As 10 melhores praias de Setúbal
1. Portinho da Arrábida
Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.
Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.
2. Praia da Comenda
A Praia da Comenda apresenta uma fina língua de areal extensa. Integra a foz do Rio Sado pela margem Norte. A melhor zona para idas a banhos situa-se a nascente. A encosta está preenchida por uma espessa e verde mata.
A Oeste, a praia é delimitada pelo Palácio da Comenda e pela foz da Ribeira da Ajuda, Aravil ou Comenda, cujas margens albergam vestígios de um povoado romano e de uma fábrica de salga de peixe. Não é vigiada, e oferece como infra-estrutura única um parque de merendas.
3. Praia da Figueirinha
Esta praia possui um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro por uma língua de areia, dando origem a uma espécie de enseada, onde se costuma praticar windsurf.
4. Praia de Galapos
Praia muito sossegada e abrigada, tem uma mar calmo e de águas claras que favorece a observação de espécies marinhas. É ideal para o mergulho e para a caça submarina.
A praia de Alpertuche, é uma praia pequena com muitas pedras e de águas límpidas pouco conhecida e que serve principalmente os moradores aqui residentes. A Praia de Alpertuche, ou Praia de Alportuche, está orientada a Sudeste e é constituída por calhaus rolados, revelando o areal durante a maré baixa.
Junto ao acesso há uma habitação antiga em ruínas. A Sul, existe uma bolsa, também de calhaus rolados, à qual as casas no topo da falésia possuem passagem privilegiada. Praia não vigiada e o seu acesso faz-se por estrada de areia que se localiza a cerca de 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.
6. Praia de Galapinhos
Praia tranquila, apresenta um mar sereno e de águas claras, favorecendo a observação de espécies marinhas. É ideal para o mergulho e para a caça submarina.
A praia de Galapinhos é ideal para apreciadores de praias de pequenos e calmos recantos, abrigados por entre as rochas. Praia com vigilância, sendo que o acesso é efectuado por trilhos térreos com inclinação considerável. Difícil estacionamento automóvel.
7. Praia dos Coelhos
Uma praia selvagem um paraíso de águas cristalinas como é normal neste local, fica localizada entre a praia dos Galapinhos e a praia do Creiro (Portinho da Arrábida). Praia silenciosa e de difícil acesso.
Está localizada numa pequena enseada no sopé da cordilheira da serra da Arrábida. É uma praia de areia branca, águas calmas e transparentes. Praia sem vigilância com acesso por trilhos térreos com inclinação considerável. Difícil estacionamento automóvel.
8. Praia de Albarquel
A localização central em Setúbal, a beleza da praia, o areal extenso e alguma facilidade em estacionar, são as razões que levam muitos banhistas à praia de Albarquel, apesar desta ter estado interdita a banhos há alguns anos atrás.
A praia mais próxima de Setúbal com um extenso areal e alguma facilidade em estacionar. Apresenta boas condições para a prática de futebol e voleibol de praia. Infraestruturas de Apoio: Estacionamento, restaurantes e cafés.
Praia do Creio
Entre a praia dos Coelhos e o Portinho da Arrábida, encontra-se a praia do Creiro, que se destaca, pela sua Pedra da Anicha, uma pequena ilhota, frente ao conhecido “monte branco”. Esta praia tem desde há alguns anos o acesso mais facilitado, com a construção de uma estrada e vários estacionamentos.
Ao longo do caminho até à praia, existe uma escadaria, que disponibiliza lateralmente alguns bancos acolhidos em pequenas reentrâncias. Praia com vigilância e serviços de restauração e de apoio ao lazer do veraneante, tais como aluguer de toldos e embarcações de recreio sem motor. Não dispõe de WC públicos, apenas privativos das entidades que oferecem os serviços atrás referidos.
10. Praia do Outão
A Praia do Outão possui um areal de pequenas dimensões que durante o pico da maré alta fica totalmente imerso. Integra a foz do Rio Sado pela margem Norte. Esta praia encontra-se “abraçada” pelas muralhas do Forte de Santiago do Outão.
O acesso é feito ao contornar a muralha no período da maré baixa. Sem infra-estruturas de apoio e sem vigilância, tem como único meio de acesso o mar. É um privilégio contemplar o extremo Norte da Península de Tróia a partir deste local.