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Barcelos

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Barcelos

Igreja de Vilar de Frades em BarcelosO mosteiro beneditino de Vilar de Frades terá sido fundado em 566 pelo bispo S. Martinho de Dume. Do primeiro mosteiro beneditino fundado no séc. XI restam parcos elementos românicos. Em 1425 é fundada e aqui sedeada uma congregação de cónegos seculares (L&oacut...
Os 15 melhores lugares para visitar em Vila do Bispo

Os 15 melhores lugares para visitar em Vila do Bispo

Praia de Santo António (Vila Real de Santo António)A Praia de Santo António é uma praia situada na freguesia e concelho de Vila Real de Santo António, sendo a mais oriental do Algarve e de Portugal. Situa-se a nascente da Praia de Monte Gordo e a oeste da foz do rio Guadiana, fazendo assim parte da costa da baí­a de ...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Aveiro

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Aveiro

Praia da Costa Nova ilhavo AveiroA imagem mais pitoresca da Costa Nova é a da sua marginal onde se alinham os palheiros de madeira, pintados de riscas de cores fortes alternadas com o branco. Construídos pelos pescadores para abrigo ou armazenagem de apetrechos de pesca, estes palheiros, restaurados, são hoje em dia agrad&aacut...
Os 15 melhores sitios para visitar em Vila do Conde

Os 15 melhores sitios para visitar em Vila do Conde

Museu de Vila do CondeEm 1979, na Casa de S. Sebastião, atual Centro de Memória, é criada uma exposição, com peças cedidas temporariamente, potenciadora da coleção do Museu de Vila do Conde, nomeadamente no que se refere à musealização da Construção Naval de ...