As 12 melhores praias da região do Porto

A água pode ser mais fria, a paisagem pode ser mais urbana, mas nem por isso a região do Porto e do Norte de Portugal deixa de ter praias bonitas e agradáveis, onde passar um óptimo dia a relaxar. De Gaia a Matosinhos, de Espinho a Vila do Conde, perto do Porto existem praias de encantar, algumas mais povoadas, outras mais secretas. E com alguma pesquisa e sorte, consegue ainda encontrar algumas praias para fazer nudismo. Viaje connosco e descubra as 12 melhores praias da região do Porto.

Praia de Leça da Palmeira

A Praia de Leça da Palmeira localiza-se na frente urbana de mar da cidade que lhe dá nome. Integra a foz do Rio Leça pela margem Norte. Esta praia tem um areal muito extenso e bastante amplo. A Norte, está delimitada pela Piscina das Marés, uma piscina artificial de água salgada.

 

A área entre rochedos e concessionada a Norte, é conhecida por Praia da Meia Laranja. A Sul, encontra-se o pontão Norte do Porto de Leixões. O mar, normalmente agitado, é apreciado por surfistas e amantes de outros desportos aquáticos. Ideal para praticantes de bodyboard e de surf, é necessária cautela com o mar devido à sua perigosidade. Praia com boas infraestruturas é uma das mais concorridas do concelho.

Praia do Aterro

Praia que combina bem as rochas e a areia. Sendo agradável, é necessário cuidado ao entrar no mar, por se perder pé junto à rebentação. Galardoada com bandeira azul. É inevitável encontrar, para além de areia e mar, praticantes de surf e bodyboard, dadas as condições favoráveis a estes desportos.

 

A Praia do Aterro, tem uma envolvente de vegetação natural que circunda todo o areal, o que a torna num local único. A beleza da zona rochosa que se deixa ver entre marés, também lhe confere uma característica especial. Mas para além de todas as evidências, a Praia do Aterro, oferece as condições necessárias para veraneantes mais exigentes.

Praia de Angeiras

Ladeada por uma ampla marginal, as acessibilidades são um factor de relevada importância nesta praia (praia acessível a cidadãos com baixa mobilidade), sendo extremamente popular durante a época balnear.

 

Esta praia urbana possui um areal estreito mas extenso, salpicado por algumas zonas rochosas que lhe conferem uma paisagem cénica. Apesar da grande beleza do azul das suas águas, o mar é agitado e recomenda-se alguma cautela.




Praia de Matosinhos

A Praia de Matosinhos apresenta um areal muito extenso e amplo. Pertence à foz do Rio Leça pela margem Sul. A Norte está delimitada pelo pontão do Porto de Leixões e a Sul pela bem conhecida Rotunda da Anémona. Aqui perto, desaguam a Ribeira da Riguinha ou do Couto e a Ribeira de Carcavelos. É a praia mais procurada do concelho de Matosinhos, estando localizada numa zona repleta de estabelecimentos de restauração.

 

A Praia de Matosinhos, oferece aos seus banhistas um imenso areal, onde se pode contar com espaço para as mais diversas actividades, dentro e fora de água. Das suas infra-estruturas, contam-se o aluguer de toldos, espreguiçadeiras, volei e futebol de praia, entre bares e sanitários. Também a procura das suas águas, pelos praticantes de surf e bodyboard é uma constante em dias de mar mais agitado.

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses, pertencente à Praia da Foz, possui um areal pouco extenso e ausente de rochas, excepção feita a um penedo localizado mesmo em frente ao concessionário. Praia de bandeira azul, com 86 metros de areal, é uma zona de declives bastante suaves, com alguns metros de extensão de areia fina.

 

É aqui possível iniciar um percurso por entre afloramentos de vários tipos de rochas metamórficas (gneisses, metassedimentos e anfibolitos), de idade pré-câmbrica (mais antigos que 570 milhões de anos), recortados por granitos variscos, com cerca de 290 milhões de anos.

Praia do Senhor da Pedra

Na Praia do Senhor da Pedra é incontornável não deixar de se fazer referência à magnífica Capela que mergulha pelo Oceano. Uma referência única que se prende ao facto da religiosidade das gentes do mar e não só. Com um considerável areal, a Praia do Senhor da Pedra, convida em dias de mar mais agitado, à prática do surf, bodyboard e outros desportos náuticos.

