Viana do Alentejo tens de visitar a aldeia de Aguiar

Viana do Alentejo tens de visitar a aldeia de Aguiar

Moldado ao longo do tempo pela história dos povos, o actual concelho de Viana do Alentejo resultou da fusão do antigo termo das Alcáçovas com o de Viana, este originalmente despojado pelas repartições senhoriais da Idade Média, das povoações de Oriola e Alvito. 


Se neste espaço geográfico a pré-história não deixou marcas profundas da sua cultura material, o mesmo não aconteceu na época de denominação romana: dois importantes itinerários que ligavam, respectivamente, Ebora a Pax-Iulia (Beja) e a Salacia (Alcácer do Sal), cruzam o concelho em toda a sua extensão norte-sul. Ao longo destas duas rotas civilizadoras nasceram importantes aglomerados urbanos, sobre os quais, séculos volvidos, o cristianismo sagrou dois dos mais notáveis centros de culto mariano do Alentejo – N. Sra. d Aires e N. Sra. da Esperança.

Aguiar é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Alentejo, na região do Alentejo, com 27,81 km² de área e 890 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 32 h/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1287 e o início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 248 habitantes. A própria freguesia foi suprimida entre o início do século XX e 1985, quando foi restaurada por Lei da Assembleia da República. Durante esse período esteve integrada na freguesia de Viana do Alentejo.


Apesar de algumas incertezas quanto à dimensão e influência da cultura islâmica nesta região, está documentada, a partir do século XIII, uma crescente importância urbana das povoações de Viana, Aguiar e Alcáçovas, logo após o processo de "Reconquista" e consequente pacificação do território de Antre Tejo e Odiana.

   Aguiar, de fundação e povoamento incertos, emerge de um obscuro Agar – origem toponímica de tradição oral  local, divulgada na historiografia por Túlio Espanca.
Sabe-se, no entanto, que em 1269 lhe foi concedida a carta de foral por Estêvão Rodrigues e D. Marinha Martins, segundo o modelo de Santarém. Esta foi, posteriormente, confirmada por D. Dinis e reformada, em 1516, por D. Manuel I.

  A Vila de Alcáçovas, situada sobre o antigo itinerário romano que ligava Ebora a Salacia (Alcácer do Sal), é povoação muito antiga. Contudo, a sua antiguidade só está documentada a partir de 1259, data em que o Bispo D. Martinho lhe concede a primeira carta de foral, segundo o tipo de Évora-Ávila.

      Viana do Alentejo, situada na encosta da serra que tem o seu nome, exibe, orgulhosa, as marcas ancestrais do seu património histórico e monumental. Na certeza das fontes escritas, as suas raízes entroncam no reinado de   D. Afonso III, época em que lhe foi concedida a primeira carta de foral, mais tarde renovada por D. Dinis (1321), manifestando privilégios iguais aos de Santarém.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Funchal

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Funchal

Museu de História Natural do Funchal Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais. O Museu de História Natural é o mais antigo muse...
Os 10 melhores locais para visitar em Aljezur

Os 10 melhores locais para visitar em Aljezur

Praia de Vale FigueiraEsta praia apesar do seu charme acaba por receber poucos visitantes durante o ano.Praia da Bordeira A praia da Bordeira também conhecida como praia da Carrapateira, vem a desaguar uma ribeira que forma uma lagoa, a mesma é ideal para a diversão segura das crianças. existe umas ruinas antigas de um forte usado para a defesa de ...
O que fazer em Braga os 10 melhores sitios para visitar na cidade

O que fazer em Braga os 10 melhores sitios para visitar na cidade

Museu Municipal Berta Cabral de Vila FlorO Museu Municipal Dr.u00aa Berta Cabral é um museu de Vila Flor, Portugal, fundado em 1957. O espólio do museu e constituí­do por colecções de pintura, arqueologia, etnografia, artesanato africano, arte sacra, numismática e medalhí­stica. Entre outras...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Beja

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Beja

Museu Municipal de Aljustrel O Museu Municipal de Aljustrel, depositário de grande parte do espólio arqueológico e etnográfico recolhido no concelho, convida-o a realizar uma viagem no tempo, através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos at...