A vida de Vale de Santiago no Alentejo para visitar

A vida de Vale de Santiago no Alentejo para visitar

O nome "Vale de Santiago" tem origem na Ordem de Santiago, ao qual pertencia o lugar. É uma freguesia do interior do concelho, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície.

Santa Catarina é a padroeira da freguesia, que é homenageada na festa religiosa de 25 de Novembro. A feira anual de Vale de Santiago realiza-se no último sábado de Agosto e no primeiro domingo de Setembro nas Fornalhas Velhas. Ao nível associativo, conta com a Sociedade Recreativa de Vale de Santiago e com o Centro Cultural e Desportivo das Fornalhas Velhas.

Freguesia antiga, Vale de Santiago vai buscar o seu nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam estes campos e vales. É uma freguesia do interior do concelho, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície.

Nesta freguesia há ainda a registar o monte de Columbais, onde se diz ter nascido Cristóvão Colombo.

O monte da Comuna (do qual já pouco resta), onde um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, que deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago na crise de 1918. A Comuna da Luz está também associada à morte de Sidónio Pais: o assassino do então Presidente-Rei foi José Júlio da Costa, agrário de Garvão, quem serviu de mediador entre as autoridades e os revoltosos do Vale de Santiago.

Freguesia antiga, Vale de Santiago vai buscar o seu nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam estes campos e vales. É uma freguesia do interior do concelho, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície.

Santa Catarina é a padroeira da freguesia, que é homenageada na festa religiosa de 25 Novembro. A feira anual de Vale de Santiago realiza-se no último sábado de Agosto e no primeiro domingo de Setembro nas Fornalhas Velhas.

Sendo uma povoação antiga, o Vale de Santiago apresenta um bonito traçado de ruas estreitas e caiadas, mantendo intacta a sua arquitectura tradicional.

A igreja de Santa Catarina merece uma visita, bem como a fonte de Nossa Senhora da Luz. Nesta freguesia há ainda a registar o Monte de Columbais, onde se diz ter nascido Cristóvão Colombo.

Nota também para o Monte da Comuna (do qual já pouco resta), onde um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, que deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago na crise de 1918. A Comuna da Luz está também associada à morte de Sidónio Pais: o assassino do então Presidente-Rei foi José Júlio da Costa, agrário de Garvão, quem serviu de mediador entre as autoridades e os revoltosos do Vale de Santiago.







O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer na Costa da Caparica os 9 melhores locais para visitar

O que fazer na Costa da Caparica os 9 melhores locais para visitar

Praia da Cabana do Pescador Costa da CaparicaAs praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar, unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias. Prai...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Lisboa

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Lisboa

Igreja do Menino Deus LisboaA Igreja do Menino Deus é uma igreja localizada em Alfama junto ao Castelo de São Jorge, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, da invocação do Menino Deus. Trata-se de uma peça importante do barroco olisiponense que resistiu ao terramoto de 1755. Esta classificada como Monument...
Os 20 melhores pontos turisticos para visitar em Porto

Os 20 melhores pontos turisticos para visitar em Porto

Praia do Esteiro fica situada em Ver-o-Mar na Pvoa de Varzim A Praia do Esteiro é uma larga praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Fragosa e a Praia de Coim, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Esteiro é uma algo frequentada de areia branca com poucos ou nenhuns penedos. A Praia divide-s...
Os 9 melhores locais para visitar em Odemira

Os 9 melhores locais para visitar em Odemira

Praia de Carvalhal (Odemira) Situada a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, com acesso por uma estrada de terra batida a sul desta localidade, a Praia do Carvalhal é bastante concorrida durante o verão.Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que é considerado o troço de litoral eu...