 

A Capela do Senhor da Pedra, de planta hexagonal, erigida sobre rochedos, destaca-se no meio do areal enorme e dá o nome a esta praia, situada no extremo norte da Praia de Miramar. Muito concorrida e com boas infraestruturas de apoio, a praia é anualmente palco de uma grande Romaria em honra do Senhor da Pedra, que tem início no Domingo da Santíssima Trindade (festa móvel celebrada em Junho) e se prolonga por três dias.




Praia da Aguda

Situada a meio da distância entre Gaia e Espinho, a Praia da Aguda possui um extenso areal que se estende desde Miramar a norte, e se prolonga para a Granja, mais a sul. Com ondulação forte, esta praia é procurada pelos praticantes de surf e oferece também boas condições para a pesca submarina, pelos muitos espécimes que se abrigam nos seus fundos rochosos.

 

Os apoios de praia não deixam esquecido nenhum pormenor, tal como aluguer de toldos, bar, esplanada, casas de banho. A Aguda é também uma praia de gentes da pesca, que acolhem nas suas águas os veraneantes que ali se refrescam.

 

Praia de Francelos

Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.

 

A Praia de Francelos apresenta um sistema dunar maior que o seu próprio areal. As águas são conhecidas por possuírem propriedades curativas para diversas doenças e, actualmente, ainda atraem pessoas de diversos sítios por esta razão. A praia é delimitada a Sul pela foz da Ribeira de Canelas que devido ao seu caudal assinalável embeleza bastante a paisagem.

Praia da Estela

Situada a norte da Póvoa do Varzim, a Praia da Estela é cada vez mais procurada por nudistas, apesar de não ser uma praia oficial. O seu extenso areal e a magnífica paisagem dunar, são uma das suas características principais. Uma estrada ladeada pelas vedações de um campo de golfe conduz a uma praia calma, com uma extensão considerável e um razoável cordão dunar.

 

Motivo de curiosidade paisagística, os tradicionais campos de masseira constituem ainda uma forma inteligente de aproveitamento das dunas, protegendo as culturas dos ventos marítimos e aumentando o seu grau de humidade. A norte encontra-se um parque de campismo com acesso privativo à praia.




Praia do Mindelo

A sul da Reserva Ornitológica do Mindelo, zona dunar protegida onde nidificam várias espécies de aves, a Praia do Mindelo destaca-se pelos enormes penedos junto à água, inexistentes nas praias vizinhas a norte. São estes penedos que a protegem dos ventos, tornando-a mais abrigada, e que servem também de cenário às brincadeiras das crianças.

 

Com boas infraestruturas de apoio, a Praia do Mindelo é muito procurada pelas famílias do norte que aqui mantêm as suas casas de férias. A praia de Mindelo tem uma extensão de cerca de 2 km de areias graníticas, finas a médias, com um cordão dunar em acelerada regressão. A sua qualidade, nomeadamente ao nível paisagístico, a par da sua localização, faz com que seja muito procurada durante o Verão.

Praia de Silvalde

Situada a sul de Espinho, e na continuação do seu areal, a Praia de Silvalde está junto à povoação do mesmo nome, uma freguesia de origens antigas em que os habitantes se dedicavam tradicionalmente à agricultura e à pesca. O seu espaçoso areal é banhado por uma ondulação marítima excelente para o surf e é frequentado por muitos banhistas, que aqui encontram mais tranquilidade do que na vizinha Praia de Espinho.

 

É uma praia bastante popular entre os pescadores desportivos, que se posicionam em cima dos pontões para conseguir bons lugares para a prática de pesca à linha. Também é popular entre os banhistas, pois os pontões acabam por deixar o mar mais calmo. A praia é vigiada por nadador salvador durante a época balnear e dispõe de algumas infraestruturas de apoio como balneários, restaurante perto, instalações sanitárias, entre outros.

Praia do Pinhal

Uma acolhedora extensão de areia, que reúne todas as condições para passar um dia agradável de Verão. A Praia do Pinhal possui como apoios de praia, os típicos toldos de lonas coloridas, balneários e duches. Ideal para receber famílias e respirar o ar puro da natureza.

 

Praia antecedida por areais cobertos por alguma vegetação, sendo que o acesso ao areal se faz pelas comuns passadeiras de madeira. É frequentada sobretudo por jovens, incluindo à noite, dado que o local tem alguns locais com animação nocturna.