Uns dos locais mais conhecidos do Porto. Vale sempre a pena visitar esta ponte e aproveitar a paisagem bonita do rio, Excelente vista para as zonas ribeirinhas Porto/Gaia - Caves do Vinho do Porto, Zona dos bares / restaurantes / hotéis da Ribeira. Boa panorâmica do Rio Douro / Ponte Arrábida.
Cartão Postal da Cidade a Ponte Dom Luís I pode e deve ser atravessada a pé... A ponte liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. A vista é bonita dos dois lados, mas eu me atrevo a recomendar que terminem o passeio do lado de Gaia, pela parte de cima da ponte. Lá você pode aproveitar a vista do Jardim do morro e depois descer para o cais de Gaia, onde ficam as Caves de vinho do Porto.
O verdadeiro nome desta ponte é Luiz I (Luís I) e não, como popularmente é chamada, D. Luís I. Uma questão sentimental das gentes do Porto parece estar na origem do nome por que vulgarmente é conhecida. Independentemente do nome, ela constitui um ex-libris da cidade e está incluída na zona classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.
A obra foi adjudicada em 21 de Novembro de 1881 à empresa Société Willebreck, de Bruxelas, de que era administrador Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, e autor do projecto da nova ponte. As obras começaram nesse mesmo ano e desenrolaram-se até 1887.Em 26 de Maio de 1886 foram realizados os primeiros testes à ponte, sujeitando-a a cargas de 2 mil kg por metro linear de viga. Em 30 Outubro de 1886 terminam os trabalhos de construção do arco e do tabuleiro superior; a 31 Outubro de 1886 inaugura-se o tabuleiro superior da ponte e em 1887 dá-se a inauguração do tabuleiro inferior, com o que ficam concluídas as obras de construção da nova ponte.Foi uma ponte com portagem (cinco reis por pessoa) instituída, um dia depois da inauguração do tabuleiro superior, a 1 de Novembro de 1886 e que só deixariam de ser cobradas a 1 de Janeiro de 1944, ou seja, quase 58 anos depois.
Alguns dados: Arco com 172 m, Tabuleiro superior com 392 m de comprimento e o inferior com 174 m de comprimento.
Projectada pelo Eng.º Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel, inaugurada em 1886, é constituída por dois tabuleiros em ferro sobrepostos. Tem 395 metros de comprimento e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a zona da Catedral no Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia.