A maior ponte pedonal suspensa do mundo fica em Portugal


 A maior ponte pedonal suspensa do mundo está a nascer em Arouca e deve abrir já este ano.

 

Segundo a Câmara de Arouca, a estrutura já está a ser erguida mas, no final do mês de janeiro, ganhou um novo impulso. Isto porque foi aprovada a candidatura da autarquia a fundos comunitários para financiar a ponte suspensa sobre o Rio Paiva.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ricardo Mendes (@ricardomendes_1987)

 

 

A gigante estrutura — terá 516 metros de comprimento, a uma altura de 175 metros do solo —  será co-financiada em quase metade do valor total do investimento pelo programa PROVERE, do FEDER. O custo da obra é de cerca de 1,8 milhões de euros.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Nuno Gomes (@nccgomes)

 

Venha viver a experiência de percorrer uma ponte pedonal suspensa sobre um dos mais bravos rios da Europa, o Paiva.

Testemunhar um verdadeiro prodígio da engenharia e deslumbrar-se com uma paisagem inserida num Geoparque Mundial da UNESCO.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por @_busy_lizzy

 

Para percebermos a origem da 516 Arouca, temos de recuar até 2005, quando o Município de Arouca teve a visão de criar um Geoparque. Neste território, foi reconhecida a existência de um valioso património geológico, com quatro geossítios de relevância internacional, como as misteriosas pedras parideiras ou os fósseis das maiores trilobites do mundo, que, aliados ao restante património natural e cultural do território, justificaram a criação do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.  

 

 

 Entre o céu e as águas do Paiva, em pleno Arouca Geopark Mundial da UNESCO, vai querer atravessar a 516 Arouca.

Para chegar, pode fazê-lo através dos Passadiços do Paiva, mais concreto da entrada do Areinho, ou, se preferir um percurso menos exigente, dirigir-se à freguesia de Alvarenga. Aí poderá deixar o carro nos parques da Feira ou nos do campo de futebol e fazer o restante percurso a pé, por entre caminhos antigos, que cruzam campos e lugares pitorescos como a Vila e a Chieira.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal