Os 10 melhores bairros Históricos de Lisboa para visitar


Cada bairro de Lisboa revela uma cidade diferente. Há o centro histórico, começando na Lisboafundada pelos fenícios que mais tarde também chegou  A mais baixa subdivisão administrativa de Lisboa é a freguesia. No entanto, existem divisões informais, a que se chamam popularmente bairros, que não respeitam na grande maioria das vezes os limites das freguesias. Casos há de bairros que se estendem por mais do que uma freguesia, ou freguesias que no seu interior contêm vários bairros. É importante, contudo, não confundir estes bairros (bairros populares, bairros tradicionais, etc.) com os bairros fiscais (áreas de administração fiscal por parte de uma repartição de Finanças), bem como com os quatro bairros administrativos de Lisboa (que agrupam várias freguesias em quatro agrupamentos regionais lisboetas), ambos oficiais. 

O primeiro grande projecto urbanístico deste estilo apareceu na necessidade de reconstruir a baixa lisboeta depois do Terramoto de 1755. O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José, mandou reconstruir a zona da cidade, completamente arrasada pelo desastre natural, segundo o mais modernos princípios urbanísticos e arquitectónicos. Daí nasceu a baixa Pombalina, caracterizada pela malha ortogonal e ritmada, onde os edifícios utilizavam modernas técnicas de estrutura (gaiola pombalina), para mitigar consequências de futuros desastres similares aos causadores da reconstrução da baixa.

Foi porém, no início do século XX, que os bairros começaram a aparecer predominantemente na malha urbana lisboeta. Depois da proclamação da República, tornou-se imperativo para os dirigentes de então o alojamento dos muitos habitantes que viviam em bairros clandestinos que se tinha desenvolvido ao longo dos tempos na periferia da cidade. Em 1918 foi institucionalizada a habitação promovida pelo Estado. Apareceram vários projectos de bairros sociais, tais como o Arco do Cego ou a Ajuda-Boa Hora. Esses projectos não saíram do papel até à década de 30; o Estado Novo promoveu a construção de bairros em grande escala destinado às classes baixa e média-baixa. Não seriam porém bairros sociais, mas sim bairros de casa económicas, como Salazar gostava que fossem tratados.

 

Mouraria

 



 

Outra área secreta no meio dos pontos turísticos é o antigo distrito mourisco chamado Mouraria , que se estende de Alfama, no sul, abaixo do castelo, e para Martim Moniz, no norte. Esta área sempre atraiu imigrantes, mesmo datando do século XII, e só se tornou popular nos últimos anos. Sua história de pobreza, diversidade e fado ainda pode ser vivenciada enquanto se caminha pelas ruas de pedra e passa por prédios antigos e casas que ainda retratam a arte e a decoração do passado.

 

Cais do Sodré

 



 

A última paragem de metro do terminal (antes de se dirigir a Alcântara e Belém) encontra-se no Cais do Sodré . A partir daqui, os viajantes podem subir em uma balsa e navegar pelo rio Tejo até as cidades do outro lado. Tal como o Bairro Alto, o Cais do Sodré é também outro bom local para tomar uma cerveja e conversar com os amigos. O Mercado Time Out, ou Mercado da Ribeira, é uma das principais praças de alimentação da cidade, que abriga desde refeições tradicionais a doces e padarias da moda. É também a casa da colorida Pink Street, cheia de bares, restaurantes e personalidade artística.

 

 

Parque das Naçoes

 



O Parque das Naçoes é uma zona ultra moderna onde estão localizadas a estação do Oriente e o Oceanário de Lisboa. Foi construído para acomodar a Exposição Mundial de 1998 (também conhecida como Expo 98) e permanece hoje como uma memória viva. Um grande número de restaurantes e bares pode ser encontrado na faixa ao longo do rio, bem como clubes de dança, edifícios de escritórios e apartamentos. Há também um calçadão popular, onde corredores e caminhantes do cão estão entre aqueles que apreciam o belo clima de Lisboa.

