Praia do Cabeço Castro Marim Algarve


A Praia do Cabeço ou praia da Retur é uma praia marí­tima com areia branca enquadrada no Pinhal do Gancho e localizada na urbanização da Retur, no concelho de Castro Marim, Algarve, Portugal.

Numa zona normalmente caótica, distingue-se pela tranquilidade. A Bandeira Azul que apresenta desde 1996 confirma a qualidade deste espaço, cujos principais frequentadores são os clientes do complexo turí­stico da Retur.

Esta praia é vigiada pela delegação marí­tima, está sinalizada, conta com o apoio de nadadores-salvadores e posto de primeiros socorros durante a época balnear.

Como equipamentos e serviços de apoio esta praia conta com restaurantes e bar e aluguer de toldos durante a época balnear.

A qualidade da água é controlada mensalmente durante a época balnear.

Zona de água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis, inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim.

Praia de areia dourada, com extenso areal e uma frente de praia de cerca de 730 m, marginada por dunas bem preservadas e sua flora típica, habitat de espécies autóctones/emblemáticas a preservar como o camaleão.

Praia vigiada com nadador salvador nos 4 apoios balneares e um apoio recreativo.

Possui condições para a prática de desportos náuticos tais como Windsurf e kitesurf, sendo estas modalidades desenvolvidas nas zonas costeiras adjacentes à zona balnear.

Na sua água balnear, de temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas.

Trata-se de uma praia com caraterísticas naturais envolvida por largos pinhais, nomeadamente o pinhal do gancho e a mata nacional das dunas litorais de Vila Real de Santo António, com ligação à ciclovia e circuitos pedonais existentes na mata, onde também existe uma lagoa onde é possível efetuar observação de aves.

Esta zona balnear, embora tranquila e com caraterísticas naturais, tem acesso direto à urbanização da Retur e à EN 125.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal