Catedral de Idanha a Velha


A Catedral de Idanha-a-Velha é a antiga catedral do bispado da Egitânia, hoje na União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.

Os vários povos que passaram por Idanha-a-Velha (a antiga Egitânia romana) deixaram diversos vestígios monumentais. Com efeito, Idanha-a-Velha foi a capital da civitas Igaeditanorum, que parece ter sido fundada por Augusto. 
Não tendo existido oppidae anteriores, este facto teve, provavelmente, como consequência imediata um maior investimento na área construtiva do que nas povoações onde aquelas estruturas já existiam. Estas edificações eram dirigidas pelos magistri eleitos, que governavam a sua respectiva civitas por não possuírem o ius Latii

Pequena aldeia situada nas margens do rio Pônsul, Idanha-a-Velha impõe-se pela beleza e antiguidade.Fundada no século I a. C., ao tempo do Imperador Augusto, Civitas Igaedinorum tinha um papel fundamental nas vias de comunicação entre Coimbra e Mérida. Tomada pelos Visigodos no século VI, e chamada Egitânia pelos seus novos ocupantes, o núcleo populacional tornou-se uma importante sede episcopal. Desta época data a imponente basílica, conhecida como Catedral Velha, que se elevou sobre os vestígios da igreja paleocristã erguida nos primeiros tempos do Cristianismo, bem como o Paço Episcopal.




INFORMAÇÕES DE CONTACTO


TELEFONE



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal