O truque para planejar um itinerário para sua família é escolher atrações que divertem os jovens, mas equilibrar aqueles com alguns museus pulando e frequentando igrejas (as crianças podem se maravilhar com a arte e a arquitetura). Abaixo estão algumas sugestões sobre como alcançar esse equilíbrio feliz entre os chamados atrativos adultos e diversões para crianças.

Dia 1e 2 Lisboa: Porta de entrada para Portugal

Chegue cedo pela manhã, se possível, para um dia inteiro de visitas. Após o check-in em um hotel familiar, siga para o Castelo de São Jorge , coroando a histórica Alfama com suas ruas estreitas e sinuosas. Reserve pelo menos uma hora para visitar o castelo (o que pode lembrar os seus filhos do da Disney), seguido de mais uma hora de caminhada pelo distrito - talvez até se perder momentaneamente nas ruas estreitas de Alfama.

Após o almoço, leve seus filhos de trem para o subúrbio de Belém, onde toda a família ficará fascinada com o extravagante Mosteiro dos Jerónimos . Aguarde uma hora. Isto pode ser seguido por duas atrações que agradam crianças, o Museu de Marinha,o museu marítimo e o Museu Nacional dos Coches, o museu nacional de coches, que também atrairá fascínio para os adultos. Regresse ao seu hotel no coração de Lisboa durante a noite.

Dia 3 Outro dia em Lisboa

Num dia muito agitado, pode visitar o Jardim Zoológico de Lisboa de manhã, com os seus 2.000 animais a percorrer uma área de 26 hectares (64 acres).  também pode alugar um barco a remo por uma hora ou mais e levar seus filhos para passear pelo lago. Mais tarde, pode visitar o Oceanário de Lisboa , o segundo maior aquário do mundo. As crianças se deliciam ao se aproximar de criaturas como pinguins, tubarões ou lobos marinhos brincalhões. O Oceanário fica dentro do Parque das Nações, que é um playground virtual para crianças, com brinquedos, um museu de ciências interativo e feiras.

À tarde poderá visitar o Planetário Calouste Gulbenkian , com espectáculos astronómicos ao longo do dia que deverão agradar a toda a família. Pode passar o resto da tarde no Jardim da Estrela, o que é perfeito para um passeio em família. Possui lagos de pato e flora exuberante, bem como parquinhos infantis.

Dia 4 Diversão na praia ao longo da Costa do Sol

Enquanto ainda está baseado em Lisboa,  pode planejar o Dia 4 na praia ao longo da Riviera de Lisboa. Os dias de sol estão quase garantidos aqui em julho e agosto. Um comboio da Estação Cais do Sodré irá colocá-lo no Estoril em apenas 30 minutos, com serviço contínuo para a antiga vila de pescadores (agora resort) de Cascais.

Pode descer do trem no Estoril e passear pelo Parque Estoril no centro da cidade (tem sido chamado de "um canto da África") antes de descer na praia por 2 horas ou mais.

Depois de algum tempo na areia, faça o serviço contínuo do trem para Cascais, onde  pode almoçar com frutos do mar em uma das tavernas acessíveis da cidade. Cascais é uma cidade arquitetonicamente mais intrigante do que a do Estoril, e os pais e seus filhos podem passar pelo menos 2 horas percorrendo suas ruas estreitas e passeando pela enseada onde os barcos de pesca se agitam. As crianças também serão fascinadas pelo Museu do Mar , com seus artefatos marinhos e barcos modelo.

No final do dia, pode alugar um carro para o Cabo da Roca , na vizinha Guincho, para ver algumas das paisagens turbulentas e dramáticas do Oceano Atlântico em Portugal. Depois de um dia de passeios, pode dirigir de volta a Lisboa pela noite.

Dia 5 Óbidos, Alcobaça e Nazaré

Na manhã do dia 5, saia de Lisboa e dirija-se para norte, até à aldeia mais encantadora de Portugal, a cidade murada de Óbidos, a uma distância de 93 km (58 milhas). Novamente, seu filho pode pensar que essa cidade medieval, com suas torres douradas, ameias ameadas e muralhas, é uma criação da fábrica da Disney. Passe 2 horas a explorar a cidade, culminando com um almoço no Castelo de Óbidos .

Depois do almoço, continue para nordeste até Alcobaça, uma distância de 38 km (24 milhas). Embora seja um dos monumentos mais grandiosos de Portugal, e é certamente uma atração adulta, as crianças muitas vezes ficam maravilhadas ao passear pelo Mosteiro de Santa Maria , um dos mais impressionantes mosteiros góticos do país. Espere uma hora para explorá-lo.

Depois, siga 13 km (8 milhas) a noroeste até à aldeia piscatória da Nazaré. Nazaré não é abençoada com muitas pousadas familiares; Sua melhor possibilidade é o Hotel Praia , com 6 andares e vista para a melhor praia do porto.

Passe algum tempo no porto, observando os barcos de pesca chegarem à noite com a captura do dia; ou siga para o Sítio, a cidade alta, para passear por suas ruas estreitas. No início da noite, um jantar familiar de frutos do mar está em ordem.

Dia 6 Coimbra: Exuberância Juvenil

A jóia da coroa das três Beiras, esta é uma cidade povoada em parte por mochileiros e estudantes (muitos dos quais aparecem em trajes medievais na rua à noite como "atum", como seus grupos são chamados). Da Nazaré, é uma unidade fácil para o nordeste, uma distância de 110 km (69 milhas) para Coimbra. Plano para pernoite aqui, talvez no Hotel Astória com preços moderados .

Pode caminhar com seus filhos através da Universidade Velha e mergulhar na Igreja e Mosteiro da Santa Cruz , mas eles provavelmente estarão mais interessados no Portugal dos Pequenitos . Este é "Portugal para os Pequeninos", uma recriação de edifícios de todas as províncias em miniatura, incluindo desde moinhos de vento a castelos e palácios, até mesmo um templo indiano.

Dia 7 Porto: Cidade no rio Douro

Na manhã do dia 7, saia de Coimbra e continue para o norte por 116 km (72 milhas) até chegar à cidade do Porto. Então pegue a família em nosso passeio a pé pela cidade. Depois de terminar, pode almoçar em uma das tavernas locais (a maioria serve frutos do mar).

Após o almoço, visite a Torre dos Clérigos , datada de 1754 e subindo a uma altura de 76m. Pode subir os 225 degraus até o topo para ter uma das melhores vistas de uma paisagem urbana no norte de Portugal.

Pode voar de volta a Lisboa no início da noite, ou passar a noite no Porto (retornando seu carro de aluguel, é claro) e voar de volta a Lisboa na manhã seguinte para uma conexão para a frente. O tempo de vôo é de cerca de 40 minutos.