O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.
Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo. Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das Sociedades, dos Grupos e dos Indivíduos. O caminho de ferro desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.
O Museu está em constante construção. A evolução é o estado natural de um organismo vivo.
A nossa meta é atingir os níveis de excelência dos melhores museus ferroviários da Europa. E superar.
O Museu aposta num modelo de desenvolvimento social e cultural sustentado, aberto a todos os tipos de público.
Porque temos um público diferenciado, também os conteúdos e as atividades são desenvolvidos para responder às necessidades e expectativas de cada um.
Este Museu é para si.
Este Museu é para todos.
Descubra um Museu que cultiva a memória com o sentido no presente.
Aqui encontra um discurso expositivo inovador, arrojado no uso de tecnologias e sintonizado com os desenvolvimentos mais recentes.
Estamos instalados no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares que comporta 19 linhas ferroviárias.
A nossa exposição permanente habita edifícios ferroviários extraordinários.