Avenida da Liberdade

 



 

Se  quer comprar roupas de grife, a Avenida da Liberdade é onde ir. Construído no final do século 19, ele funciona entre a estação de trem do Rossio, no sul, e o Parque Eduardo, no norte. Hotéis e bancos magníficos são encontrados aqui, assim como nomes como Burberry e Armani, e o restaurante Hard Rock. Cada lado da rua tem uma trilha confortável ladeada de grama, árvores e um quiosque ocasional onde os amigos se encontram para tomar uma bebida quando o tempo está bom.

 

Graça e São Vicente

 



 

Como Alfama, Graça e São Vicente estão em uma parte mais antiga da cidade, que é aparente nas pequenas ruas e até nas calçadas mais estreitas, com pouco espaço suficiente para uma pessoa andar. Oferecem vistas maravilhosas sobre o rio Tejo e envolvem marcos impressionantes como o Panteão Nacional (que muitas vezes é retratado em panorâmicas sobre Alfama) e a Igreja de São Vicente. Curiosidade: é também aqui que os visitantes encontrarão a Feira da Ladra , um mercado de pulgas ao ar livre que acontece todos os sábados perto do Panteão Nacional, onde compradores sortudos podem encontrar lembranças antigas ou tradicionais de sua viagem.

 

Alcântara

 



 

Tecnicamente, Alcântara é um município de Lisboa, mas os moradores consideram parte da cidade. Situado entre o centro e Belém, é um bairro ao longo do rio onde os visitantes encontrarão Docas (uma doca cheia de bares e restaurantes) e a LX Factory (uma estrada artística repleta de prédios renovados que foram convertidos em lojas, escritórios, restaurantes, e mais).

 

Príncipe Real

 



Este moderno bairro fica a oeste da Avenida da Liberdade e a norte do Bairro Alto. Os edifícios aqui são mais grandiosos do que muitos outros bairros de Lisboa - dando uma vibe cara - e o seu nome traduz-se em "príncipe real". O Príncipe Real é um bairro residencial, mas também serve como um bairro social repleto de lojas e jardins.

 

 

Baixa e Rossio

 



 

A zona mais turística durante o dia é aquela entre a Baixa e o Rossio , onde podem ser encontrados muitos dos principais marcos, lojas e restaurantes de Lisboa. Embora “centro” seja um termo usado vagamente para descrever alguns bairros, este é o verdadeiro centro da cidade de Lisboa. É também a parte principal da cidade que foi destruída durante o famoso terremoto de Lisboa de 1755 e reconstruída no final do século XVIII. Algumas das principais características incluem a Livraria Bertrand (a mais antiga livraria do mundo), o elaborado café brasileiro, a brilhante e amarela Praca do Commercio e a histórica estação ferroviária do Rossio.

 

Bairro Alto

 



 

Se quer saber onde todos estão no sábado à noite, é bem provável que seja o Bairro Alto . Este bairro ventoso e montanhoso está repleto de bares e uma aura boêmia, tornando-se um dos lugares mais legais da cidade. Há também restaurantes, cafés, estúdios de tatuagem e albergues / hotéis, além dos marcos históricos sempre presentes. Não é apenas para sair em qualquer um; as ruas laterais estão cheias de apartamentos e aqueles que podem lidar com os fins de semana movimentados adoram a localização central.

 

Alfama

 



 

Alfama é talvez a parte mais charmosa de Lisboa, e é a mais antiga também. Este é o lugar para ir se quiser comer uma refeição tradicional acompanhada por música de fado igualmente tradicional. Em Lisboa, as ruelas medievais ventosas e estreitas são comuns, mas parecem ser mais em Alfama, e as estradas têm sido descritas como um labirinto. Se  sabe para onde está indo, este labirinto leva a pontos de referência em outras partes da cidade, incluindo o Castelo de São Jorge e o belo mirante em Portas do Sol.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal