Castelo de Pombal (Leiria)

Fundado por Gualdim Pais, a quem D. Afonso Henriques doou a terra para edificar a fortaleza, pertenceu à Ordem de Cristo no século XIV e foi reconstruído por D. Manuel, em princípios do século XVI. Está implantado numa colina, à frente da cidade, e tem a forma de um escudo, com as suas muralhas ameadas.

O castelo foi fundado pelo mestre da ordem, dom Gualdim Pais, que aproveitou o local de uma fortificação romana e que teria sido ocupada pelos árabes até a reconquista cristã da península. Está edificado em posição dominante sobre um maciço rochoso, à margem do rio Arunca.






A sua fundação deu-se posterior ao castelo de Tomar, em 1161, tendo importância expressiva na defesa da região à época das conquistas aos mouros e da afirmação e consolidação do condado Portucalense e da nação portuguesa. A localidade recebeu foral em 1174, concedida pelo próprio mestre templário. Com a extinção da Ordem do Templo, dom Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo, sendo doado mais tarde, ao conde Castelo Melhor, pelo rei dom João I.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal